Calça a bota de ouro, Jonas!

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Jonas agrada aos olhos mais exigentes deste desporto. Não há como criticar, não há como apontar um único defeito. É um dos avançados mais completos da europa – renascido desde que trocou o Valência pelo Benfica. Mas importa focar no presente, no eletrizante momento que o atacante encarnado vem a fazer conservar encontro após encontro.

O “pistolas”está no melhor momento da carreira. Sem lesões, sempre “fresco” ao longo da partida e cada vez mais volúvel no que concerne às modificações posicionais. Tiro o chapéu ao motivador destas ações: Rui Vitória. O técnico do SL Benfica tem-se mostrado circunspecto ao retirar o brasileiro, normalmente, vinte minutos antes de o jogo acabar, por vezes a dez minutos de findar a partida – com o objetivo de poupar o experiente jogador de 33 anos.

Jonas, aos 33 anos, é um dos melhores goleadores da Europa Fonte: SL Benfica
Jonas, aos 33 anos, é um dos melhores goleadores da Europa
Fonte: SL Benfica

Eu fui crítico do modelo 4-3-3 aliado a Jonas, e, agora, tenho de reconhecer que o brasileiro encaixa muito bem neste modelo – ressalvo que agora há Krovinovic (ou havia, depois da lesão no jogo com o Chaves), o que faz toda a diferença. Krovinovic tem a capacidade de apoiar Jonas, percorrendo toda uma trajetória típica de um médio “Área-a-área”.

Jonas leva 26 golos em 30 jogos no total das competições. Já marcou por 23 vezes em 19 jogos no campeonato. É natural pensar-se que a bota de ouro não só é possível, como é provável que venha a ser calçada no pé direito de Jonas. Mas é preciso irmos com calma. Não é uma tarefa fácil, uma vez que como ordenam os regulamentos da UEFA, os jogadores das primeiras seis ligas do ranking veem os seus golos serem multiplicados por 2 – enquanto que nas outras ligas, caso da portuguesa (na sétima posição), os jogadores veem os seus tentos serem multiplicados, somente, por 1,5. Edison Cavani e Mauro Icardi são exemplos de jogadores com menos golos marcados no seus campeonatos (20 e 18, respetivamente), porém com mais pontos do que o 10 do SL Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Gonçalo Borbinha
Gonçalo Borbinhahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo adora escrever. Quando tem de escrever por obrigação também gosta, mas não adora. Não se manifesta politicamente, mas é inevitável manifestar-se clubisticamente – é do Benfica. Para o Gonçalo o Benfica não é apenas uma multinacional que mexe com milhões, é a representação de união e tradição..                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Saber cair de cabeça erguida, num palco onde se viveu História | Friburgo 3-1 Braga

O Braga caiu aos pés do Friburgo durante a noite de quinta-feira, falhando a final da Europa League, que se realiza em Istambul.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «O que tentámos foi manter uma estrutura que nos permitisse estar juntos em tudo o que fizéssemos,...

Carlos Vicens respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da eliminação do Braga da Europa League.

Carlos Vicens: «Não podem passar tantos anos para o Braga estar sem lutar por finais europeias»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga contra o Friburgo, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Europa League.

Há quatro treinadores espanhóis nas três finais europeias: sabe quem são

As três finais europeias da época registam a presença de quatro técnicos espanhóis: Mikel Arteta e Luis Enrique na Liga dos Campeões; Unai Emery na Liga Europa; e Inigo Pérez na Liga Conferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Pau Víctor após eliminação do Braga: «Se conseguíamos o 3-2, tínhamos dado a volta no prolongamento»

Pau Víctor já reagiu ao encontro entre o Braga e o Friburgo, relativo à segunda-mão da meia-final da Europa League.

Champions League, Europa League e Conference League: Há 1 equipa inglesa em cada final

Já estão definidas as três finais das competições europeias. Há, pelo menos, uma equipa inglesa em cada uma das finais.

Hóquei: Barcelona bate Sporting no prolongamento e marca encontro com o Benfica nas meias-finais da Liga dos Campeões

O Sporting foi eliminado da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins aos pés do Barcelona, perdendo por 2-0 no prolongamento com um bis de Marc Grau. Os catalães seguem em frente e vão defrontar o Benfica nas meias-finais.