Ano novo, vida nova?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Nada está ganho, nada está perdido. 2018 começou com um empate amargo, a par de uma exibição deliciosa. A minha dúvida é: saberá o Benfica, afinal de contas, jogar bom futebol?

Refletindo sobre o jogo hoje, bem mais a frio e racionalmente, consigo deixar de lado as mãos na bola, a bola nas mãos e um fora de jogo de “difícil” análise. E, deixando isso de lado, o empate torna-se menos amargoso, porque o que sobra é o que realmente importa: o futebol. Falemos de futebol, então. Que gosto! Talvez o primeiro jogo desta temporada em que o Benfica me consegue deslumbrar. Sim, o primeiro, porque golear o Vitória FC não é sinónimo de “dar banho de bola”.

Tática e estatisticamente, o grande vencedor da noite foi o clube da Luz. “Mas os jogos não se ganham com estatísticas”… eu sei. Os jogos ganham-se com golos e o Sporting foi o mais eficaz. Fez o seu jogo, como tantas vezes o Benfica já fez, e conseguiu um empate em casa de um dos adversários diretos, tornando o resultado mais benéfico para si, que para o rival. Cada um faz o que pode e nada a apontar.

Não pretendo dizer aqui se achei o resultado justo ou injusto, se o Sporting fez bem ou mal em adotar a abordagem que adotou. Isso é quase que irrelevante. Pretendo sim, mostrar o agrado naquilo que o Benfica fez.

O Benfica ainda respira e, afinal, ainda nada está perdido Fonte: SL Benfica
O Benfica ainda respira e, afinal, ainda nada está perdido
Fonte: SL Benfica

Afinal, ninguém desaprendeu a jogar! Afinal, os que já lá estavam e lá continuam, ainda sabem jogar à bola. Talvez haja razão para acreditar. Talvez haja motivo para não desistir. Talvez haja alma para crer.

Atenção que tudo isto não apaga o desastre que foi a temporada até agora. Uns bons 90 minutos, não fazem esquecer a derrota com o Boavista, as seis derrotas na Liga dos Campeões, a eliminação da Taça de Portugal, nem a eliminação da Taça da Liga. Só resta o campeonato e só o campeonato importa. Então, se esses 90 minutos se estenderem aos jogos que faltam até à última jornada, talvez possamos acreditar. Se o Benfica depende só dele? Não. Mas os campeonatos não se ganham em jogos grandes. Os campeonatos ganham-se quando o rival perde com uma equipa de meio da tabela. Os campeonatos perdem-se como o Benfica perdeu em 2013, depois de empatar em casa com Estoril. Sim, porque se o Benfica tivesse ganho, o jogo no Dragão teria sido irrelevante.

É verdade que nem sempre o melhor futebol ganha o campeonato. E se pensarmos bem, isso até abona a favor do Benfica, visto que o FC Porto é a melhor equipa até ao momento. No entanto, exibições regulares, jogo bonito e, mais importante, eficácia, poderão ser o empurrão. Se o penta chegará? Não sei. Se este jogo foi o empurrão para o penta que há muito era necessário? Provavelmente. Se há condições para acreditar? Sem dúvida.

Foto de Capa: SL Benfica

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sem minutos em 2026 pelo FC Porto, Dominik Prpic foi chamado aos Sub-21 da Croácia

Dominik Prpic não joga pela equipa principal do FC Porto desde 18 de dezembro de 2025. Representará os sub-21 da Croácia frente à Turquia.

5 jogadores do Bodo/Glimt a seguir com atenção

O Bodo/Glimt deixou de ser um mero crónico «outsider» para se fixar como uma verdadeira ameaça na elite do futebol europeu.

Europa League: FC Porto x Estugarda será arbitrado por Anthony Taylor e Tiago Martins será VAR no AS Roma x Bolonha

A UEFA anunciou as nomeações das equipas de arbitragem para os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final da Europa League.

Trovoada em Alvalade | Sporting x Bodo/Glimt

Depois de um descalabro na Noruega, o Sporting vai precisar do vulcão de Alvalade para operar uma reviravolta completamente épica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pablo Rosario integra a convocatória da República Dominicana para os jogos de preparação de março

Pablo Rosario vai representar a República Dominicana nos encontros particulares frente a El Salvador e Cuba, nos dias 27 e 29 de março.

Podcast Sair a Jogar #3 – Como: de um grande lago nasce um grande futebol

A atualidade do Futebol Internacional passa também pelo Sair a Jogar. O teu podcast que conta sempre com temáticas ligadas a tudo o que se passa fora de portas. Nesta semana aborda o projeto atual do Como. Em análise, o modelo de investimento do Grupo Djarum, a ascensão da equipa de Cesc Fàbregas e o futuro que se aproxima.

Thierry Henry dá alcunha nova para Bruno Fernandes e assume: «Adoro-o, sempre gostei dele»

Thierry Henry deixou rasgados elogios para Bruno Fernandes. O antigo avançado francês assumiu que é um apreciador das características do médio internacional português.