António Silva | O “centralão” moderno

Benfica

Como é que descreves o desempenho do jovem defesa até agora?

 

António João Pereira Albuquerque Tavares Silva, ou apenas António Silva para o mundo do futebol é a mais recente sensação do Sport Lisboa e Benfica. O jovem central formado nos encarnados parece ter agarrado a sua oportunidade na equipa principal e tem merecido muitos minutos ao serviço de Roger Schmidt.

A pré-temporada já indicava que António Silva poderia ser uma opção caso houvesse a necessidade, mas com nomes como Otamendi e Morato à frente na hierarquia e com as contratações de João Victor e John Brooks, mais ainda com o lesionado Lucas Veríssimo, as oportunidades de António Silva de águia ao peito seriam escassas.

Bem, não foi assim que aconteceu. Otamendi esteve de fora no jogo do Bessa frente ao Boavista e o chamado à titularidade foi, lá está, António Silva. E que jogo! Viu o cartão amarelo muito cedo na partida, ao passar do minuto sete, mas geriu as emoções e fez uma dupla com Morato, entendendo-se na perfeição.

A comparação a Rúben Dias acaba por ser inevitável, por tudo. Aos 18 anos de idade, António Silva demonstra uma maturidade a jogar que impressiona. Não creio que consiga tornar-se indiscutível já esta temporada, mas prevejo um futuro muito(!) risonho para este jovem jogador.

António Silva
António Silva fez a sua formação no SL Benfica, onde está desde 2015 e percorreu os restantes escalões do clube, sendo internacional nas camadas jovens de Portugal.
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

António Silva é o protótipo do central moderno. Imponente fisicamente (187cm e 80kg), excelente no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo e forte no “um para um” defensivo alia ainda à sua capacidade de ser o primeiro homem a construir jogo, sendo capaz de quebrar as linhas adversárias com um passe longo. É um jogador muito completo e tenho de realçar novamente: tem apenas 18 anos!

É craque da cabeça aos pés e creio que as oportunidades que lhe estão a ser dadas esta temporada o vão ajudar imenso a crescer e a ser titular indiscutível já na próxima época.

Tudo indicava que iria fazer a pré-época com o plantel principal e depois seria opção apenas para a equipa B, contudo António tinha outras ideias. Trabalhou, mostrou-se e é agora a primeira alternativa a sair do banco de suplentes da equipa principal.

Acredito que com o regresso de Lucas Veríssimo, António Silva fique em quarto da hierarquia de centrais até porque a contratação de João Victor é ainda uma incógnita, pois chegou lesionado e ainda não se mostrou de maneira nenhuma.

Atualmente Otamendi e Morato são as escolhas primárias de Roger Schmidt, mas António está ali à espreita por mais oportunidades e bem que as merece.

Quanto a Brooks, não creio que tenha espaço neste Benfica onde abundam defesas centrais. Não percebi esta contratação quando há várias hipóteses dentro da estrutura. Ainda assim, creio que António Silva não perca espaço à conta desta contratação de final de mercado.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

André Lima reage a noite trágica para o Benfica: «A derrota humilhante de ontem não teve a ver com Lage mas sim com falta...

André Lima já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag, que resultou no despedimento de Bruno Lage do comando das águias.

José Mourinho em 2025 sucede a Bruno Lage: ainda te lembras a quem substituiu no Benfica em 2000?

José Mourinho está muito perto de regressar ao Benfica, 25 anos depois de ter orientado o emblema da luz pela primeira vez.

Portugal dá a volta ao resultado e vence a Colômbia por 3-2 no Mundial de Voleibol

No Mundial de Voleibol, Portugal venceu a Colômbia e precisa de vitória americana para se qualificar para os oitavos-de final.

O histórico de José Mourinho ao serviço do Benfica em 2000: treinador apresenta-se em situação semelhante à de 2025

José Mourinho é o nome mais bem colocado para assumir o comando técnico do Benfica, sucedendo a Bruno Lage.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira reage a noite para esquecer do Benfica e deixa ataque a Rui Costa: «Já são demasiados fracassos desportivos e erros de...

Luís Filipe Vieira já abordou a última noite do Benfica, que resultou numa derrota frente ao Qarabag e no despedimento de Bruno Lage.

João Noronha Lopes reage à noite caótica do Benfica: «A boa notícia é que já faltou mais para este pesadelo terminar»

João Noronha Lopes já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag e consequente saída de Bruno Lage do posto de treinador.

Bruno Lage já fala como ex-treinador do Benfica: «José Mourinho disse que eu era um homem muito feliz. Ele também será»

Bruno Lage falou durante a manhã desta quarta-feira enquanto estava a sair do Benfica Campus, onde já não vai orientar o treino dos encarnados.