Carta aberta a Rui Costa | A marca da diferença

- Advertisement -

Um redator da secção do SL Benfica redigiu uma carta ao Presidente encarnado

Caro Rui,

Espero que esta epístola te encontre bem e, sobretudo, a planear. A planear o que resta da corrente época e a que está por vir, que será de vital importância para o nosso clube. Não apenas pela temporada em si, mas pela nova era que ela terá que iniciar. Obrigatoriamente.

Têm sido anos a fio de títulos perdidos e – miseravelmente pior – valores perdidos. Têm sido anos a fio a sentir a alma, benfiquista de génese, desenraizada e desalentada. Têm sido anos a fio de alienação do clube. Têm sido anos a fio de profunda descrença e inabalável mágoa. Têm sido anos a fio…

Não te ofereço novidade alguma, naturalmente. Estavas lá – estiveste sempre lá. Continuas lá. Espero que percebas a obrigação que essa continuidade te confere.

Acima de tudo, é tua obrigação ser diferente – e fazer diferente. Diferente, inclusivamente, de ti mesmo, de todas as versões que nos foram apresentadas antes de seres consagrado presidente do Sport Lisboa e Benfica.

carta Rui Costa Simão Sabrosa
Rui Costa tem estado no centro do furacão encarnado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

“És melhor do que tu”, escreveu Fernando Pessoa. És, Rui? Se o és, é chegada a hora de o mostrares – bem sabes que “mais do que ser, é preciso parecer”. E, deixa-me que to confesse, Rui, não pareces. O clube parece continuar perdido e impreparado para o futuro, enquanto aparente não saber lidar com o presente.

Os adeptos parecem estar com a equipa, mas aparentam não saber lidar com a equipa que diriges – a tão badalada estrutura. E, Rui, que tens feito para contrariar isso? Que medidas tens tomado, que palavras tens enunciado, que cara tens dado? Os sócios e adeptos precisam que te abras e que abras o clube.

Não se trata de uma necessidade de controlo, mas de conhecimento. Não é pretensão dos sócios tomarem controlo do que se passa nos meandros mais íntimos do clube (ainda que, talvez, lhes assista esse direito), mas sim tomarem conhecimento de tal. É que, Rui, sentimos por vezes viver na penumbra. Somos o clube da Luz… que sentido é que isto faz?

Deixo-te com a reiteração do meu pedido: sê diferente, Rui. Nós precisamos que o sejas. O SL Benfica precisa que o sejas. Despeço-me com um abraço: não será tão caloroso e reconfortante para ti como o de Pinto da Costa, mas espero que o aceites.

Márcio Paiva

28 de fevereiro de 2022

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Há novidades sobre a situação de Samu Aghehowa

O FC Porto realizou mais um treino antes de enfrentar o Manchester City na Champions League. Há boas notícias.

Fim de carreira para ex-FC Porto: «Vou com a tranquilidade de ter dado tudo por este desporto e com muitíssimo orgulho pelo caminho percorrido»

Cristian Tello anunciou a retirada aos 35 anos. Extremo espanhol fez 47 jogos, 10 golos e 10 assistências pelo FC Porto.

Sporting x Galatasaray: Já é conhecido o árbitro da partida

Espen Eskas vai ser o árbitro do Sporting x Galatasaray. Duelo é referente à primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Os 5 melhores reforços da Primeira Liga

O mercado voltou a mexer com os principais clubes portugueses e trouxe para a Primeira Liga jogadores com perfis e objetivos diferentes

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Pinheiro: «Vir a Barcelos ganhar, contra uma equipa que nunca tinha perdido, tem de nos dar confiança para o que aí vem»

O Académico de Viseu venceu o Gil Vicente por 1-0 em Barcelos para a quinta jornada da Primeira Liga. Eis o que disse Bruno Pinheiro.

Análise ao mercado do Sporting

A renovação bateu à porta dos leões para a época 26/27, com o Sporting a ser a equipa que mais comprou, bem como vendeu em Portugal.

Sporting com baixa para o jogo da Champions League: eis a situação

Ibrahima Ba vai falhar o Sporting x Galatasaray (Champions League) devido a lesão e pode só voltar contra o Famalicão.