Boavista FC X SL Benfica | Águia com voo difícil no covil da Pantera

    Primeira Liga, 23.ª jornada: sexta-feira, 20h15, 18 de fevereiro de 2022

    CRÓNICA: GERIR? A PRIORIDADE É O CAMPEONATO E ATÉ GRIMALDO REGRESSA

    Quem o confirmou foi Nélson Veríssimo na antevisão à partida. O lateral espanhol viu-se confrontado com problemas na coxa esquerda, entretanto debelados e que o tornam disponível para o encontro desta Sexta-Feira, que se realiza três semanas depois do empate em Leiria, para a Taça da Liga.

    O SL BENFICA TEM UMA PROVA DE FOGO MUITO IMPORTANTE ANTES DO EMBATE FRENTE AO AFC AJAX. SERÁ QUE O BOAVISTA FC VAI CONSEGUIR BATER O PÉ? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

    Houve jogadores do Boavista que não puderam estar presentes pelos compromissos nas seleções, como também aconteceu connosco. A ideia do treinador vai estar presente, mas os protagonistas podem alterar algumas dinâmicas do próprio jogo.

    Mas tivemos em linha de conta o jogo que fizemos com o Boavista para Taça da Liga. Em função dessa análise, ver quais são as debilidades e o que podemos aproveitar relativamente ao Boavista.

    A equipa do Petit tem dinâmicas ofensivas muito interessantes, diferentes à esquerda e à direita, e é uma equipa muito competente a defender“, contextualizou o treinador das águias, apontando as diferenças entre as duas equipas e as dificuldades acrescidas dos encarnados.

    O jogo europeu com o Ajax, a meio da semana, parece não ser o foco da equipa técnica, que garante que atenção se prende essencialmente com o Boavista e a possibilidade do SL Benfica  em continuar na luta por título cada vez mais irrealista – mas possível.

    Otamendi, Weigl e Darwin encontram-se na iminência de castigo disciplinar por acumulação de amarelos. João Mário, que regressou na última partida frente ao Santa Clara – apesar de ter ficado no banco os 90 minutos – é forte hipótese no onze titular.

    Do outro lado, Petit é um treinador preocupado. A equipa sente dificuldades em chegar à vitória e vê-se depauperada de dois titulares da defesa, Porozo e Abascal. Yamache, dono da ala esquerda, a contas com uma entorse nos últimos tempos, parece recuperado.

    “Ao longo das semanas, temos estado limitados sempre por expulsões, acumulação de amarelos ou lesões, mas, enquanto equipa técnica, temos de encontrar soluções para apresentar sempre um ‘onze’ forte.

    Gostaria de ter sempre todo o plantel disponível, pois seria melhor para a competitividade entre posições, mas tivemos de arranjar soluções, trabalhá-los durante a semana e prepará-los bem para a estratégia do jogo”, tentou relativizar Petit e mostrando a sua faceta de estratega que se transcende nas situações de maior limitação e aperto.

    “Ainda assim, o nosso foco também está no que podemos e estamos a fazer. Não temos tido a felicidade de conquistar mais pontos e acho que poderíamos ter muitos mais.”

    O árbitro é Rui Costa, da AF Porto. Será auxiliado por Nuno Manso e João Bessa Silva nas laterais e Carlos Macedo como quarto árbitro. No VAR, Gustavo Correia e Inácio Pereira.

