Águia tenta aterrar em segurança em terreno perigoso | FC Arouca x SL Benfica

    Benfica
    Primeira Liga, 18.ª jornada: terça-feira, 21h15, 31 de janeiro de 2023

    ANTEVISÃO: JOGO QUENTE EM NOITE FRIA (MAS EM DIA ESCALDANTE!)

    O apito final de Rui Costa (o árbitro, não o presidente das águias) vai quase coincidir com o apito final do mercado de inverno, o que trará algum alívio para Rui Costa (o presidente do SL Benfica, não o árbitro).

    Sem Enzo, sem Rafa e sem Gonçalo Ramos, mas com a possibilidade de colocar pressão extra sobre os perseguidores mais próximos, o Sport Lisboa e Benfica vai a Arouca tentar manter a série vitoriosa e reforçar a liderança.

    A receber o líder estará o rival mais direto do Casa Pia AC na contenda pelo cognome de “Revelação do Ano”, o FC Arouca. A turma de Armando Evangelista segue tranquila na sua luta pela manutenção que já se transmutou, claramente, numa luta pela Europa.

    Sem qualquer pressão ou responsabilidade (uma forma de dizer, claro, a responsabilidade de vencer, sobretudo perante os adeptos, está sempre lá), os arouquenses têm condições excelentes para, correndo muito mal, venderem cara a derrota ou, correndo muito bem, serem a segunda turma a vencer as águias em 2022/23.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O SL Benfica venceu 12 dos 14 embates com o FC Arouca, contra um triunfo arouquense.

    2. As águias venceram os últimos sete confrontos diretos.

    3. O FC Arouca concedeu golos ante o SL Benfica em 13 dos 14 confrontos – venceu 1-0 no único jogo em que manteve a baliza inviolada.

    4. Apenas seis dos 14 embates tiveram golos de ambas as partes (apenas um nos últimos cinco).

    5. Em casa arouquense, o resultado mais volumoso foi um 3-1 favorável às águias, o que denota algum equilíbrio nas receções do FC Arouca aos encarnados.

    6. O SL Benfica chega a Arouca numa série de cinco partidas sem perder (quatro triunfos e um empate frente ao Sporting CP). O FC Arouca venceu apenas dois dos seus últimos seis jogos.

    7. Em casa, para a Liga Portuguesa, o FC Arouca venceu quatro dos últimos cinco encontros (perdeu ante o Rio Ave FC, por 0-1, com um golo de grande penalidade).

    8. SL Benfica (45) e FC Arouca (22) são, respetivamente, o melhor e o quinto melhor ataques da Primeira Liga (são também primeiro e quinto no ranking de equipas com mais golos de bola corrida).

    9. Os arouquenses são a turma com mais golos de fora de área no campeonato (seis tentos), seguidos de… SL Benfica e SC Braga, com cinco golos cada.

    10. No que respeita ao campeonato, o conjunto de Armando Evangelista marca mais na segunda parte (13 golos) do que na primeira (nove tentos). Por seu turno, o líder da Liga é mais produtivo no primeiro tempo (24 golos) do que na segunda metade dos encontros (21).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Basso
    Fonte: Paulo Ladeira/BnR

    João Basso (FC Arouca) O central é um dos esteios da equipa que capitaneia e é a grande voz de comando em campo. Extensão de Evangelista no retângulo de jogo, o brasileiro estará livre da tarefa de controlar o melhor marcador do campeonato, mas terá, ainda assim, muito trabalho perante o habitual fluxo ofensivo benfiquista. Para o FC Arouca, o caminho para os pontos passa muito por não sofrer e o caminho para não sofrer passa muito por João Basso.

    Gonçalo Guedes (SL Benfica): As ausências de uns recalcam as presenças de outros. Guedes terá, em Arouca, um papel preponderante na manobra ofensiva do SL Benfica, incutindo-lhe vertigem e dando-lhe uma taxa de sucesso e eficiência como Schmidt certamente pretende. Não terá Ramos na sua dianteira, o que pode obrigá-lo a ser ainda mais relevante no último terço. Nada para que não esteja preparado.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Arouca: de Arruabarrena; Milovanov, Opoku, João Basso, Mateus Quaresma; David Simão, Alan Ruiz, Soro, Sylla; Antony Alves, Bukia.

    Treinador: Armando Evangelista

    «Temos a noção da época fantástica que o SL Benfica está a fazer e das dificuldades que cria aos adversários, mas ninguém nos tira a nossa ambição nem o nosso caráter. Sabendo dessas dificuldades, também queremos criar algumas ao Benfica e olhar para este jogo como olhamos para todos, com a ambição de conquistar pontos, de praticar bom futebol e de dar alegrias aos nossos adeptos».

    SL Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Aursnes, David Neres, Guedes, João Mário; Musa.

    Treinador: Roger Schmidt

    (Sobre o FC Arouca) «Sim, é verdade, sofreram muitos golos, sobretudo em alguns jogos sofreram muitos golos, mas marcaram 22 golos, têm poder ofensivo e, quando dispõem de contra-ataques, se não estivermos organizados, podem colocar-nos dificuldades. Temos de respeitar a velocidade do FC Arouca no ataque. Se estão em sexto lugar ao fim de 18 jornadas é porque merecem».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Arouca 1-3 SL Benfica
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.