A casa do vizinho é tão boa como a minha (pelo menos para festas) | Sporting CP x SL Benfica

    Benfica
    Primeira Liga, 33.ª jornada: domingo, 20h30, 21 de maio de 2023

    A ANTEVISÃO: O JOGO 150 EM ALVALADE PODE DAR O 38

    É dia de Dérbi Eterno. Pode ser dia de campeão nacional. O Sport Lisboa e Benfica desloca-se a Alvalade para defrontar o Sporting Clube de Portugal e, potencialmente, sentenciar oficial e matematicamente as contas do título. Para isso, precisará de vencer.

    Será fácil? Os momentos e contextos das equipas até poderão indicar que sim, mas vejamos o que nos contam os dados históricos e estatísticos de um dos confrontos mais apaixonantes do futebol mundial.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Nos 315 confrontos anteriores entre águias e leões, registaram-se 112 triunfos leoninos, 137 vitórias encarnadas e 66 empates.

    2. Em casa do Sporting CP, os leões venceram quase metade das partidas: 73 em 149 (49%). O SL Benfica venceu em Alvalade por 46 vezes.

    3. No entanto, em termos de campeonato, a vantagem dos jogos em Alvalade pertence ao SL Benfica: 34 vitórias contra 33 do Sporting CP em 88 jogos.

    4. Nos últimos 20 confrontos diretos, o Sporting só venceu por três vezes… e só uma foi em casa.

    5. 12 dos 20 confrontos mais recentes tiveram golos de ambos os conjuntos.

    6. Este século, o Sporting CP venceu apenas seis das 23 receções ao SL Benfica para o campeonato, tendo vencido apenas um dos últimos 10 jogos em Alvalade ante as águias.

    7. O SL Benfica tem o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. O Sporting CP tem o quarto melhor ataque e a terceira defesa menos batida.

    8. O período mais fértil do Sporting CP no campeonato é o primeiro quarto de hora da segunda parte (12), enquanto o SL Benfica faz mais golos nos últimos 15 minutos das partidas (14).

    9. As duas equipas são, a par do SC Braga, as que mais golos obtiveram na Primeira Liga na sequência de cantos (seis).

    10. O SL Benfica é a equipa que menos golos de bola parada concedeu na Liga 22/23 (quatro). O Sporting CP já sofreu sete golos neste particular.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    David Neres Manuel Ugarte
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Ugarte (Sporting CP) – O médio uruguaio vai, muito provavelmente, fazer neste dérbi o seu último jogo pelo Sporting CP em casa leonina. O que não é de estranhar, dada a imensa qualidade do jovem ex-FC Famalicão. Motor, pitbull, bulldozer… chamem-lhe o que quiserem, mas que é craque, é. Intenso, aguerrido, tática e posicionalmente muito culto e tecnicamente muito capaz, Ugarte tem sido um dos esteios dos leões e vai ser uma perda difícil de suprir. Enquanto estiver cá, será sempre um dos jogadores a ter em conta.

    João Neves SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    João Neves (SL Benfica) – No outro meio-campo, um jogador bem diferente, mas que se tem revelado capaz de também ele encher um meio-campo. Tem sido regularmente um dos melhores em campo desde que Roger Schmidt nele depositou maior confiança e, caso seja titular, terá no seu primeiro dérbi a oportunidade de mostrar que não treme quando a tensão sobe.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP: Israel; Esgaio, Inácio, Coates, Matheus Reis, Nuno Santos; Morita, Ugarte; Edwards, Pedro Gonçalves, Trincão.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Não considero o SL Benfica mais favorito. Considero que não temos nada a ganhar neste jogo. É sempre difícil porque não estamos a lutar pelo campeonato. O SL Benfica ainda tem uma margem, mesmo que não consiga vencer em Alvalade. Já estivemos do outro lado. A preparação foi igual e, para mim, é indiferente quem vai ser campeão. Fizemos muitas coisas erradas com o Marítimo e o trabalho foi esse, ver como vamos melhorar».

    SL Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Morato, Grimaldo; João Neves, Aursnes, David Neres, Rafa, João Mário; Gonçalo Ramos.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Sabemos que o jogo vai ser muito difícil. O Sporting CP é uma equipa de topo. Tem qualidade individual, criatividade, velocidade, uma abordagem tática clara e um grande treinador. Com a bola e sem bola são fortes, tal como nas transições, onde são perigosos. É um jogo difícil, mas estamos em grande forma. Temos jogado um grande futebol nas últimas semanas, mas respeitamos o adversário e estamos completamente focados».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 1-1 SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.