📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica B na International Premier League: será este o ano?

- Advertisement -

A International Premier League destaca-se no Velho Continente pelo formato inovador, estilo Champions, e pela repercussão que uma competição organizada pela liga mais marketingzada do planeta naturalmente oferece. As 12 melhores equipas sub-23 de Inglaterra (ou seja, as que compõem a Premier League 2) recebem nos seus terrenos as 12 melhores academias da Europa, que surgem por convite. É uma prova oficial, apesar de não estar ao abrigo uefeiro: é o mais próximo que existe duma Champions League no escalão etário em questão, um intermediário entre a Youth League e a competição original. O SL Benfica, sendo presença habitual no certame, resiste em confirmar o prestígio que o Seixal vai construindo na Europa, com prestações muito aquém e a impressão de um certo desinteresse dos responsáveis encarnados. Este ano, porém, a situação encaminha-se com outra seriedade, demonstrado com o primeiro lugar na fase de grupos e ao deixar para trás a rapaziada do Hertha BSC, do Blackburn Rovers FC e do Newcastle United FC.

É com toda a naturalidade que os comandados de Renato Paiva confirmam as previsões de superioridade contra os adversários em questão. Depois da vitória inicial por 2-1 sobre os alemães e do empate seguinte (1-1) com os Magpies, nova vitória por 2-1 sobre os Rovers (com Daniel dos Anjos a tornar-se herói numa reviravolta épica ao cair do pano) confirma o lugar cimeiro da classificação e a porta aberta para os quartos-de-final, sendo a primeira equipa a lá chegar.

Pedro Henrique persegue o marcador directo, num duelo difícil para toda a equipa
Fonte: SL Benfica

Torna-se então motivo de reflexão a demora na aposta séria na competição. Desde 2014-15 que o Benfica se tem passeado por Inglaterra sem grande destaque, cabendo ao FC Porto a manutenção da honra portuguesa com duas vitórias finais. Na primeira época, um decepcionante terceiro lugar nos grupos contra as qualidades de Manchester City FC, Leicester City FC e Schalke 04. Em 2015-16, a chegada ao quartos-de-final depois de um grupo com Chelsea FC e Liverpool FC, para a seguir existir o tropeção contra o… FC Porto (0-1). No ano seguinte, um dos piores segundos classificados num aglomerado com Sunderland AFC, PSV Eindhoven e Derby County FC. Na última grande olvidável época para o universo benfiquista, 2017-18, houve terceiro lugar contra Villarreal CF, Tottenham Hotspur FC e West Ham FC e, no ano passado, o último lugar confirmou-se apesar de – caricatamente – coincidir com uma vitória sobre o… Bayern de Munique, futuro vencedor da competição.

É portanto uma das maiores missões a curto prazo para a formação encarnada e para o próprio Benfica Futebol Campus, além da teimosa Youth League, que vai resistindo ao Museu Cosme Damião. Renato Paiva terá com toda a certeza ambições internacionais, num mercado demasiado mediático para o SL Benfica ignorar. Toda a equipa técnica mostra querer-se afirmar de forma sério nesse contexto e tudo têm feito esta temporada para respeitar os pergaminhos do clube, existindo a qualidade no plantel por eles dirigidos para dar azo a vitórias que confirmem, finalmente, o troféu.

Foto de capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.