Sport Lisboa e Benfica – Afinação de janeiro com olho em conquistas de maio

    Meio-Campo

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    No meio campo, há abundância de opções, mas também um grande desequilíbrio qualitativo. São duas posições em paralelo onde Lage ou tem optado por dois jogadores mais posicionais ou por uma mescla entre um jogador mais posicional e outro mais criativo. Dois lugares para sete jogadores: Fejsa, Florentino, Samaris, Gabriel, Taarabt, Gedson Fernandes e David Tavares. Aqui, há obrigatoriamente que reduzir o número de opções. Fejsa não se encaixa no meio-campo a dois e Gedson também não tem lugar nesta equipa. Uma venda e um empréstimo.

    A criatividade de Taarabt empurrou Gabriel para uma maior responsabilidade defensiva e Florentino para o banco. O marroquino parece não ter substituto no plantel e nenhum dos outros três médios – Gabriel, Florentino e Samaris – parece ser o seu par perfeito. Julian Weigl é assim um excelente reforço, que promete encaixar maravilhosamente numa dupla com o médio criativo – apesar de me parecer que Bruno Lage irá optar por emparelhar Weigl com Gabriel.

    Seria importante a saída de mais um médio. Florentino tem de jogar para crescer e, assim, optaria por emprestá-lo, beneficiando da polivalência de Samaris, que lhe permite actuar como defesa central; no final da época, venderia o médio grego.

    Assim, acredito que neste mercado o SL Benfica deveria procurar vender Fejsa e emprestar tanto Gedson como Florentino.

    Ataque

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    O trio de médios mais ofensivos inclui os jogadores que podem actuar como extremos, como médios de organização ou até como segundos avançados. Há uma polivalência circular na disposição destes médios de ataque. Há qualidade e quantidade suficiente no plantel encarnado. Contudo, o lugar de segundo avançado, que carece da saída de Félix e da não contratação de Luca Waldschmidt, deveria ser um dos principais alvos dos encarnados nesta reabertura do mercado.

    Com sete jogadores para estas três posições, a meu ver, além da contratação de um 9,5, o SL Benfica deveria arranjar colocação para Zivkovic e também para Caio Lucas. O sérvio está a desperdiçar toda uma carreira e o brasileiro simplesmente não tem qualidade para jogar no Estádio da Luz.

    Na frente de ataque, a equipa joga com um ponta de lança e chega a Janeiro com dois jogadores a disputar essa posição. Com a venda de Raúl de Tomás, o Benfica conta apenas com um avançado de área mais finalizador – Vinícius – e com um avançado de futebol mais apoiado – Seferovic. Estando o suíço a fazer uma má época, é urgente que esta lacuna no ataque seja compensada, para se encarar todas as decisões que faltam da época. Uma lesão ou uma suspensão deixam a equipa de Bruno Lage só com um avançado para jogar, sem substituto e sem possibilidades de uma parelha de avançados caso o jogo o esteja a exigir.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Daniel Oliveira
    Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.