Catenaccio encarnado na Europa: Quando a defesa é o melhor ataque

- Advertisement -

Achas que o catenaccio apresentado pelas águias deve manter-se?

“Porta trancada”, a tradução literal da palavra italiana catenaccio, que em futebolês assenta na aposta de uma postura superdefensiva e no contra-ataque rápido.

O SL Benfica de Nelson Veríssimo é um dos mais recentes conjuntos a utilizar este sistema tático, e de forma bem-sucedida, no jogo contra o Ajax para a Liga dos Campeões.

Apesar de não ser muito bem recebida por muitos amantes do desporto rei, o catenaccio foi utilizado durante muitos anos, também com sucesso, por muitas equipas (e seleções) do Futebol transalpino.

Apesar de ter sido criado por Karl Rappan, um treinador austríaco que levou a seleção Suíça aos quartos-de-final do mundial de 1954, diz-se que a sua inspiração advém de outro sistema defensivo, trazido com êxito pelo italiano Vittorio Pozzo, bicampeão do mundo pela Itália em 1934 e 38.

Já nos dias de hoje, as táticas superdefensivas são mais usadas pelos clubes, quando estes defrontam formações muito mais fortes, na tentativa de equilibrar forças.

E apesar da diferença, quer em historial, quer no valor dos jogadores, não ser assim tão grande, o técnico das águias achou que seria a melhor abordagem para o jogo em Amesterdão, para evitar que a equipa sofresse do mesmo mal que, por exemplo, o Sporting, o Borussia Dortmund e o PSV Eindhoven, sofreram.

E, como é sabido, resultou. E, como resultou, prevê-se que Veríssimo repita o plano contra o poderoso Liverpool. Dono de um Futebol de ataque vertiginoso, o Liverpool é das melhores equipas do mundo já há alguns anos, desde que Jürgen Klopp está ao comando dos rapazes de Merseyside. E espera-se, por isso, muitas dificuldades para a equipa encarnada de Lisboa.

Ninguém recusará a ideia de que esta será a melhor tática que o Benfica pode apostar nestes dois jogos. Não se espera que a equipa da Luz passe a eliminatória, mas se existe alguma possibilidade de isso acontecer, essa possibilidade passa por jogar à defesa e apostar no contra-ataque.

Catenaccio Weigl Morato Vertonghen
O SL Benfica terá de ser exímio a nível defensivo
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Depois é esperar que Rafa, Everton e Darwin Núñez estejam em dia sim, e que aproveitem todas as oportunidades que tenham para alvejar a baliza de Allison.

E, claro, rezar para que Diogo Jota, Mané, Salah e Luís Diaz não estejam nos seus melhores dias, e que o próprio Allison, o poderoso Van Dijk e companhia cometam mais erros do que o costume. Que haja muita sobranceria para os lados de Liverpool, porque, aliada ao catenaccio, irá ajudar bastante para que o milagre de que o Benfica precisa, aconteça.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Artigo revisto por Joana Mendes

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.