Catenaccio encarnado na Europa: Quando a defesa é o melhor ataque

- Advertisement -

Achas que o catenaccio apresentado pelas águias deve manter-se?

“Porta trancada”, a tradução literal da palavra italiana catenaccio, que em futebolês assenta na aposta de uma postura superdefensiva e no contra-ataque rápido.

O SL Benfica de Nelson Veríssimo é um dos mais recentes conjuntos a utilizar este sistema tático, e de forma bem-sucedida, no jogo contra o Ajax para a Liga dos Campeões.

Apesar de não ser muito bem recebida por muitos amantes do desporto rei, o catenaccio foi utilizado durante muitos anos, também com sucesso, por muitas equipas (e seleções) do Futebol transalpino.

Apesar de ter sido criado por Karl Rappan, um treinador austríaco que levou a seleção Suíça aos quartos-de-final do mundial de 1954, diz-se que a sua inspiração advém de outro sistema defensivo, trazido com êxito pelo italiano Vittorio Pozzo, bicampeão do mundo pela Itália em 1934 e 38.

Já nos dias de hoje, as táticas superdefensivas são mais usadas pelos clubes, quando estes defrontam formações muito mais fortes, na tentativa de equilibrar forças.

E apesar da diferença, quer em historial, quer no valor dos jogadores, não ser assim tão grande, o técnico das águias achou que seria a melhor abordagem para o jogo em Amesterdão, para evitar que a equipa sofresse do mesmo mal que, por exemplo, o Sporting, o Borussia Dortmund e o PSV Eindhoven, sofreram.

E, como é sabido, resultou. E, como resultou, prevê-se que Veríssimo repita o plano contra o poderoso Liverpool. Dono de um Futebol de ataque vertiginoso, o Liverpool é das melhores equipas do mundo já há alguns anos, desde que Jürgen Klopp está ao comando dos rapazes de Merseyside. E espera-se, por isso, muitas dificuldades para a equipa encarnada de Lisboa.

Ninguém recusará a ideia de que esta será a melhor tática que o Benfica pode apostar nestes dois jogos. Não se espera que a equipa da Luz passe a eliminatória, mas se existe alguma possibilidade de isso acontecer, essa possibilidade passa por jogar à defesa e apostar no contra-ataque.

Catenaccio Weigl Morato Vertonghen
O SL Benfica terá de ser exímio a nível defensivo
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Depois é esperar que Rafa, Everton e Darwin Núñez estejam em dia sim, e que aproveitem todas as oportunidades que tenham para alvejar a baliza de Allison.

E, claro, rezar para que Diogo Jota, Mané, Salah e Luís Diaz não estejam nos seus melhores dias, e que o próprio Allison, o poderoso Van Dijk e companhia cometam mais erros do que o costume. Que haja muita sobranceria para os lados de Liverpool, porque, aliada ao catenaccio, irá ajudar bastante para que o milagre de que o Benfica precisa, aconteça.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Artigo revisto por Joana Mendes

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Canadá goleia Catar por 6-0 no Mundial 2026 e homenageia da melhor maneira Ismael Koné que saiu de maca com uma grave lesão

O Canadá goleou o Catar na segunda jornada do Mundial 2026. Além do resultado avolumado, jogo ficou marcado pela grave lesão de Ismael Koné.

Arrepiante: Ismael Koné sai de maca após lance com Madibo em lesão horripilante no Canadá x Catar

É um dos momentos mais delicados deste Mundial 2026. Uma lesão arrepiante aos olhos deixa Ismael Koné fora do Canadá x Catar.

Não é Luis Suárez: Fenerbahçe cumpre promessa eleitoral e contrata goleador

O Fenerbahçe cumpriu uma promessa eleitoral ao garantir o regresso de Vedat Muriqi. Luis Suárez era o escolhido do candidato derrotado.

Cristiano Ronaldo duramente criticado pela imprensa internacional: «10 homens e uma estátua»

O jornal inglês The Independent publicou um artigo muito crítico à exibição de Cristiano Ronaldo no empate de Portugal frente à RD Congo.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: imprensa italiana revela que Benfica fez abordagem por Mauro Icardi

O Benfica realizou uma abordagem nas últimas horas por Mauro Icardi, jogador que pertence aos quadros do Galatasaray.

Negócio fechado: foi apontado ao Braga mas vai reforçar o Feyenoord

Mika Mármol prepara-se para ser reforço do Feyenoord. O defesa foi apontado ao Braga nos últimos dias, depois de terminar contrato com o Las Palmas.

Oportunidade de mercado: goleador que está na Primeira Liga tem cláusula de rescisão de 2,5 milhões de euros

Jesús Ramírez pode sair do Nacional da Madeira no mercado de verão. O jogador tem uma cláusula de dois milhões e meio de euros.