Uma partida BenBoa! Habemus clássico! | SL Benfica x Boavista FC

    Benfica
    Primeira Liga, jornada 21, segunda-feira, 21:00, 20 de fevereiro de 2023

    ANTEVISÃO: MONDAY NIGHT FOOTBALL À PORTUGUESA

    Sport Lisboa e Benfica e Boavista Futebol Clube disputam esta segunda-feira a edição 131 de um dos maiores clássicos do futebol português. Campeão nacional contra campeão nacional, histórico contra histórico, predador contra predador. Um jogaço em perspetiva, com um peso especial para Petit, que enquanto jogador vestiu ambas as camisolas e comanda agora, a partir do banco, os destinos das panteras.

    A partida que encerra a jornada 21 opõe o primeiro ao oitavo e tem nas águias um favorito. Na primeira volta, o SL Benfica venceu por 0-3 e é expectável que algo do género se repita na Luz. Mas o que nos dizem os dados histórico-estatísticos em relação a isso?

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Boavista FC é o quinto clube atualmente na Primeira Liga que mais triunfos tem sobre o SL Benfica (20). Só Sporting CP, FC Porto, Vitória SC e SC Braga têm mais vitória sobre as águias. No global, os axadrezados são o sétimo emblema que mais vezes bateu as águias, atrás dos cinco referidos, Os Belenenses e o Vitória FC.

    2. Ainda assim, as águias somaram já 76 triunfos (58%) frente aos boavisteiros, em 130 partidas.

    3. Os encarnados não perdem há cinco partidas com as panteras.

    4. Nos últimos 20 confrontos diretos, o SL Benfica venceu 13 e o Boavista FC triunfou duas vezes.

    5. Nos últimos 20 confrontos diretos, houve golos de ambos os conjuntos precisamente em metade – dez encontros.

    6. O Boavista FC só por cinco vezes triunfou no reduto dos encarnados, datando a vitória mais recente de 1999.

    7. Nos jogos em casa das águias, o saldo de golos é francamente vantajoso para os da casa: 199 marcados contra 49 sofridos. Teremos golo 200 e golo 50?

    8. Nas últimas 15 receções aos boavisteiros, as águias cederam apenas três empates (a uma bola, a zero golos e a três tentos), tendo vencido as restantes partidas.

    9. O SL Benfica apontou três ou mais golos em oito das últimas 12 receções às panteras.

    10. As águias, ataque mais produtivo do campeonato, têm mais três golos marcados nas primeiras partes do que nas segundas. O Boavista FC, sétimo melhor ataque da Liga, tem mais três golos apontados nos segundos tempos do que nos primeiros. Os períodos mais férteis das águias são os primeiros e os últimos 15 minutos das partidas (nove golos em cada um desses quartos de hora). As panteras produzem mais dos 60´aos 75´ (seis dos 23 golos).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Mário SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Mário (SL Benfica) : A máquina parece estar de novo bem oleada e a carburar em condições, o que torna difícil destacar uma só engrenagem. No entanto, João Mário tem adicionado golos ao trabalho enorme que tem vindo a desenvolver nesta que é, muito provavelmente, a sua melhor época da carreira. Os perigos que o Boavista FC terá que ter em conta são diversos, mas neutralizar João Mário pode ser um importante passo para somar pontos na Luz.

    Bruno Lourenço (Boavista FC) – o português de 25 anos é um dos pilares da turma axadrezada e foi o principal esteio na vitória conseguida pelo Boavista FC na receção a outro dos ditos grandes do futebol português, o Sporting CP. Os três golos e duas assistências que regista em 22 partidas esta temporada não expressam na totalidade o muito e bom futebol que tem praticado.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Aursnes, David Neres, Rafa, João Mário; Gonçalo Ramos.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Nunca sabemos completamente qual é a abordagem do adversário. O Boavista FC já jogou com três atrás, no último desafio jogou com quatro defesas. Veremos, estamos preparados para ambas as hipóteses. Tivemos a mesma situação na quarta-feira passada [frente ao Club Brugge], não sabíamos se iam jogar com uma linha de três ou de quatros defesas, estamos habituados a isto».

    Boavista FC: Bracali; Pedro Malheiro, Filipe Ferreira, Reggie Cannon, Onyemaechi, Ricardo Mangas; Camará, Makouta, Bruno Lourenço, Salvador Agra; Njie.

    Treinador: Petit

    «Há momentos em que não vamos ter a bola e temos de saber gerir e fechar as linhas de passe, mas, assim que a tivermos, precisamos de personalidade para criar perigo e fazer com que o Benfica possa correr atrás de nós. Também temos jogadores muito intensos, com qualidade e processos definidos. Se formos lá só para defender, iremos ter muitas dificuldades. Vamos discutir a partida».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 3-1 Boavista FC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.