📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Catenaccio encarnado na Europa: Quando a defesa é o melhor ataque

- Advertisement -

Achas que o catenaccio apresentado pelas águias deve manter-se?

“Porta trancada”, a tradução literal da palavra italiana catenaccio, que em futebolês assenta na aposta de uma postura superdefensiva e no contra-ataque rápido.

O SL Benfica de Nelson Veríssimo é um dos mais recentes conjuntos a utilizar este sistema tático, e de forma bem-sucedida, no jogo contra o Ajax para a Liga dos Campeões.

Apesar de não ser muito bem recebida por muitos amantes do desporto rei, o catenaccio foi utilizado durante muitos anos, também com sucesso, por muitas equipas (e seleções) do Futebol transalpino.

Apesar de ter sido criado por Karl Rappan, um treinador austríaco que levou a seleção Suíça aos quartos-de-final do mundial de 1954, diz-se que a sua inspiração advém de outro sistema defensivo, trazido com êxito pelo italiano Vittorio Pozzo, bicampeão do mundo pela Itália em 1934 e 38.

Já nos dias de hoje, as táticas superdefensivas são mais usadas pelos clubes, quando estes defrontam formações muito mais fortes, na tentativa de equilibrar forças.

E apesar da diferença, quer em historial, quer no valor dos jogadores, não ser assim tão grande, o técnico das águias achou que seria a melhor abordagem para o jogo em Amesterdão, para evitar que a equipa sofresse do mesmo mal que, por exemplo, o Sporting, o Borussia Dortmund e o PSV Eindhoven, sofreram.

E, como é sabido, resultou. E, como resultou, prevê-se que Veríssimo repita o plano contra o poderoso Liverpool. Dono de um Futebol de ataque vertiginoso, o Liverpool é das melhores equipas do mundo já há alguns anos, desde que Jürgen Klopp está ao comando dos rapazes de Merseyside. E espera-se, por isso, muitas dificuldades para a equipa encarnada de Lisboa.

Ninguém recusará a ideia de que esta será a melhor tática que o Benfica pode apostar nestes dois jogos. Não se espera que a equipa da Luz passe a eliminatória, mas se existe alguma possibilidade de isso acontecer, essa possibilidade passa por jogar à defesa e apostar no contra-ataque.

Catenaccio Weigl Morato Vertonghen
O SL Benfica terá de ser exímio a nível defensivo
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Depois é esperar que Rafa, Everton e Darwin Núñez estejam em dia sim, e que aproveitem todas as oportunidades que tenham para alvejar a baliza de Allison.

E, claro, rezar para que Diogo Jota, Mané, Salah e Luís Diaz não estejam nos seus melhores dias, e que o próprio Allison, o poderoso Van Dijk e companhia cometam mais erros do que o costume. Que haja muita sobranceria para os lados de Liverpool, porque, aliada ao catenaccio, irá ajudar bastante para que o milagre de que o Benfica precisa, aconteça.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Artigo revisto por Joana Mendes

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Resposta de ex-Benfica David Neres deu que falar após golo decisivo pelo Nápoles

David Neres marcou o golo decisivo do Nápoles na vitória frente à AS Roma. Houve momento caricato no final do encontro.

Já é conhecida a lesão de Kika Nazareth, que vai falhar duelo com o Benfica

Kika Nazareth sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo. Jogadora vai estar fora dos relvados cerca de três semanas.

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

Adeptos de Marrocos querem Yassir Zabiri na CAN: avançado do Famalicão na frente de Youssef En-Nesyri

Yassir Zabiri é um dos nomes mais desejados pelos adeptos de Marrocos para integrar a seleção na próxima CAN.

Paul Scholes aborda 3 alvos do Manchester United e diz: «Continuo a achar que nenhum deles é um médio ao estilo do Manchester United»

Paul Scholes, lenda do Manchester United, deu a sua opinião sobre Carlos Baleba, Adam Wharton e Elliot Anderson.

Alverca pondera pagar 3 milhões de euros para ter ponta de lança

O Alverca pode avançar para a contratação de Marezi a título definitivo. O avançado está cedido pelo Almería, equipa da La Liga 2.