📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ano novo, vida nova?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Nada está ganho, nada está perdido. 2018 começou com um empate amargo, a par de uma exibição deliciosa. A minha dúvida é: saberá o Benfica, afinal de contas, jogar bom futebol?

Refletindo sobre o jogo hoje, bem mais a frio e racionalmente, consigo deixar de lado as mãos na bola, a bola nas mãos e um fora de jogo de “difícil” análise. E, deixando isso de lado, o empate torna-se menos amargoso, porque o que sobra é o que realmente importa: o futebol. Falemos de futebol, então. Que gosto! Talvez o primeiro jogo desta temporada em que o Benfica me consegue deslumbrar. Sim, o primeiro, porque golear o Vitória FC não é sinónimo de “dar banho de bola”.

Tática e estatisticamente, o grande vencedor da noite foi o clube da Luz. “Mas os jogos não se ganham com estatísticas”… eu sei. Os jogos ganham-se com golos e o Sporting foi o mais eficaz. Fez o seu jogo, como tantas vezes o Benfica já fez, e conseguiu um empate em casa de um dos adversários diretos, tornando o resultado mais benéfico para si, que para o rival. Cada um faz o que pode e nada a apontar.

Não pretendo dizer aqui se achei o resultado justo ou injusto, se o Sporting fez bem ou mal em adotar a abordagem que adotou. Isso é quase que irrelevante. Pretendo sim, mostrar o agrado naquilo que o Benfica fez.

O Benfica ainda respira e, afinal, ainda nada está perdido Fonte: SL Benfica
O Benfica ainda respira e, afinal, ainda nada está perdido
Fonte: SL Benfica

Afinal, ninguém desaprendeu a jogar! Afinal, os que já lá estavam e lá continuam, ainda sabem jogar à bola. Talvez haja razão para acreditar. Talvez haja motivo para não desistir. Talvez haja alma para crer.

Atenção que tudo isto não apaga o desastre que foi a temporada até agora. Uns bons 90 minutos, não fazem esquecer a derrota com o Boavista, as seis derrotas na Liga dos Campeões, a eliminação da Taça de Portugal, nem a eliminação da Taça da Liga. Só resta o campeonato e só o campeonato importa. Então, se esses 90 minutos se estenderem aos jogos que faltam até à última jornada, talvez possamos acreditar. Se o Benfica depende só dele? Não. Mas os campeonatos não se ganham em jogos grandes. Os campeonatos ganham-se quando o rival perde com uma equipa de meio da tabela. Os campeonatos perdem-se como o Benfica perdeu em 2013, depois de empatar em casa com Estoril. Sim, porque se o Benfica tivesse ganho, o jogo no Dragão teria sido irrelevante.

É verdade que nem sempre o melhor futebol ganha o campeonato. E se pensarmos bem, isso até abona a favor do Benfica, visto que o FC Porto é a melhor equipa até ao momento. No entanto, exibições regulares, jogo bonito e, mais importante, eficácia, poderão ser o empurrão. Se o penta chegará? Não sei. Se este jogo foi o empurrão para o penta que há muito era necessário? Provavelmente. Se há condições para acreditar? Sem dúvida.

Foto de Capa: SL Benfica

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.