Boavista FC x SL Benfica | Manter o nível

    Benfica

    Primeira Liga, 4.ª Jornada: sábado, 18h, 27 de agosto de 2022

    ANTEVISÃO: O BESSA, CAMPO TRADICIONALMENTE DIFÍCIL, É O PRIMEIRO GRANDE OBSTÁCULO INTERNO

    Há duas épocas, Jesus saboreava um 3-0, gélidamente servido por Vasco Seabra. Há uns meses, mas ainda 2021-22, Nelson Veríssimo viu-se a ganhar no Bessa à meia-hora por dois golos de diferença. Petit foi ao balneário, arregaçou as mangas e exigiu mais. Muito mais.

    «Estávamos a perder 2-0 ao intervalo em 2021/22 e disse [aos jogadores do Boavista] que tinham de ter coragem para dar dois passos em frente e começar a pressionar mais alto, já que o Benfica erra na fase de construção. Desse modo, estaríamos mais perto da baliza contrária para fazer golos e chegar ao empate»

    Javi Garcia, Yusupha, Gustavo Sauer e companhia entranharam a ideia: e é o brasileiro que comanda as tropas no assalto àquele frágil Benfica, que entrou desorientado e assim ficou toda a segunda metade. Os golos podiam ter surgido mais cedo, mas a resistência ainda durou até aos 74’.

    Naturalmente, o segundo, o do empate, surgiu pouco depois. E a justiça do resultado estava feita, ficando a pergunta no ar se não teria sido jogo para três pontos boavisteiros. A lição ficou gravada – pelo menos é a ideia que Petit tenta passar para o duelo desta noite.

    «É isso que queremos amanhã: coragem para saber em que momentos devemos pressionar mais alto ou baixar as linhas e ter espaço para podermos transitar ou contra-atacar»

    Já não pode é contar com as figuras desse encontro. Sauer saiu em busca dos milhões, Yusupha tá lesionado, Javi é adjunto do treinador rival. Hamache, a figura do 3-0 de há dois anos, continua de fora a ganhar ritmo depois dos dias – em vão – a tratar da transferência (falhada) para o Dnipro. O treinador diz que não está apto.

    Porém, já todos os reforços podem ser inscritos e ir a jogo. Robson Reis e Onyemaechi, defesas-centrais, podem ser opção, não sendo porém provável que isso aconteça: Cannon, Sasso e Abascal parecem tornar-se cada vez mais pedras basilares do onze.

    Do outro lado, Roger Schmidt enfrenta uma dor de cabeça. Em causa está a vaga ao lado de Morato, que Otamendi está suspenso e por isso ficará a repousar: Vertonghen ou António Silva? O técnico responde.

    «Terei de tomar uma decisão. Ambos estão numa boa condição. É incomum jogar com dois esquerdinos, mas é possível. Quando se joga com dois destros ninguém fala sobre isso, por isso também é possível jogar com dois esquerdinos. Mas o António também tem trabalhado bem e tomarei a minha decisão final amanhã »

    Será essa a principal questão quanto a que Benfica se vai apresentar no Bessa. Certezas há em relação ao fio de jogo e à abordagem descarada que mais uma vez irá a campo: até agora, os encarnados contam por vitórias os jogos efectuados – seis-, com 17 golos marcados – 2,8 por jogo – e apenas dois sofridos. Respira-se confiança e a intenção é prolongar o bom momento.

