Tu, aqui? Outra vez? | SL Benfica x FC Famalicão

    Benfica
    Primeira Liga, 15.ª jornada: sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, 18h45.

    A ANTEVISÃO: REENCONTRO NA LUZ – HÁ UM MÊS DEU VITÓRIA ENCARNADA QUE LANÇOU FAMALICÃO EM ESPIRAL NEGATIVA

    Não tardaram as equipas a reentrar em rota de colisão, choque frontal que foi cartaz nos 16 Avos da Taça e o será novamente para a respectiva jornada de Primeira Liga, com as circunstâncias competitivas do dois em caminhos opostos. Porquê? Então, o Famalicão desde essa derrota na Luz que não ganha um jogo, ainda que isso não impeça João Pedro Sousa de considerar estar… «na melhor fase da época». «Geralmente quando faço as análises tento não ser resultadista. Ou seja, pelo facto de não estarmos a ganhar eu não vou fazer uma análise pessimista das coisas, ou negativista. No passado ganhamos jogos e os jogos foram fracos… recordo-me do jogo com o Arouca e na altura disse aqui que estávamos com dificuldades e tínhamos que melhorar. As coisas evoluíram, melhorámos efectivamente (…) Se não estivéssemos bem tínhamos perdido claramente este jogo. Se tivéssemos com a capacidade que tínhamos há um mês, teríamos perdido claramente este jogo», reflectiu assim o treinador português depois do empate caseiro frente ao Estoril, prometendo postura ainda mais positiva que a demonstrada no encontro da Taça, quando obrigou o Benfica a agradecer à sorte pela expulsão de Otávio.

     Dúvidas em relação ao onze? Quase nenhuma. Só e apenas quem vai acompanhar o neerlandês de Haas no eixo defensivo: se o promissor albanês Mihaj, o escolhido para jogar frente ao Estoril, ou se o afamado Otávio, que poderá ter na Luz a definitiva grande exibição que acelere a sua transferência para outros patamares. O rumor FC Porto vai persistindo…

    Já Schmidt afina pelo mesmo diapasão – que é finalmente em Dezembro que a equipa está no topo das suas potencialidades. « A equipa está num bom momento desde há várias semanas, tem estado num bom nível, as abordagens são diferentes porque temos jogadores diferentes em algumas posições, mas temos estado flexíveis no ataque, estamos bem no pressing e nas transições quando ganhamos a bola, estamos consistentes», ainda que tenha decidido abordar o último elefante na sala: a eficácia. De Rafa e não só. «Mas ainda podemos melhorar, nomeadamente na eficácia: temos de materializar melhor as oportunidades que criamos, as estatísticas mostram isso, que é um aspeto que temos de melhorar. Mas vejo alegria no campo, muitas conexões, a mistura está lá toda. O nível é semelhante ao da época passada».

    Na semana de preparação, o que se pensou ser bomba pronta a explodir nas redes sociais acabou por se revelar… uma daquelas caixas aparentemente inofensivas que escondem um palhaço numa mola, pronto para castigar a curiosidade da criança com um susto: a juntar à ausência forçada de Otamendi, por excesso de cartões, levantaram-se vozes e mais vozes quando se soube que o colega Ángel prolongaria também as suas férias nas Pampas. A indignação dos adeptos esvaziou-se quando se percebeu que o motivo fora… o casamento da sua irmã, e Roger Schmidt puxou a si a responsabilidade e meteu tudo em pratos limpos, que de polémicas já está a época cheia. «Demos a Di María autorização para ficar mais uns dias por razões pessoais, mas eles têm feito muitos jogos quer pelo Benfica quer pela seleção, têm sido submetidos a um calendário muito apertado. Penso que esta decisão é sensata porque este descanso terá resultados nas próximas semanas». Tudo esclarecido, pode seguir, disse a autoridade, isto já depois de nos perguntar se queríamos primeiro ouvir as notícias boas ou as más: é que Neres já trabalho no relvado e é um instante até voltar a competir, «jogador de topo» assim lhe chamou; e que Tengstedt, que se vinha agarrando com tudo à titularidade, lesionou-se num treino e ficará de fora até final do próximo mês. Quem salta para o onze?

