📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bem-vindo, Grimaldo!

- Advertisement -

cabeçalho benfica

Depois da confirmação de Franco Cervi há já algum tempo – parece que Rui Vitória o quer em Lisboa já em janeiro – eis que muitos benfiquistas veem satisfeito um dos seus desejos de Natal: Alejandro Grimaldo vai mesmo jogar no Benfica. O contrato é de quatro épocas e meia, e os valores do negócio devem rondar um milhão de euros. Apesar de ainda faltar o comunicado oficial, a imprensa espanhola garantia ontem que as negociações já tinham chegado ao fim com sucesso, e os jornais desportivos portugueses de hoje dão grande destaque a esta contratação.

Grimaldo é um promissor defesa lateral esquerdo espanhol, que fez toda a sua curta carreira – tem apenas 20 anos – no Barcelona B, na segunda divisão espanhola. O seu percurso é singular: vindo do Valência, onde fez grande parte da sua formação, foi o mais jovem jogador a estrear-se pela equipa secundária do Barcelona, ainda não tinha completado 16 anos. A mudança de clube trouxe também uma drástica alteração de posicionamento em campo, passando de um “número 10” para um lateral-esquerdo. Aos 17 anos já era escolha do atual treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, para a seleção sub-21 espanhola. Mas, apesar das boas exibições e dos elogios que foi colecionando, nunca teve uma verdadeira oportunidade na equipa principal catalã.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=JteD-22aC60″]

Não estou ainda em condições de fazer uma completa avaliação do jogador, mas sabe-se que é rápido, bom tecnicamente, competente a defender e que se envolve muito no processo ofensivo, dando bastante profundidade e criatividade ao jogo pela lateral – algo que pode ser muito útil ao atual Benfica, que ora aglomera todo o seu caudal ofensivo pelo meio (sem grandes resultados práticos) ora tenta atacar pelas alas, onde sobram cruzamentos estéreis de André Almeida e Eliseu e falta a tal criatividade dos laterais para jogadas individuais, triangulações ou tabelas com os extremos e os avançados. Outras características particulares de Grimaldo são a forma exímia como bate livres à entrada da área – já marcou alguns golos assim – , a capacidade de aparecer muitas vezes em zonas de finalização, o seu forte remate e a precisão nos cruzamentos. Para além de tudo isto, tem uma enorme margem de progressão. O antigo lateral esquerdo espanhol Capdevilla prognosticava hoje ao O Jogo um futuro promissor do seu compatriota no bicampeão português: “A transferência para o Benfica é uma boa aposta para ele e para o clube. É um grande talento, um jogador de grande qualidade”.

Sabendo que a ligação do jogador ao Barcelona acaba já no final da época, Vieira antecipou-se e muito bem. Acaba por só desembolsar um milhão de euros (um terço do que custou Taarabt, por exemplo) por Little, como é conhecido em Espanha devido ao seu metro e setenta de altura, que chegou a ser apontado como um dos futuros melhores laterais esquerdos do mundo antes de se ter lesionado em 2013 com gravidade – rotura de ligamentos no joelho direito, que o obrigou a uma paragem de um ano. A chegada de Grimaldo vem compensar aquela que eu penso ser a posição mais frágil no onze encarnado atualmente. Eliseu vem mostrando há muito tempo dificuldades de posicionamento defensivo, que já custaram à equipa alguns golos sofridos – lembro-me daquela sua exibição desastrosa na Turquia na fase de grupos da Champions – e cada vez menos fulgor a atacar. Na aparente impossibilidade de fazer regressar Siqueira, a escolha óbvia era mesmo Grimaldo. Acredito que, se o espanhol se adaptar rapidamente, a partir de fevereiro tem o lugar conquistado e já podemos encarar a fase decisiva do campeonato e os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com um defesa-esquerdo que dê segurança à equipa.

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.