    O árbitro nomeado é João Pinheiro.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. 129 jogos entre axadrezados e encarnados: 75 vitórias dos segundos contra 20 dos primeiros
    2. Se contarmos só jogos no Bessa, como vai acontecer este Sábado, o saldo continua positivo a favor do SL Benfica: 62 jogos, 28 vitórias. O Boavista conseguiu 13.
    3. Maiores derrotas no Bessa? Duas por 3-0, as duas já neste século (2006-07, com Fernando Santos, e 2020-21, com Jesus)
    4. Pior série no Bessa? De Março de 1996 a… Abril de 2006. Dez anos sem qualquer vitória.
    5. Para encontrar melhor arranque dos homens de Petit no campeonato temos que recuar… 18 anos. Em 2004-05, o Boavista tinha duas vitórias e um empate à terceira jornada (agora tem duas mais a derrota frente ao Casa Pia). Nessa época, o plantel ainda com resquícios de Boavistão conseguiria manter a toada e ser líder à… 14.ª jornada (!), quando acumulou 27 pontos: mais dois que Porto, Sporting e Benfica.
    6. Armando Gonçalves, Petit para os amigos e admiradores, foi campeão nos dois clubes como jogador. Pelo Boavista fez 77 jogos divididos por três épocas, pelo Benfica 212 em seis.
    7. Como treinador, só recentemente conseguiu contrariar histórico contra um dos seus clubes: nos primeiros 13 jogos contra o Benfica… 13 derrotas. Só no ano transacto, com dois empates (Taça da Liga e segunda volta do campeonato) conseguiu quebrar o enguiço. À 16.ª será de vez?
    8. Roger Schmidt, por sua vez, pode manter a série positiva e ultrapassar o recorde de Jorge Jesus (seis vitórias a abrir a época passada). O próximo passo será tentar alcançar Eriksson que, na primeira época na Luz (1982-83), só perdeu pontos… A 24 de Novembro, na terceira ronda da Taça UEFA. Até lá, 11 vitórias no campeonato, quatro na Europa e uma na Taça de Portugal.
    9. Axadrezados arbitrados por João Pinheiro? Uma vitória nos últimos 10 jogos, que aconteceu em… 2016.
    10. Pelo contrário, o Benfica só perdeu uma  vez nessas circunstâncias – naquele fatídico 3-4 frente ao Santa Clara…

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Bozenik (Boavista FC) – O ponta-de-lança cedido pelo Feyenoord tem currículo (formado no Zilina e passagem pelo União de Berlim) para fazer esquecer Petar Musa, além de características físicas e técnicas semelhantes: o jogo apagado no Jamor na derrota frente ao Casa Pia não confirmou as boas indicações deixadas no jogo de apresentação frente ao Bolívar – onde até marcou – e por isso nada melhor como a recepção frente ao Benfica para tirar todas as dúvidas.

    É Bozenik capaz de fazer esquecer o croata que agora se senta no banco adversário? Oportunidade única para mostrar serviço, principalmente por não estar Otamendi e para o substituir existirem duas opções, nenhuma ideal: ou Jan Vertonghen, sem ritmo, ou António Silva, inexperiente nestas andanças.

     

    5 reforços SL Benfica
    Florentino tem brilhado com Schmidt
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Florentino (SL Benfica) – No Bessa será jogo para duros, com combates intermináveis na intermediária a fazer distinguir rijos de pesos pluma. Tino mostrou até agora ser dono total do meio campo encarnado e em princípio estará pronto para mandar no do Bessa: há Pérez-Makouta, uma dupla cheia de intensidade, para contrariar o português (e Enzo). Será porventura o duelo tático mais interessante…

     

    XI´S PROVÁVEIS

    Boavista FC: César; Cannon, Sasso e Abascal; Malheiro, Seba Pérez, Makouta e Filipe Ferreira; Salvador Agra, Bozenik e Kenji Gorré

    Treinador: Petit

    «Neste momento, teremos de ter bola para jogar contra o Benfica, retirá-lo um pouco das suas zonas de pressão e entrar em zonas nas quais poderemos criar perigo. Foi a partir desse contexto que trabalhámos esta semana. Sabemos do favoritismo do Benfica, mas somos o Boavista e queremos discutir o jogo. O pensamento nesta casa passa sempre por trabalhar para conquistar os três pontos».

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Florentino e Enzo; Neres, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos

    Treinador: Roger Schmidt

    «Tenho um plano para todos os jogadores, mas temos de tentar ter sempre a melhor equipa em campo».

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: BOAVISTA FC 0-3 SL BENFICA

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Klopp manda calar Darwin no final do Everton x Liverpool

    As imagens entre Klopp e Darwin Núñez têm circulado...

    Martim Ferreira renova contrato com o Benfica

    O Benfica confirmou a renovação do contrato com Martim...

    Inter Milão prepara-se para perder médio no final da época

    Stefano Sensi vai deixar o Inter Milão a custo...

    Matías Rojas rescinde com Corinthians e é oficializado no Inter Miami

    O Inter Miami oficializou a contratação de Matías Rojas....
    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.