📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um belo imbróglio de Natal | SC Braga x SL Benfica

- Advertisement -
Benfica
Primeira Liga, 14.ª jornada: domingo, 20h30, 17 de dezembro de 2023

A ANTEVISÃO: VÉSPERAS DE UMA JORNADA IMPORTANTE, MAS JAMAIS DECISIVA

À beira das festividades natalícias e da passagem de ano, a Liga Portuguesa vai animar o futebol por cá com a sua 14.ª jornada. Para além do sempre apetecível clássico entre Sporting CP e FC Porto, na segunda-feira, o domingo traz-nos o duelo entre gverreiros e águias. SC Braga e SL Benfica estão separados por um ponto na tabela classificativa, com vantagem para os de Lisboa. Aliás, entre primeiro e quarto distam apenas dois pontos. Artur Jorge e Roger Schmidt já nos habituaram a confrontos entretidos.

Depois de uma jornada europeia de emoções diferentes, mas destinos iguais, bracarenses e encarnados voltam a medir forças e o encontro promete. Se na temporada passada as águias entraram no Municipal de Braga líderes invencíveis, esta época a situação está longe de ser a mesma. O Benfica iniciou o campeonato a perder, é terceiro classificado e está menos à imagem do treinador do que na época transata. Já o Braga, igual a si mesmo, continua a fazer muitos golos – prima pela eficácia – e a ser castigado pelo seu setor defensivo.

Em relação ao duelo do ano passado – vitória categórica dos gverreiros por 3-0, as águias apresentarão, certamente, alterações em todos os setores. Trubin rendeu Vlachodimos, Aursnes e Morato têm sido sacrificados pelos erros da estrutura encarnada no último mercado de transferências, João Neves e Kokçu têm a missão de fazer esquecer Enzo Fernández, Di María regressou a ‘casa’ e vem de uma exibição de luxo em Salzburgo, mas a irreverência de Neres – de fora por lesão – tem feito falta no ataque encarnado. E por falar em ataque, há ainda a incontornável questão do ponta de lança. Gonçalo Ramos já saiu há mais de quatro meses e Roger Schmidt ainda não encontrou uma alternativa válida ao jovem português. Tengstedt tem sido o homem mais utilizado nos últimos jogos, mas saiu ao intervalo a meio da semana. Musa nunca facilita o trabalho das defesas contrárias, mas não tem contribuído com números. Arthur Cabral vive muito provavelmente os melhores dias desde que chegou a Lisboa.

Enzo Fernandez Benfica Braga
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

No que diz respeito ao lado minhoto, Artur Jorge tem menos razões de queixa da sua estrutura. É verdade que não há Iuri Medeiros, que até assistiu para um dos três golos, mas é inegável que o plantel do Braga sofreu uma clara melhoria. Víctor Gómez e Niakaté assinaram em definitivo com o clube depois de empréstimos bem-sucedidos. Bruma entrou em Janeiro e chegou-se à frente como uma das grandes figuras da equipa. Vítor Carvalho e Adrián Marín trocaram Barcelos pela cidade dos arcebispos. Rony Lopes e Rodrigo Zalazar chegaram como reforços sonantes e aos poucos vão confirmando as expectativas. João Moutinho e José Fonte vieram para juntar experiência, para além da óbvia qualidade.

No entanto, e apesar da chegada do central de 39 anos, os problemas defensivos dos bracarenses continuam demasiado evidentes. Embora tenha tido a infelicidade de marcar na própria baliza, no duelo contra o SSC Napoli, Serdar Saatçi começa a ganhar espaço no eixo defensivo dos minhotos. O turco, de apenas 20 anos, parece mesmo ser o central com mais potencial ao serviço de Artur Jorge.

Roger Schmidt e Artur Jorge reconhecem a importância deste jogo, até porque não será possível fechar os olhos àquilo que se passará em Alvalade, mas recusam dizer que é decisivo. Os técnicos salientam que o campeonato vai apenas na sua 14.ª jornada.

Luís Godinho é o árbitro nomeado para o encontro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Contando apenas jogos realizados em casa do SC Braga, o registo é claramente favorável ao SL Benfica. Os encarnados somam 40 vitórias em 76 jogos.
  2. O Braga, por sua vez, venceu apenas por 18 vezes o Benfica, em casa.
  3. No entanto, o resultado mais comum no SC Braga x SL Benfica é o 0-0. Aconteceu por nove vezes, sendo a última em 2007.
  4. A última derrota do SC Braga, em casa, perante o SL Benfica foi a 21 de março de 2021. Na altura, as águias venceram por 0-2, com golos de Rafa Silva e Seferovic.
  5. Desde aí, os bracarenses somam três vitórias consecutivas no seu reduto, perante o atual campeão nacional.
  6. No total, o SL Benfica já marcou 358 golos ao SC Braga.
  7. Por outro lado, os minhotos marcaram por 140 vezes aos encarnados.
  8. A maior vitória bracarense, em casa, contra o Benfica aconteceu na época de 1953/54. 5-0 foi o resultado final.
  9. A maior vitória do Benfica em casa do Braga aconteceu pouco antes, na época de 1951/52. As águias venceram por 1-6.
  10. O SC Braga detém a atual melhor sequência de vitórias no campeonato: quatro consecutivas.

JOGADORES A TER EM CONTA

Ricardo Horta SC Braga
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Ricardo HortaFoi figura do jogo da temporada passada ao apontar dois dos três golos dos arsenalistas. Talvez não esteja a ser tão vistoso quanto foi na época transata, até porque apareceu um endiabrado Bruma para desviar holofotes, mas continua a ser uma referência no ataque da equipa comandada por Artur Jorge. Leva já sete golos e duas assistências no campeonato.

Di María Mattheus Oliveira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Di MariaEl Fideo é o primeiro a dizer que os “os jogos grandes não se jogam, ganham-se” e por norma o mago argentino costuma aparecer quando a sua equipa mais precisa dele. Foi assim em Salzburgo, marcando um golo olímpico e assistindo Rafa para o segundo golo encarnado. Agora em Braga, depois de dois empates consecutivos para a Liga, as esperanças dos encarnados estão essencialmente nos pés no cérebro de Di Maria.

XI´s PROVÁVEIS

SC Braga: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Serdar Saatçi e Borja; Al Musrati e Zalazar; Ricardo Horta, André Horta e Bruma; Abel Ruiz

Treinador: Artur Jorge

«Se ganharmos amanhã [domingo], ficamos em primeiro à condição, mas é apenas a 14.ª jornada, temos muito campeonato pela frente».

SL Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokçu; Di Maria, Rafa Silva e João Mário; Tengstedt

«Os confrontos diretos podem sempre ser decisivos. Podes ganhar pontos e eles não ganharem pontos se ganhares os jogos, por isso estas partidas estão sempre na nossa mente. Mas é a 14.ª jornada, não é decisivo, não é no final da época”, afirmou Roger Schmidt, no Seixal, na conferência de imprensa de antevisão do desafio de domingo».

PREVISÃO DE RESULTADO: SC Braga 1-2 SL Benfica

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Novas vitórias de João Noronha Lopes: candidato vence na Amadora, Vila Real de Santo António, França, Beja e Santarém

João Noronha Lopes venceu mais cinco secções de voto. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Vítor Paneira pronto para regressar ao Benfica: «Tenho um animal para soltar dentro de mim»

Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios. Vítor Paneira mostrou orgulho o ato eleitoral.

João Diogo Manteigas reage às eleições do Benfica: «O Benfica é maior que Portugal»

Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios. João Diogo Manteigas falou com os jornalistas.

Rui Costa está na frente de João Noronha Lopes nas eleições do Benfica a nível nacional

Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios. Rui Costa está na liderança das eleições, às 00h30.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa ganha em Toronto, João Noronha Lopes continua na frente com mais 3 vitórias

Rui Costa e João Noronha Lopes continuam a dividir protagonismo. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Mais 4 secções de voto apuradas com 4 vitórias de João Noronha Lopes

João Noronha Lopes venceu em mais quatro secções de voto. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Presidente de Mesa da Assembleia Geral do Benfica: «Vai ser uma noite longa»

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez o balanço. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.