Benfica Sub19 1-2 Salzburgo Sub19: 5 minutos fatais

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Hoje escrever-se-ia sempre uma das páginas mais bonitas da história do futebol de formação em Portugal. Aos títulos de selecções (dois Mundiais de sub20 e um europeu de sub17 conquistado o ano passado), esperava-se juntar-se um de clubes. Não aconteceu. O Benfica não se sagrou campeão europeu de sub19, mas a presença de um clube português na final da Liga dos Campeões dos miúdos é um atestado de competência a quem forma homens e jogadores no nosso país.

O início de jogo, como seria de esperar, foi banhado a nervosismo de parte a parte. A pressão da iminência da história criava borboletas na barriga e dores no peito a miúdos a aprender a lidar com estas situações.

Neste contexto, as oportunidades de golo escassearam nos primeiros instantes, sendo preciso esperar até ao minuto 26 pela primeira verdadeira ocasião de golo. Diogo Gonçalves, sobre a esquerda da àrea do Salzburgo, servido por João Filipe, atirou à trave da baliza austríaca. Estava desembaraçado o nervosismo e perdida a vergonha. A carreira de tiro abriu, e o Benfica, na segunda ocasião que teve, marcou. João Filipe (outra vez) cobrou livre sobre a direita e encontrou a cabeçada certeira de José Gomes. Estava inaugurado o marcador aos 29 minutos.

Presença encarnada na final da competição deixou o país futebolístico orgulhoso Fonte: UEFA.com
Presença encarnada na final da competição deixou o país futebolístico orgulhoso
Fonte: UEFA.com

Até final da primeira parte, o Benfica tratou de gerir o jogo, circulando de forma mais lenta e certeira. Adaptou-se às circunstâncias, como equipa grande que já é, mesmo com o obstáculo da pressão alta do Salzburgo. Não se livrou, porém de sustos, como o remate de Berisha, na pequena àrea, que saiu por cima da baliza defendida por Fábio Duarte. Fora isso, o jogo era dos encarnados. Uma sensação de controlo que levaram para os balneários.

Um controlo que se manteve na segunda parte. Tanto emocional, como no resultado. Pena só ter durado 25 minutos, altura em que os austríacos, já com Patson  em campo, chegaram ao empate, pela recém entrada arma secreta.

O Benfica caiu muito, e adivinhava-se uma reviravolta que se viria a confirmar 5 minutos depois do golo da igualdade. Num lance gizado por Wolf e concretizado por Schmidt, o Salzburgo deu a cambalhota no marcador e passou para a frente da decisão da final da UEFA Youth League.

Os encarnados, demasiado combalidos emocionalmente, demoraram a reagir, esboçaram dois remates de inconformismo (por Vinicius) que fizeram renascer a esperança, mas já era tarde demais para ressuscitar um sonho morto em 5 minutos.

Foto de Capa: UEFA

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joaquim Milheiro lança fase final do Benfica na Youth League: «Pretendemos posicionar-nos como o número 1 nesta prova. O Benfica pensa em grande»

Joaquim Milheiro fez a análise do sorteio da fase final da Youth League. Benfica já conhece o caminho até à final da prova.

Justiça: Cristiano Ronaldo leva a melhor no tribunal contra a Juventus

O tribunal confirmou que Cristiano Ronaldo não terá que pagar nada à Juventus. Os italianos afirmavam que o luso teria que lhes devolver 9,8 milhões de euros.

Al Rayyan de Artur Jorge impede derrota com 2 golos nos descontos na Liga do Catar

O Al Rayyan de Artur Jorge esteve perto de perder, mas resgatou um empate no fim. Emocionante 3-3 diante do Catar na liga local.

AVS SAD emite comunicado sobre situação de Antoine Baroan: «Será sujeito a intervenção cirúrgica durante o dia de sábado»

O AVS SAD abordou a situação de Antoine Baroan. O jogador saiu lesionado da partida entre os nortenhos e o Sporting, para a Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos revela ter saudades do Estádio da Luz

Richard Ríos encontra-se a recuperar de uma lesão no ombro esquerdo, mas assumiu que tem vontade de voltar a jogar pelo Benfica.

Para Francesco Farioli ter em conta? João Costa continua a ser talismã no FC Porto B

João Costa regressou à equipa B do FC Porto, que venceu durante esta sexta-feira o Académico de Viseu por três bolas a uma.

Matheus Reis tem data de saída do Sporting marcada

Matheus Reis vai deixar o Sporting nos próximos dias. O lateral brasileiro prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo.