Carta aberta a Rui Costa | A marca da diferença

- Advertisement -

Um redator da secção do SL Benfica redigiu uma carta ao Presidente encarnado

Caro Rui,

Espero que esta epístola te encontre bem e, sobretudo, a planear. A planear o que resta da corrente época e a que está por vir, que será de vital importância para o nosso clube. Não apenas pela temporada em si, mas pela nova era que ela terá que iniciar. Obrigatoriamente.

Têm sido anos a fio de títulos perdidos e – miseravelmente pior – valores perdidos. Têm sido anos a fio a sentir a alma, benfiquista de génese, desenraizada e desalentada. Têm sido anos a fio de alienação do clube. Têm sido anos a fio de profunda descrença e inabalável mágoa. Têm sido anos a fio…

Não te ofereço novidade alguma, naturalmente. Estavas lá – estiveste sempre lá. Continuas lá. Espero que percebas a obrigação que essa continuidade te confere.

Acima de tudo, é tua obrigação ser diferente – e fazer diferente. Diferente, inclusivamente, de ti mesmo, de todas as versões que nos foram apresentadas antes de seres consagrado presidente do Sport Lisboa e Benfica.

carta Rui Costa Simão Sabrosa
Rui Costa tem estado no centro do furacão encarnado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

“És melhor do que tu”, escreveu Fernando Pessoa. És, Rui? Se o és, é chegada a hora de o mostrares – bem sabes que “mais do que ser, é preciso parecer”. E, deixa-me que to confesse, Rui, não pareces. O clube parece continuar perdido e impreparado para o futuro, enquanto aparente não saber lidar com o presente.

Os adeptos parecem estar com a equipa, mas aparentam não saber lidar com a equipa que diriges – a tão badalada estrutura. E, Rui, que tens feito para contrariar isso? Que medidas tens tomado, que palavras tens enunciado, que cara tens dado? Os sócios e adeptos precisam que te abras e que abras o clube.

Não se trata de uma necessidade de controlo, mas de conhecimento. Não é pretensão dos sócios tomarem controlo do que se passa nos meandros mais íntimos do clube (ainda que, talvez, lhes assista esse direito), mas sim tomarem conhecimento de tal. É que, Rui, sentimos por vezes viver na penumbra. Somos o clube da Luz… que sentido é que isto faz?

Deixo-te com a reiteração do meu pedido: sê diferente, Rui. Nós precisamos que o sejas. O SL Benfica precisa que o sejas. Despeço-me com um abraço: não será tão caloroso e reconfortante para ti como o de Pinto da Costa, mas espero que o aceites.

Márcio Paiva

28 de fevereiro de 2022

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Última oportunidade para o ‘Hexa’: Neymar anuncia despedida dos Mundiais em 2026

Este domingo, Neymar confirmou que o Mundial 2026 será «a última dança», em resposta a uma publicação da FIFA.

Gonçalo Guedes está atento: Real Sociedad toma decisão em relação ao mercado

A Real Sociedad vai ao mercado em busca de um ponta de lança. Gonçalo Guedes tem sido usado na posição no emblema txuri-urdin.

Basquetebol: Benfica vence FC Porto no primeiro jogo da final com Neemias Queta e treinador dos Celtics na bancada

O Benfica venceu o FC Porto por 89-73 no primeiro jogo na final do campeonato de basquetebol. Neemias Queta esteve presente nas bancadas.

CIES coloca João Neves no topo da lista de portugueses com maior valor de mercado

O estudo publicado pelo CIES avalia João Neves em 117 milhões de euros, sendo também o segundo médio mais valioso do mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Enzo Barrenechea de saída do Benfica e com interessado na La Liga

Enzo Barrenechea prepara-se para sair do Benfica no mercado de verão. O Valência está interessado no regresso do argentino.

Jaden Umeh e a estreia a titular pela seleção da Irlanda: «É uma honra representar o meu país a este nível»

Jaden Umeh estreou-se como titular pela seleção da Irlanda. O jogador do Benfica tem contrato até 2027 com o clube.

Brasil: Wesley afastado do Mundial 2026 devido a lesão e Éderson assume o lugar

A lesão de Wesley sofrida durante o Brasil x Egito vai afastar o defesa-lateral do Mundial 2026. O médio Éderson foi chamado como substituto.