Benfica pelo Mundo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Sport Lisboa e Benfica nunca, em tempo algum, fora uma nação de adeptos portugueses limitada por fronteiras. Ao longo dos seus 112 anos de história, essa realidade foi-se a reforçando e tornou-se uma nação cada vez mais mundial. As águias são, há muito, um clube internacional. Rasgaram as fronteiras e coseram novas à medida que conquistaram o mundo desde a sua criação. Foram renovando essas mesmas fronteiras até que estas mesmas deixaram de existir. Hoje, em qualquer parte do mundo, o Benfica é reconhecido. Mesmo não tendo em conta as conquistas desportivas a nível europeu, o Benfica conseguiu manifestar-se como uma instituição que não reconhece raça, idioma nem nação. Contudo, a conquista do bicampeonato europeu dos anos de 1960/61 e 1961/62 ajudaram na propagação do poderio e alma benfiquista.

A grande expansão da equipa de águia ao peito deu-se devido às colónias portuguesas, principalmente em África. Até 1975/76, Portugal detinha colónias pela costa africana, como são os casos de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Além disso, Timor fora também uma colónia portuguesa. Apesar de muito antes, o Brasil também pertencera ao território português, herdando a língua materna e suscitando uma enorme empatia pelos “irmãos portugueses”.

O “Rei” Eusébio é de origem moçambicana. Ter esta lenda do futebol a envergar o manto sagrado durante 15 anos expandiu e intensificou o caloroso apoio dos adeptos estrangeiros. Por todo o lado, adeptos do futebol que corria nos pés do “Pantera Negra” apoiavam também o glorioso. Em África, os golos de Eusébio pelo Benfica eram festejados em êxtase. Com eles, o hábito de celebrar golos dos encarnados criou-se e a simpatia pelo clube nasceu no coração africano.

Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos Fonte: SL Benfica
Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos
Fonte: SL Benfica 

Em 2006, o Sport Lisboa e Benfica foi considerado, pelo Guinness World Records, o clube com mais sócios do mundo, aclamando assim o título de maior clube do mundo. Na altura eram 160.398 associados. Após recontagem, passaram a 157.000, mas mantém o lugar no top 3 mundial só atrás de Bayern Munique e Arsenal. Sendo estas uma equipa alemã e uma inglesa, onde a população é significativamente superior à população portuguesa (assim como grande parte dos países europeus o são), os resultados do Benfica são excelentes. Em termos internos, é, e sempre foi, o maior clube de Portugal.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence Benfica por 3-0 no primeiro jogo da final do campeonato

O Sporting entrou com o pé direito na final do campeonato de Voleibol e reforçou o domínio sobre o rival Benfica esta época.

José Mourinho fala de Franjo Ivanovic: «É pena que isto acabe daqui a três semanas»

José Mourinho deixou elogios a Franjo Ivanovic depois da partida do Benfica contra o Moreirense, para a Primeira Liga.

Treinador do Venezia brinca com o valor de Issa Doumbia: «15 milhões por ele e para o Sporting é muito pouco»

Depois de Issa Doumbia brilhar frente ao Empoli, o treinador do Venezia, Giovanni Stroppa, falou sobre o interesse do Sporting.

José Mourinho e o castigo a Gianluca Prestianni: «Neste momento estou na expetativa para ouvir e ler comentários de pessoas que falaram tanto na...

José Mourinho abordou o castigo aplicado pela UEFA a Gianluca Prestianni e elogiou o internacional argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não esconde: «O único culpado de não jogar é o Prestianni»

Após a vitória do Benfica por 4-1 frente ao Moreirense, José Mourinho explicou a decisão de voltar a não incluir Gianluca Prestianni no onze titular.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É uma ocupação racional do espaço»

José Mourinho respondeu a uma pergunta do Bola na Rede depois da vitória do Benfica sobre o Moreirense por 4-1.

União de Leiria perde contra o Felgueiras e atrasa-se na luta pela subida

União de Leiria foi a casa do Felgueiras e perdeu 2-1. Os visitantes ainda começaram a ganhar, mas viram o resultado ser revertido.