    10 DADOS RÁPIDOS

        1. 61 visitas do SL Benfica ao Bessa: 28 vitórias (46% de aproveitamento) e 20 empates, com 306-117 em golos. Porém, encarnados só venceram dois dos últimos cinco encontros.
        2. Se alargarmos a análise a todo o período desde que os axadrezados voltaram à ribalta (2014-15), o SL Benfica soma quatro vitórias em sete jogos como visitante.
        3. A maior seca no Bessa: 9 jogos sem conhecer a vitória entre 1995-96 e 2005-06.
        4. E o período mais produtivo? Os 19 jogos desde a estreia em confrontos contra Panteras (segunda volta de 1934-35) até 1973-74, logo em Setembro. Ou seja, o Boavista demorou 38 anos até conseguir vencer o SL Benfica em casa, em provas oficiais.
        5. Focando-nos no momento atual, os comandados por Petit não se habituam a ganhar nem a… perder: fruto de insólita série de empates (sete, cinco deles consecutivos) os axadrezados não ganham há oito jogos mas também só perderam um dos últimos dez.
        6. Sauer (com oito golos), Musa (nove) e Yusupha (cinco), com os 22 golos contabilizados entre si, representam 61% da globalidade dos 36 conseguidos pela equipa esta temporada.
        7. Boavista ainda não ganhou esta época em jogos arbitrados por Rui Costa: dois empates e a pesada derrota (0-4) em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, a contar para a Taça de Portugal.
        8. o SL Benfica ganhou um (o 5-0 nos Açores), mas empatou o outro, com o Moreirense na Luz, jogo de muita polémica.
        9. O empate conseguido no tempo regulamentar da meia-final da Taça da Liga representou o primeiro jogo sem perder de Petit contra a sua antiga equipa. Antes disso levava 13 derrotas no mesmo número de jogos.
        10. No plantel boavisteiro, Yanis Hamache é o único que sabe o que é marcar ao SL Benfica em casa – apontou um dos golos do 3-0 da época transata.  Do atual plantel encarnado, já ninguém sabe o que é marcar no Bessa (Pizzi foi o último sobrevivente…), e poucos restam dos participantes na última vitória (4-1 em 2019-20): só Vlachodimos, Taarabt, Grimaldo e Seferovic.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Petar Musa (Boavista FC) – Curiosidades em redor da sua apetência finalizadora: os nove golos em 22 jogos representam taxa de aproveitamento (0,41 de média) histórica que ameça fortemente o recorde deste século, pertencente ao ‘Pistoleiro’ Elpídio Silva – que conseguiu 13 em 27 participações (0,48) no titulo do Boavistão, em 2000-01.

    Surge no entanto um problema: no contrato de empréstimo celebrado entre Boavista e Slavia de Praga, foi acordada uma cláusula obrigatória de compra caso o avançado chegasse aos dez golos. Ora, os checos acusam os portugueses de ainda nem terem pago a taxa inicial de empréstimo e ‘problemão’ adensa-se.

    Musa marca consecutivamente há três jogos e estará naturalmente motivado para continuar a série frente ao SL Benfica, já que as águias são um dos clubes mais atentos à sua situação contratual. E agora, quem paga?

     

    Everton Cebolinha Paulo Oliveira Diogo Leite
    Everton tem estado em destaque do lado dos encarnados
    Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

    Everton (SL Benfica) – Atravessa a melhor fase da águia ao peito: três golos e duas assistências nos últimos cinco jogos, que coroaram exibições acima da sua média na Europa.

    Com oportunidade de se assumir na montra europeia a meio da semana, pode o jogo de amanhã ser excelente oportunidade para ganhar confiança e consolidar a sua importância no sistema encarnado.

     

    XI´S PROVÁVEIS

    Boavista FC: Bracalli; Cannon, Ilori e Filipe Ferreira; Nathan, Seba Pérez, Makouta e Yamache; Sauer, Yusupha e Musa.

    Treinador: Petit

    Tirámos ilações do que aconteceu na Taça da Liga, mas importa mais ser uma equipa com entrega, alma, qualidade a jogar e intensidade. Se isso estiver presente, disputaremos o jogo pelo jogo“.

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Lázaro, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Rafa, João Mário, Weigl e Everton; Gonçalo Ramos e Darwin.

    Treinador: Nélson Veríssimo

    É uma equipa (Boavista) que pratica um futebol positivo dentro daquilo que é ideia de jogo do treinador. Esperamos o jogo difícil mas mais importante é centrarmos as nossas atenções no que temos de fazer, no jogo ofensivo e na forma como temos de defender”.

    PREVISÃO DE RESULTADO: BOAVISTA FC 1-2 SL BENFICA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.