sl benfica cabeçalho 1

“Não há baliza no Benfica.” “O Benfica não tem guarda-redes.” “Volta, Ederson!” Estas são algumas das queixas que temos ouvido por parte dos adeptos Benfiquistas desde que Ederson fez as malas para Manchester. Bruno Varela não convence e Júlio César não é aposta a longo prazo para o futuro. A troco de dois milhões de euros, o Benfica trouxe Mile Svilar do Anderlecht.

Aquando da sua chegada a Portugal, os elogios na comunicação social eram mais que muitos. Svilar era visto como um dos guarda-redes belgas mais promissores e encarado como uma boa aposta para o clube da Luz, que havia perdido o seu guardião titularíssimo.

Mas nem tudo é um mar de rosas. E o Benfica já nos habituou a questionar algumas decisões, digamos, pouco fáceis de compreender. Ora, se Svilar vinha para conquistar um lugar ao sol, a verdade é que até agora ainda nem pôde tentar fazê-lo, pois nem faz parte das convocatórias. É totalmente compreensível o facto de não promover um miúdo de 18 anos pouco experiente à titularidade da equipa principal do Benfica. Mas será que relegá-lo a constantes dispensas ajuda de alguma forma à fomentação da experiência que se deseja num jogador em ascensão? De todo.

Svilar é aposta de futuro do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Svilar é aposta de futuro do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Na passada quarta-feira, o Benfica jogou a Fase de Grupos da Taça da Liga, frente ao Braga, e, numa altura em que se esperava que Svilar saltasse ‘lá para dentro’ (especialmente depois das últimas más exibições de Varela), voltou a não constar da lista de convocados.

Anúncio Publicitário

O miúdo tem potencial, tem bons reflexos e movimentos rápidos fora dos postes. A sua juventude alia-se à qualidade técnica e à capacidade física. Fica aquém em experiência, mas, nestes aspetos, fica à frente de Varela e de Júlio César. Posto isto, por que não apostar nele? Se Varela e Júlio César não servem às atuais necessidades da baliza do Benfica, por que deixar de fora um jogador em cuja compra se investiram mais de dois milhões de euros? Por quê ter medo de mexer no plantel, se há mais (e melhores) opções? Será Svilar uma aposta para daqui a um ano ou dois, como tantas outras, ou veio para calçar as luvas apenas se (ou quando) Júlio César se lesionar e Bruno Varela não tiver mãos a medir para defender as redes dos ‘encarnados’? Tantas dúvidas, Benfica…

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários