Benfica pelo Mundo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Sport Lisboa e Benfica nunca, em tempo algum, fora uma nação de adeptos portugueses limitada por fronteiras. Ao longo dos seus 112 anos de história, essa realidade foi-se a reforçando e tornou-se uma nação cada vez mais mundial. As águias são, há muito, um clube internacional. Rasgaram as fronteiras e coseram novas à medida que conquistaram o mundo desde a sua criação. Foram renovando essas mesmas fronteiras até que estas mesmas deixaram de existir. Hoje, em qualquer parte do mundo, o Benfica é reconhecido. Mesmo não tendo em conta as conquistas desportivas a nível europeu, o Benfica conseguiu manifestar-se como uma instituição que não reconhece raça, idioma nem nação. Contudo, a conquista do bicampeonato europeu dos anos de 1960/61 e 1961/62 ajudaram na propagação do poderio e alma benfiquista.

A grande expansão da equipa de águia ao peito deu-se devido às colónias portuguesas, principalmente em África. Até 1975/76, Portugal detinha colónias pela costa africana, como são os casos de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Além disso, Timor fora também uma colónia portuguesa. Apesar de muito antes, o Brasil também pertencera ao território português, herdando a língua materna e suscitando uma enorme empatia pelos “irmãos portugueses”.

O “Rei” Eusébio é de origem moçambicana. Ter esta lenda do futebol a envergar o manto sagrado durante 15 anos expandiu e intensificou o caloroso apoio dos adeptos estrangeiros. Por todo o lado, adeptos do futebol que corria nos pés do “Pantera Negra” apoiavam também o glorioso. Em África, os golos de Eusébio pelo Benfica eram festejados em êxtase. Com eles, o hábito de celebrar golos dos encarnados criou-se e a simpatia pelo clube nasceu no coração africano.

Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos Fonte: SL Benfica
Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos
Fonte: SL Benfica 

Em 2006, o Sport Lisboa e Benfica foi considerado, pelo Guinness World Records, o clube com mais sócios do mundo, aclamando assim o título de maior clube do mundo. Na altura eram 160.398 associados. Após recontagem, passaram a 157.000, mas mantém o lugar no top 3 mundial só atrás de Bayern Munique e Arsenal. Sendo estas uma equipa alemã e uma inglesa, onde a população é significativamente superior à população portuguesa (assim como grande parte dos países europeus o são), os resultados do Benfica são excelentes. Em termos internos, é, e sempre foi, o maior clube de Portugal.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.