‘Águia’ de olhos num só alvo

sl benfica cabeçalho 1Não há Europa, nem há taças. Ainda antes do final do ano civil, o Benfica foi eliminado de todas as competições em que estava inserido. Resta agora apenas o campeonato nacional. Mas será que a equipa treinada por Rui Vitória oferece as garantias necessárias para a conquista do tão desejado ‘penta’? Depois do empate a um golo no dérbi lisboeta, que opôs Benfica e Sporting, na Luz, as contas ficaram na mesma e as ‘águias’ continuam a lutar pelo topo da classificação, a três pontos do eterno rival da 2.ª Circular e a cinco do FC Porto.

O futebol pouco inteligente do Benfica desta época fazia todas as previsões apontarem para uma derrota frente aos ‘leões’. Mas a verdade é que o banho de bola que o Benfica deu em casa devolveu as esperanças goradas aos ‘Benfiquistas’. Esta segunda volta do campeonato pode ter uma reviravolta. Porque, no fundo, isto é futebol. E o futebol é feito disto.

Estando atrás dos dois grandes adversários, o Benfica depende especialmente dos seus próprios resultados para não deixar escapar o único e tão desejado título da temporada. E há que fazer melhorias. Muitas melhorias. É que, parecendo que não, já estamos na segunda ronda do campeonato e não há nenhuma melhoria no plantel: não há dispensas de jogadores sobejantes (Luisão alguma vez irá pendurar as botas ou vai jogar até já nem ter força para segurar a braçadeira de capitão?), não há acertos na equipa técnica, não há nada.

Haverá sequer a consciência de que é necessário haver mexidas no atual plantel neste mercado de inverno? Hermes, Ola John, Gabigol, Douglas, e Pedro Pereira são para dispensar; Chrien e Willoch beneficiariam provavelmente com um empréstimo, porque, se é para apostar a longo prazo, a equipa B não dá o rendimento pretendido; Samaris (ainda que vá safando quando Fejsa não pode), Filipe Augusto e Lisandro são para vender enquanto é tempo; depois há os jovens Kalaica, Keaton Parks e João Carvalho, que têm, de facto, qualidade e merecem uma aposta consistente.

São precisas melhorias no atual plantel, se o Benfica quer vencer o ‘penta’       Fonte: SL Benfica
São precisas melhorias no atual plantel, se o Benfica quer vencer o ‘penta’
Fonte: SL Benfica

Ora, analisemos. Primeiro, Gabigol não faz nada no Benfica. Foi mais um empréstimo tonto, um daqueles empréstimos à Benfica. É para despachar. Segundo, Douglas é mau. Não tem competência para suprimir as ausências de André Almeida e o camisola 34 não dá para tudo. Há que repor o stock da direita. Terceiro, Filipe Augusto foi uma nódoa de contratação, quando há tantos miúdos com qualidade para o lugar dele (Keaton, por exemplo)… Quarto, João Carvalho é bom! O miúdo merece ter minutos e não ser o Bernardo Silva da era Rui Vitória.

Depois, há também os casos de Pizzi e de Diogo Gonçalves. O médio ainda nem recuperou o cansaço acumulado nas pernas da época passada e este ano também não para. Sem sentar no banco para recuperar das limitações físicas óbvias, Pizzi não vai conseguir segurar as pontas soltas entre os dois lados do campo. E onde anda Diogo Gonçalves? Foi uma das grandes apostas na primeira volta do campeonato (foi até titular na Champions), mas os regressos de Cervi e, escassas vezes, de Zivkovic e de Rafa fizeram o extremo de 20 anos apagar-se. A melhor opção seria mesmo um empréstimo a uma equipa da Primeira Liga, para que não quebrasse o bom rendimento que tem.

Posto isto, o Benfica precisa de mudanças. E terá claramente de aplicá-las, se não quiser ficar para trás e em maio quiser ver o indestronável Luisão a levantar o ‘caneco’. Não pode haver passividade nem apatia na hora de decidir. O Benfica não é um clube qualquer. O Benfica vive de títulos. Mas é preciso lutar.

Foto de Capa: SL Benfica

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Intervalo nos jogos das equipas portuguesas: Braga a vencer o Lincoln e Santa Clara sofre o empate nos instantes finais

O Braga vence o Lincoln por 2-0 ao intervalo. Já o Santa Clara permitiu o empate do Shamrock Rovers nos instantes finais da primeira parte.

Ángel Di María elege os 5 jogadores mais importantes da história da Argentina: «Rodrigo de Paul…»

Ángel Di María elegeu os cinco jogadores mais importantes da história da Argentina e surpreendeu com a sua escolha.

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os onzes iniciais do Santa Clara x Shamrock Rovers

O Santa Clara defronta o Shamrock Rovers na primeira mão do playoff de acesso à Conference League. O encontro está marcado para as 20h00.

Eis os onzes iniciais do Lincoln x Braga

O Braga desloca-se até ao Estádio do Algarve para defrontar o Lincoln na primeira mão do playoff de acesso à Europa League.

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.