📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Benfica pelo Mundo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Sport Lisboa e Benfica nunca, em tempo algum, fora uma nação de adeptos portugueses limitada por fronteiras. Ao longo dos seus 112 anos de história, essa realidade foi-se a reforçando e tornou-se uma nação cada vez mais mundial. As águias são, há muito, um clube internacional. Rasgaram as fronteiras e coseram novas à medida que conquistaram o mundo desde a sua criação. Foram renovando essas mesmas fronteiras até que estas mesmas deixaram de existir. Hoje, em qualquer parte do mundo, o Benfica é reconhecido. Mesmo não tendo em conta as conquistas desportivas a nível europeu, o Benfica conseguiu manifestar-se como uma instituição que não reconhece raça, idioma nem nação. Contudo, a conquista do bicampeonato europeu dos anos de 1960/61 e 1961/62 ajudaram na propagação do poderio e alma benfiquista.

A grande expansão da equipa de águia ao peito deu-se devido às colónias portuguesas, principalmente em África. Até 1975/76, Portugal detinha colónias pela costa africana, como são os casos de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Além disso, Timor fora também uma colónia portuguesa. Apesar de muito antes, o Brasil também pertencera ao território português, herdando a língua materna e suscitando uma enorme empatia pelos “irmãos portugueses”.

O “Rei” Eusébio é de origem moçambicana. Ter esta lenda do futebol a envergar o manto sagrado durante 15 anos expandiu e intensificou o caloroso apoio dos adeptos estrangeiros. Por todo o lado, adeptos do futebol que corria nos pés do “Pantera Negra” apoiavam também o glorioso. Em África, os golos de Eusébio pelo Benfica eram festejados em êxtase. Com eles, o hábito de celebrar golos dos encarnados criou-se e a simpatia pelo clube nasceu no coração africano.

Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos Fonte: SL Benfica
Em São Tomé e Príncipe sabem o que é o Benfica desde pequeninos
Fonte: SL Benfica 

Em 2006, o Sport Lisboa e Benfica foi considerado, pelo Guinness World Records, o clube com mais sócios do mundo, aclamando assim o título de maior clube do mundo. Na altura eram 160.398 associados. Após recontagem, passaram a 157.000, mas mantém o lugar no top 3 mundial só atrás de Bayern Munique e Arsenal. Sendo estas uma equipa alemã e uma inglesa, onde a população é significativamente superior à população portuguesa (assim como grande parte dos países europeus o são), os resultados do Benfica são excelentes. Em termos internos, é, e sempre foi, o maior clube de Portugal.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Margarido: «A vitória do Benfica ajusta-se. Resistimos enquanto pudemos»

Tiago Margarido analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

José Mourinho elogia equipa e lamenta: «Não se jogou mais que 20 minutos»

José Mourinho analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Gianluca Prestianni decisivo para a vitória do Benfica: «Permite ter mais confiança para o dérbi»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Zé Vítor lamenta derrota do CD Nacional e elogia Benfica: «Do outro lado estava uma grande equipa, muito qualificada»

Zé Vítor analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto elimina a Académica com reviravolta na Taça de Portugal

O FC Porto conquistou, este sábado, o seu lugar na próxima fase da Taça de Portugal com uma vitória por 6-4 frente à Académica.

Borussia Dortmund leva a melhor sobre Bayer Leverkusen e sobe ao 3.º lugar da Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu por 2-1 o Bayer Leverkusen e assume o terceiro lugar da Bundesliga. Fábio Silva assistiu ao golo de Karim Adeyemi.

Tango argentino iniciou epopeia grega e terminou em Bailinho da Madeira: Benfica garante reviravolta e vence CD Nacional

O CD Nacional colocou o Benfica em dificuldades na 12.ª jornada da Primeira Liga. Vitória do Benfica só surgiu nos descontos.