Sport Lisboa e Benfica: 114 anos de história

    Eusébio, referido anteriormente, foi talvez a figura mais referida pelo meu avô nas suas histórias. Foi, sem dúvida, a referência mais alta do Benfica e uma das maiores do país e do Mundo. Carregou muito do Benfica às costas e tornou-se na figura mais respeitável de sempre do nosso clube. O meu avô, contava-me também histórias de Chalana, Shéu, Bento, António Simões, Coluna, entre outros. Nomes, tantos nomes, que nunca vão ser apagados dos já 114 anos de história do nosso clube. É necessário reafirmar que, mesmo sem as condições normais que os jogadores de hoje em dia têm, estes nomes faziam elevar o símbolo do nosso clube perante grandes referências do futebol internacional.

    Anos mais tarde o Benfica iria atravessar anos contínuos de insucessos, anos onde os objetivos ficariam longe de ser alcançados e iria ficar marcado na história um longo capitulo nada desejado. Entravamos depois no segundo milénio e teríamos de esperar pela época de 2004 para voltar a ver, valentes anos depois, o Benfica a conquistar o título nacional e desde a sua fundação, podemos somar agora 36 conquistas desses. 26 taças de Portugal conquistadas, 7 taças da Liga e 7 super-taças. Tudo números que fazem do Benfica um clube tão grande quanto o seu aniversário, um clube que escreveu 114 anos de história riquíssima e que faz de nós adeptos de um dos clubes mais importantes do futebol mundial.

    No meio de épocas menos áureas, o Benfica regressou às conquistas
    Fonte: SL Benfica

    É necessário admitir que nem tudo, nestes 114 anos, foi um mar de rosas. O Benfica atravessou crises profundas mas que também mostrou imensas vezes a sua dimensão. Colocou o seu símbolo e a sua grandeza a par daqueles que também sempre foram grandes. Nasceu como futebol e hoje são imensas as modalidades, apostou na inovação e no desenvolvimento da formação, apontou baterias a objetivos bem traçados e mostrou aos seguidores do futebol que o Benfica é já uma grande referência.

    Para mim, que sou novo, pouco vi da história do Benfica mas gostou de relembrar nomes que passaram por cá: Aimar, Di Maria, David Luiz, Simão, Ricardo Rocha, Petit, Simão, Luisão e tantos outros. Gosto de relembrar as finais europeias e as vitórias, principalmente, frente ao Liverpool e ao Manchester United. E os adeptos? Esses. Que também fazem do Benfica uma família. Que atravessam o país de uma ponta a outra, que vão ao estrangeiro, que suportam o frio e o calor, que não dizem “não” quando é hora de mostrar o carinho pelo clube. O Benfica é tão isto, e isto tanto se viu em 114 anos de história.

    Foto de Capa: SL Benfica

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Neves
    João Neveshttp://www.bolanarede.pt
    O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.