Última horaAdversário de CR7 revela: «Falei com Cristiano Ronaldo sobre a Seleção e disse-lhe: ‘Vais continuar a ser o número um’»
Publicidade

Calendário encarnado na Primeira e Segunda Liga 2019/2020: clássico na terceira, derby e duelo de B’s na última

Miguel Catarino · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O sorteio dos campeonatos profissionais realizado na sexta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, ditou o início oficial da época 2019/2020. Como tal, foram conhecidos os calendários para a Primeira e Segunda Liga, bem como o emparelhamento da primeira e segunda fase da Taça da Liga. A cerimónia também serviu para atribuir os prémios aos jogadores e treinadores que se destacaram na época transata.

João Félix foi, sem surpresa, distinguido como Jogador Jovem do Ano, Seferovic arrecadou o troféu de melhor marcador, com 23 golos, e Bruno Lage recebeu o prémio de melhor treinador. O agora reforço do Atlético de Madrid e o internacional suíço juntam-se a Grimaldo e Rafa Silva no onze do ano. Quanto ao sorteio da Taça da Liga, o Benfica, na qualidade de campeão nacional, tem passagem direta para a fase de grupos da Taça da Liga, cujo sorteio se irá realizar em agosto.

No entanto, o grande destaque foi, sem dúvida, a revelação do calendário que acompanhará o Benfica na temporada que agora começa. Eis o calendário completo:

Jornada 1-18 (agosto-janeiro): Paços de Ferreira (Casa-Fora)

Jornada 2-19 (agosto-fevereiro): Belenenses SAD (Fora-Casa)

Jornada 3-20 (agosto-fevereiro): FC Porto (Casa-Fora)

Jornada 4-21 (setembro-fevereiro): SC Braga (Fora-Casa)

Jornada 5-22 (setembro-fevereiro): Gil Vicente (Casa-Fora)

Jornada 6-23 (setembro-março): Moreirense FC (Fora-Casa)

Jornada 7-24 (setembro-março): Vitória FC (Casa-Fora)

Jornada 8-25 (outubro-março): Tondela (Fora-Casa)

Jornada 9-26 (outubro-março): Portimonense (Casa-Fora)

Jornada 10-27 (novembro-abril): Rio Ave (Casa-Fora)

Jornada 11-28 (novembro-abril): Santa Clara (Fora-Casa)

Jornada 12-29 (dezembro-abril): Marítimo (Casa-Fora)

Jornada 13-30 (dezembro-abril): Boavista (Fora-Casa)

Jornada 14-31 (dezembro-abril): Famalicão (Casa-Fora)

Jornada 15-32 (janeiro-maio): Vitória SC (Fora-Casa)

Jornada 16-33 (janeiro-maio): Desportivo das Aves (Casa-Fora)

Jornada 17-34 (janeiro-maio): Sporting CP (Fora-Casa)

O arranque da Primeira Liga está marcado para o fim de semana de 11 de agosto no Estádio da Luz, com o Paços de Ferreira, o campeão da Segunda Liga do ano passado. Por ser um confronto entre campeões, promete ser interessante logo no início. As três jornadas seguintes esperam-se escaldantes, com confrontos nada fáceis: ida ao Jamor, clássico com o Porto na Luz e deslocação à Pedreira para defrontar os arsenalistas. Diria que é a altura do ano mais complicada para os encarnados.

Pelo meio, merece destaque a receção a Moreira de Cónegos, com a equipa revelação da época transata, na 6ª e 23ª jornada; o sempre ambicioso Rio Ave à 10ª e 27ª, respetivamente, e a deslocação a Guimarães nas antepenúltimas jornadas.

O eterno derby com os leões está reservado para a última jornada de ambas as voltas: os encarnados começam por jogar em Alvalade e terminam a época junto dos seus adeptos, na Luz, no que promete ser uma reta final vibrante.

O treino de alta intensidade volta a ser a imagem de marca do Benfica de Bruno Lage. Uma boa preparação é fundamental para um bom campeonato
Fonte: SL Benfica

A emoção está certamente garantida desde o início e não se espera uma época nada fácil. Os confrontos de maior relevo estão marcados para alturas decisivas do calendário e, nos restantes, não se esperam facilidades. A pressão não poderia ser maior, uma vez que o Benfica entra em campo para tentar revalidar o título, com vista ao já tão desejado 38.

Virando as atenções também para Segunda Liga, a cerimónia premiou o Benfica B com dois prémios: Clube Fair Play e Jogador Jovem do Ano, atribuído a Jota, que começou a época passada na Segunda Liga antes de rumar à principal. A chave, essa, ditou o seguinte emparelhamento:

Jornada 1-18 (agosto-janeiro): Estoril Praia (Casa-Fora)

Jornada 2-19 (agosto-fevereiro): Vilafranquense (Fora-Casa)

Jornada 3-20 (agosto-fevereiro): Oliveirense (Casa-Fora)

Jornada 4-21 (setembro-fevereiro): Cova da Piedade (Fora-Casa)

Jornada 5-22 (setembro-fevereiro): Académico de Viseu (Casa-Fora)

Jornada 6-23 (setembro-março): Leixões (Fora-Casa)

Jornada 7-24 (outubro-março): Nacional (Casa-Fora)

Jornada 8-25 (outubro-março): Académica (Fora-Casa)

Jornada 9-26 (novembro-março): Chaves (Casa-Fora)

Jornada 10-27 (novembro-abril): Penafiel (Fora-Casa)

Jornada 11-28 (dezembro-abril): Mafra (Casa-Fora)

Jornada 12-29 (dezembro-abril): Feirense (Fora-Casa)

Jornada 13-30 (dezembro-abril): Varzim (Casa-Fora)

Jornada 14-31 (dezembro-abril): Sporting da Covilhã (Fora-Casa)

Jornada 15-32 (janeiro-maio): Farense (Fora-Casa)

Jornada 16-33 (janeiro-maio): Casa Pia (Casa-Fora)

Jornada 17-34 (janeiro-maio): Porto B (Fora-Casa)

O trabalho diário da formação do Benfica valeu o reconhecimento com dois prémios. Renato Paiva, o principal obreiro, prepara a todo o gás o começo da Segunda Liga
Fonte: SL Benfica

O destaque maior vai para o confronto duplo com o Porto B na última jornada. Aliás, era uma das condicionantes principais do sorteio: que as únicas equipas B’s se defrontassem na derradeira parelha de jogos. No entanto, as duas jornadas iniciais não se revelarão nada fáceis para a turma de Renato Paiva, ou não fossem os duelos o sempre candidato à subida, Estoril Praia, e o finalista vencido do Campeonato de Portugal, o Vilafranquense, que se estreia na competição. Entre a sétima e a nona jornada, os jogos com Nacional, Académica e Chaves também merecem especial atenção, para não falar da ida a Santa Maria da Feira (13ª), Covilhã (14ª) e a partida no Caixa Futebol Campus com o vencedor do Campeonato de Portugal e também estreante Casa Pia, na antepenúltima jornada.

Os dados estão lançados e a bola começa a rolar na segunda semana de agosto, com os primeiros de muitos jogos que marcarão a longa temporada que se avizinha. Vem aí a 86ª edição da Primeira Liga e a 30ª do segundo escalão. Uma das melhores alturas do ano está prestes a chegar e, do Benfica, espera-se mais uma temporada ao mais alto nível, sabendo sempre as facilidades não estão garantidas.

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino

Redação Bola na Rede · ver artigos