Alexander Bah | A solução que se esperava há anos

- Advertisement -

Como é que classificas a contratação de Alexander Bah?

 

O lateral-direito Alexander Bah foi um dos reforços já confirmados pelo Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2022/2023.

O lateral contratado ao Slavia de Praga custou sete milhões de euros aos cofres dos encarnados, depois de ter sido considerado o melhor defesa do campeonato checo na última época, contribuindo para a revalidação do título por parte da sua equipa.

Apesar de ter chegado como um jogador pouco conhecido para a generalidade dos adeptos do SL Benfica, os seus números em Praga deixaram muitos benfiquistas com expectativas elevadas em relação ao que ele poderia mostrar ao Benfica. E a verdade, é que os seus desempenhos nos primeiros jogos da pré-época parecem cumprir essas mesmas expectativas.

A posição de lateral-direito estava carenciada desde a venda de Nelson Semedo no Verão de 2017. Desde então, o SL Benfica contratou quatro laterais direitos (Douglas, Corchia, Gilberto e Lázaro), três dos quais a título de empréstimo, e ainda foram lançados os jovens Tomás Tavares e João Ferreira na equipa principal.

Gilberto foi a única contratação para a lateral direita a conseguir “vingar”
Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

A gestão desportiva tem sido particularmente danosa nesta posição, vendo um SL Benfica a ser capaz de gastar valores de 15 ou 20 milhões de euros em avançados e apenas uns meros tostões em laterais, sem que nenhum dos contratados demonstrasse qualidade para ser o dono indiscutível da lateral-direita encarnada.

Com a recente contratação do lateral-direito internacional pela Dinamarca, o Benfica já mostrou fazer uma aposta mais séria na posição e esta aparenta ter tudo para dar frutos. Alexander Bah é um lateral que tem o perfil que encaixa perfeitamente no modelo de jogo de Roger Schmidt.

É um jogador com uma grande disponibilidade física e uma grande intensidade de jogo, que participa ativamente na manobra ofensiva da sua equipa, e que tem grande capacidade para sair na pressão à equipa adversária.

Mais importante que isso, a contratação de Alexander Bah é fruto de uma aposta que eu defendo que o SL Benfica deveria começar a fazer: a aposta em mercados periféricos do futebol europeu.

Existem outros campeonatos como o dinamarquês, o belga, o austríaco ou o suíço, que são ricos em jovens prospects disponíveis a preços acessíveis que estariam perfeitamente ao alcance do Benfica.

Levando os dirigentes do SL Benfica a desembolsar sete milhões por ele, Alexander Bah tornou-se no defesa-lateral mais caro da história das águias, situação que diz bem da má gestão desportiva na posição, bem como da mudança de paradigma que esta contratação significou.

Muitos adeptos podem achar que é um valor elevado para um jogador vindo do campeonato checo. No entanto, se formos ver os laterais mais caros da história do futebol português, verificamos que Danilo custou 13 milhões de euros ao FC Porto, Alex Sandro custou 9,5 milhões e Alex Telles custou 6,5 milhões, enquanto que Pedro Porro custou 8 milhões de euros ao Sporting CP.

Portanto, por estes valores dá para perceber que será preciso desembolsar alguns milhões de euros num lateral que tenha qualidade para entrar de caras no onze titular da equipa. Mas pelo potencial que demonstra, os sete milhões de euros investidos em Alexander Bah será um valor que irá sair muito “Bahrato”.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fiorentina tenta o empréstimo de internacional português

A Fiorentina está interessada em receber João Mário por empréstimo, com o negócio a contemplar uma opção de compra.

José Mourinho quer mexidas no Real Madrid: técnico recebeu relatórios negativos sobre ex-Benfica e pede reforços

José Mourinho quer contratar um novo lateral esquerdo, já que possui relatórios negativos sobre Álvaro Carreras.

Caos: seleção de Inglaterra assaltada antes da estreia no Mundial 2026

Uma carrinha que transportava o material da seleção de Inglaterra foi assaltada enquanto fazia o percurso entre a Florida e o Missouri.

Mercado: Sporting já tem acordo com médio

O Sporting já chegou a acordo com Sergi Altimira, mas ainda terá de finalizar as negociações com o Real Bétis, equipa da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Santo António e Katy Perry nas estreias em casa – Diário do Mundial 2026 #2

No segundo dia do Mundial 2026, o Canadá e a Bósnia e Herzegovina empataram por 1-1 e os EUA golearam o Paraguai. Jogos serviram como estreias nos dois países anfitriões.

EUA mostram-se a nível mundial e goleiam um Paraguai atónito na estreia do Mundial 2026 nas terras do Tio Sam

Os EUA dominaram o Paraguai e venceram na estreia no Mundial 2026. Primeiro jogo da prova disputado no país norte-americano.

Roberto Martínez revela o trabalho que adiantou no voo até Miami e destaca: «Agora é o momento de começar o segundo bloco»

Roberto Martínez falou após a chegada de Portugal aos EUA. Seleção nacional já está em Miami, lugar do quartel-general do Mundial 2026.