António Silva | O “centralão” moderno

- Advertisement -

Benfica

Como é que descreves o desempenho do jovem defesa até agora?

 

António João Pereira Albuquerque Tavares Silva, ou apenas António Silva para o mundo do futebol é a mais recente sensação do Sport Lisboa e Benfica. O jovem central formado nos encarnados parece ter agarrado a sua oportunidade na equipa principal e tem merecido muitos minutos ao serviço de Roger Schmidt.

A pré-temporada já indicava que António Silva poderia ser uma opção caso houvesse a necessidade, mas com nomes como Otamendi e Morato à frente na hierarquia e com as contratações de João Victor e John Brooks, mais ainda com o lesionado Lucas Veríssimo, as oportunidades de António Silva de águia ao peito seriam escassas.

Bem, não foi assim que aconteceu. Otamendi esteve de fora no jogo do Bessa frente ao Boavista e o chamado à titularidade foi, lá está, António Silva. E que jogo! Viu o cartão amarelo muito cedo na partida, ao passar do minuto sete, mas geriu as emoções e fez uma dupla com Morato, entendendo-se na perfeição.

A comparação a Rúben Dias acaba por ser inevitável, por tudo. Aos 18 anos de idade, António Silva demonstra uma maturidade a jogar que impressiona. Não creio que consiga tornar-se indiscutível já esta temporada, mas prevejo um futuro muito(!) risonho para este jovem jogador.

António Silva
António Silva fez a sua formação no SL Benfica, onde está desde 2015 e percorreu os restantes escalões do clube, sendo internacional nas camadas jovens de Portugal.
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

António Silva é o protótipo do central moderno. Imponente fisicamente (187cm e 80kg), excelente no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo e forte no “um para um” defensivo alia ainda à sua capacidade de ser o primeiro homem a construir jogo, sendo capaz de quebrar as linhas adversárias com um passe longo. É um jogador muito completo e tenho de realçar novamente: tem apenas 18 anos!

É craque da cabeça aos pés e creio que as oportunidades que lhe estão a ser dadas esta temporada o vão ajudar imenso a crescer e a ser titular indiscutível já na próxima época.

Tudo indicava que iria fazer a pré-época com o plantel principal e depois seria opção apenas para a equipa B, contudo António tinha outras ideias. Trabalhou, mostrou-se e é agora a primeira alternativa a sair do banco de suplentes da equipa principal.

Acredito que com o regresso de Lucas Veríssimo, António Silva fique em quarto da hierarquia de centrais até porque a contratação de João Victor é ainda uma incógnita, pois chegou lesionado e ainda não se mostrou de maneira nenhuma.

Atualmente Otamendi e Morato são as escolhas primárias de Roger Schmidt, mas António está ali à espreita por mais oportunidades e bem que as merece.

Quanto a Brooks, não creio que tenha espaço neste Benfica onde abundam defesas centrais. Não percebi esta contratação quando há várias hipóteses dentro da estrutura. Ainda assim, creio que António Silva não perca espaço à conta desta contratação de final de mercado.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Segunda Liga: União de Leiria empata e pode ver Torreense fugir

A União de Leiria empatou frente ao Lusitânia de Lourosa a zero, num encontro da 28.ª jornada da Segunda Liga.

Al Wasl de Rui Vitória sofre reviravolta e perde no terreno do Al Sharjah de José Morais

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, deixou escapar a vantagem inicial e sofreu uma reviravolta na derrota por 2-1 na deslocação ao terreno do Al Sharjah.

Cláudio Braga ainda fez o golo da reviravolta, mas Hearts cede empate e vê Celtic aproximar-se

Na 32.ª jornada da Primeira Liga escocesa, o líder Hearts cedeu um empate a duas bolas no terreno do Livingston, enquanto o Celtic assegurou um importante triunfo por 2-1 na deslocação ao reduto do Dundee FC.

Atenção, Sporting: Sergio Arribas fundamental na vitória do Almería

O Almería recebeu e venceu o Leganés por duas bolas a uma, Sergio Arribas, alvo dos leões, marcou um dos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Leeds United elimina West Ham United de Nuno Espírito Santo nas grandes penalidades e fecha as vagas nas meias-finais da Taça de Inglaterra

O Leeds United foi a Londres vencer o West Ham United por duas bolas a zero, num encontro dos quartos de final da Taça de Inglaterra.

Viktor Gyokeres desiludido: «Não tenho muitas palavras»

Viktor Gyokeres mostrou-se desapontado com a eliminação do Arsenal na Taça de Inglaterra, aos pés do Southampton.

Atenção, Sporting: Estrela da Amadora conta com regresso importante para a partida frente aos leões

Robinho está de volta aos planos de João Nuno, depois de ter cumprido um jogo de suspensão, falhando o Nacional da Madeira x Estrela da Amadora.