Calça a bota de ouro, Jonas!

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Jonas agrada aos olhos mais exigentes deste desporto. Não há como criticar, não há como apontar um único defeito. É um dos avançados mais completos da europa – renascido desde que trocou o Valência pelo Benfica. Mas importa focar no presente, no eletrizante momento que o atacante encarnado vem a fazer conservar encontro após encontro.

O “pistolas”está no melhor momento da carreira. Sem lesões, sempre “fresco” ao longo da partida e cada vez mais volúvel no que concerne às modificações posicionais. Tiro o chapéu ao motivador destas ações: Rui Vitória. O técnico do SL Benfica tem-se mostrado circunspecto ao retirar o brasileiro, normalmente, vinte minutos antes de o jogo acabar, por vezes a dez minutos de findar a partida – com o objetivo de poupar o experiente jogador de 33 anos.

Jonas, aos 33 anos, é um dos melhores goleadores da Europa Fonte: SL Benfica
Jonas, aos 33 anos, é um dos melhores goleadores da Europa
Fonte: SL Benfica

Eu fui crítico do modelo 4-3-3 aliado a Jonas, e, agora, tenho de reconhecer que o brasileiro encaixa muito bem neste modelo – ressalvo que agora há Krovinovic (ou havia, depois da lesão no jogo com o Chaves), o que faz toda a diferença. Krovinovic tem a capacidade de apoiar Jonas, percorrendo toda uma trajetória típica de um médio “Área-a-área”.

Jonas leva 26 golos em 30 jogos no total das competições. Já marcou por 23 vezes em 19 jogos no campeonato. É natural pensar-se que a bota de ouro não só é possível, como é provável que venha a ser calçada no pé direito de Jonas. Mas é preciso irmos com calma. Não é uma tarefa fácil, uma vez que como ordenam os regulamentos da UEFA, os jogadores das primeiras seis ligas do ranking veem os seus golos serem multiplicados por 2 – enquanto que nas outras ligas, caso da portuguesa (na sétima posição), os jogadores veem os seus tentos serem multiplicados, somente, por 1,5. Edison Cavani e Mauro Icardi são exemplos de jogadores com menos golos marcados no seus campeonatos (20 e 18, respetivamente), porém com mais pontos do que o 10 do SL Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Gonçalo Borbinha
Gonçalo Borbinhahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo adora escrever. Quando tem de escrever por obrigação também gosta, mas não adora. Não se manifesta politicamente, mas é inevitável manifestar-se clubisticamente – é do Benfica. Para o Gonçalo o Benfica não é apenas uma multinacional que mexe com milhões, é a representação de união e tradição..                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.

PSG prepara proposta de 100 milhões de euros para juntar mais um avançado ao plantel

O PSG quer fechar a contratação de Yan Diomande. Avançado do RB Leipzig tem custo de 100 milhões de euros.

Paulinho estreia-se a marcar em 2026 no empate do Toluca contra o Cruz Azul

O Toluca empatou com o Cruz Azul na quinta jornada da Liga Mexicana. Paulinho marcou pela primeira vez este ano.

Luke Shaw e o sucesso de Michael Carrick: «Sabe bem o que significa o Manchester United»

Luke Shaw deixou fortes elogios à gestão de Michael Carrick, numa altura em que seguem com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando do inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.

Equipa jurídica de Diogo Leite desmente acordo com a Lazio

O diretor desportivo da Lazio falou num acordo com Diogo Leite. Equipa jurídica do central desmentiu um entendimento com os italianos.

Jogador do Real Madrid alvo de críticas: «Está a mostrar um nível muito baixo»

Franco Mastantuono tem sido alvo de críticas pelo rendimento no Real Madrid. Titularidade do extremo questionada em Espanha.