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Realidade distintas desde o jogo para a Taça: o Benfica não perdeu nos seis jogos realizados, o Famalicão não ganhou em três.
    2. Os do Norte receberam o FC Porto (perdendo categoricamente por 0-3) e empataram (1-1) em Portimão e na recepção ao Estoril de Vasco Seabra.
    3. Fica assim consumada a pior série da época – quatro jogos sem vitória.
    4. Aproveitou para fugir o Moreirense na tabela, estando agora com 26 pontos, oito a mais que famalicenses, que, no entanto, podem aproveitar o pequeno deslize dos Cónegos em Vizela (0-0). Urgente reduzir distâncias para manter o sonho europeu.
    5. A espinha dorsal que se vai cimentando no onze famalicense, os fortes que seguraram a titularidade nos últimos três jogos: Luiz Júnior, Nathan Santos, Justin da Haas, Francisco Moura, Topic, Gustavo Sá, Théo e Cádiz.
    6. Cádiz mantem-se melhor marcador, com cinco golos. Recairá sobre ele a maior pressão no momento de finalizar, já que a equipa ainda não conseguiu descortinar o caminho do golo contra nenhum dos Três Grandes na presente temporada.
    7. Do outro lado, uma equipa em crescendo, que não perde desde esse 25 de Novembro para a Taça. Seis jogos, três empates consecutivos e três vitórias, duas delas importantíssimas (Salzburgo e Braga) que revitalizam a popularidade de Schmidt e da equipa.
    8. Rafa Silva pode chegar aos 300 jogos, ficando a dois de João Vieira Pinto ou a seis de Rogério ‘Pipi’.
    9. André Narciso é o árbitro nomeado e podem respirar fundo os benfiquistas: em seis jogos com o juiz de Setúbal, seis vitórias. A última no Estoril (0-1), na jornada 8.
    10. Já o Famalicão, outras sortes: 17 jogos, seis vitórias e seis empates. Este ano, já encontraram André em Alvalade, numa derrota por 1-0.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Tiago Gouveia num jogo entre o Benfica B e o CD Mafra.
    Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

    Tiago Gouveia – A ausência de Di Maria é justificação suficiente para finalmente apostar em Gouveia como titular, depois do que demonstrou na meia-hora frente ao AVS, onde marcou o golaço que se vai tornando da praxe e inventou um sem número de jogadas bem delineadas, mas nem sempre decididas, fruto da ânsia em mostrar serviço. Precisará de mais tempo, num contexto mais sério: e voilá, aparece este jogo de campeonato na Luz, em frente do povo que tanto o adora.

    A lógica mete-nos Gouveia à frente como solução óbvia, mas no plantel há um senhor, Gonçalo Guedes, também a precisar de minutos para voltar à melhor forma.

    Gustavo Sá Manuel Ugarte FC Famalicão
    Fonte: Lara Carriço / Bola na Rede

    Gustavo Sá Fez um bom jogo na Luz no final de Novembro e já ninguém questiona a preponderância de Gustavo nas boas exibições do Famalicão, de tal maneira que João Pedro Sousa foi obrigado a galardoá-lo com a braçadeira de capitão, tendo o menino 19 anos acabados de fazer. O menino não se escondeu, insistindo para descobrir o golo de Cádiz frente ao Estoril. Evolui rapidamente para o estatuto de fenómeno da bola e veremos o que faz na Luz, provavelmente até num contexto que o beneficia: sem a marcação atenta dum recuperador especializado como Florentino, frente a um Benfica muito mais preocupado em se balancear na procura do golo.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Tomás Araújo e Morato; João Neves e Kokcu; João Mário, Rafa e Guedes; Petar Musa

    Treinador: Roger Schmidt

    «Jogámos há umas semanas e sabemos que são uma equipa organizada, compacta e com muita qualidade nos momentos de transição, com muita qualidade individual na frente. Precisámos de paciência para decidir o jogo da Taça e amanhá será igual».

    FC Famalicão: Luiz Júnior; Nathan Santos, Otávio, Justin de Haas e Francisco Moura; Zaydou Youssouf e Topic; Chiquinho, Gustavo Sá e Théo Fonseca; Jhonder Cádiz

    Treinador: João Pedro Sousa

    «Qualidade do nosso jogo tem de estar presente, tal como a capacidade de trabalho. Hoje conversámos todos nesta sala e numa coisa estamos de acordo. Vamos ter dificuldades diferentes e queremos colocar dificuldades diferentes ao SL Benfica. Dificuldades na nossa finalização não podem ser um problema para nós. Queremos entrar no jogo com plano definido e impor o nosso jogo».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 4-0 FC Famalicão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.