📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão da Liga: finalmente a bola começa a rolar

- Advertisement -

É o segundo fim-de-semana de Agosto e Portugal fervilha de vida, à medida que um Verão tímido e tristonho se vai demorando a envolver no espírito habitual. O mercado inglês acaba de fechar, arrumando todas as suas idiossincrasias na gaveta e mostrando a face inovadora de um povo lógico e metódico: a pontualidade britânica é respeitada e todos os convidados têm que chegar a horas à festa, não sendo permitidos atrasos – o porteiro barra a entrada a quem não se arranjar a tempo. Espanhóis, franceses, italianos, alemães, holandeses e até nós, preferimos que a porta se feche com o forrobodó já em andamento, não vá algum dos convidados de maior valor ficar retido no trânsito.

É com todo este vagar e sob ameaças da chuva miudinha da incerteza, que a Liga Portuguesa 2019-2020 começa uma caminhada que se espera terminar na 38ª desenvoltura encarnada. O SL Benfica, esse, já tem a casa praticamente pronta, faltando apenas expulsar (ou emprestar, leia-se) alguns dos indesejados deste ano, como Kalaica, que necessita urgentemente de outro estímulo competitivo, ou a dupla Cervi/Zivkovic, assim que Lage decida quem fica dos dois. Rui Costa, apesar disso, mantém-se na expectativa e mostra abertura a eventuais volte-faces na organização do plantel – «o mercado vai estar aberto até ao final do mês e uma coisa é certa: teremos um plantel extremamente competitivo» –, não excluindo a hipótese de alterar algumas das peças do motor que fez engrenar a máquina, «apesar de estarmos muito satisfeitos com todos os jogadores que temos», exulta. Depois dos 5-0 ao rival vizinho, a equipa está confiante e é a mais preparada para a maratona de 34 jornadas, marcando encontro no primeiro convívio com o campeão da Segunda Liga 2018-2019.

Os encarnados querem continuar a festejar no regresso da Liga Portuguesa
Fonte: SL Benfica

O Paços junta-se à primeira etapa na Luz depois de umas férias tranquilas, mantendo a estrutura do ano transacto praticamente inalterada, apesar das saídas de Júnior Pius ou Christian, importantes peças do xadrez de Vítor Oliveira. A luta centrar-se-á na necessidade pacense de assegurar o quanto antes a manutenção, sendo obrigatório estabilizar o clube novamente no primeiro escalão. O timoneiro da subida fez as malas para Barcelos e para o seu lugar chegou Filipe Ramos, Filó para a malta da bola, homem que subiu a pulso na carreira e colecciona bons trabalhos. Chega à capital do móvel depois de ser o mentor do grande projecto de sub-23 do Desportivo das Aves, terminando a época na Covilhã e no 6º posto da tabela.

Em caso de vitória, o Benfica começará pela 6ª vez seguida com uma vitória na ronda inaugural, um ciclo que começou em 2014 numa vitória contra o mesmo Paços, por 2-0. No entanto, o destaque tem de ir para um denominado… “arranque aos soluços” neste milénio: desde 2000, são oito empates e quatro derrotas na introdução da Liga. Um facto definitivamente dono de toda a atenção da estatística nacional, que merece sempre ser realçado, lembrado, esmiuçado. O Benfica não poderá nunca esquecer a fase negra entre 2005 e 2014, sob pena de comprometer o futuro de todas as primeiras jornadas.  Se não fosse a primeira jornada de 2014-2015, provavelmente já não existiriam primeiras jornadas para serem jogadas na Luz.

É, portanto, um jogo cheio de bons prenúncios aquele se desenha para o próximo sábado, com ingredientes suficientes para justificar o preço do bilhete, apesar da hora marcada: 21h30 é realmente hora de baile e não de futebol, sendo uma afronta da Liga de clubes em relação aos seus adeptos. Apesar de ainda não ter aparecido em força, o calor é a justificação mais fácil…

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.