António Silva | O “centralão” moderno

- Advertisement -

Benfica

Como é que descreves o desempenho do jovem defesa até agora?

 

António João Pereira Albuquerque Tavares Silva, ou apenas António Silva para o mundo do futebol é a mais recente sensação do Sport Lisboa e Benfica. O jovem central formado nos encarnados parece ter agarrado a sua oportunidade na equipa principal e tem merecido muitos minutos ao serviço de Roger Schmidt.

A pré-temporada já indicava que António Silva poderia ser uma opção caso houvesse a necessidade, mas com nomes como Otamendi e Morato à frente na hierarquia e com as contratações de João Victor e John Brooks, mais ainda com o lesionado Lucas Veríssimo, as oportunidades de António Silva de águia ao peito seriam escassas.

Bem, não foi assim que aconteceu. Otamendi esteve de fora no jogo do Bessa frente ao Boavista e o chamado à titularidade foi, lá está, António Silva. E que jogo! Viu o cartão amarelo muito cedo na partida, ao passar do minuto sete, mas geriu as emoções e fez uma dupla com Morato, entendendo-se na perfeição.

A comparação a Rúben Dias acaba por ser inevitável, por tudo. Aos 18 anos de idade, António Silva demonstra uma maturidade a jogar que impressiona. Não creio que consiga tornar-se indiscutível já esta temporada, mas prevejo um futuro muito(!) risonho para este jovem jogador.

António Silva
António Silva fez a sua formação no SL Benfica, onde está desde 2015 e percorreu os restantes escalões do clube, sendo internacional nas camadas jovens de Portugal.
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

António Silva é o protótipo do central moderno. Imponente fisicamente (187cm e 80kg), excelente no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo e forte no “um para um” defensivo alia ainda à sua capacidade de ser o primeiro homem a construir jogo, sendo capaz de quebrar as linhas adversárias com um passe longo. É um jogador muito completo e tenho de realçar novamente: tem apenas 18 anos!

É craque da cabeça aos pés e creio que as oportunidades que lhe estão a ser dadas esta temporada o vão ajudar imenso a crescer e a ser titular indiscutível já na próxima época.

Tudo indicava que iria fazer a pré-época com o plantel principal e depois seria opção apenas para a equipa B, contudo António tinha outras ideias. Trabalhou, mostrou-se e é agora a primeira alternativa a sair do banco de suplentes da equipa principal.

Acredito que com o regresso de Lucas Veríssimo, António Silva fique em quarto da hierarquia de centrais até porque a contratação de João Victor é ainda uma incógnita, pois chegou lesionado e ainda não se mostrou de maneira nenhuma.

Atualmente Otamendi e Morato são as escolhas primárias de Roger Schmidt, mas António está ali à espreita por mais oportunidades e bem que as merece.

Quanto a Brooks, não creio que tenha espaço neste Benfica onde abundam defesas centrais. Não percebi esta contratação quando há várias hipóteses dentro da estrutura. Ainda assim, creio que António Silva não perca espaço à conta desta contratação de final de mercado.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.