CD Nacional x SL Benfica | Por violentas águas atlânticas

- Advertisement -

Primeira Liga, Jornada 32: terça-feira, 18h, 11 de maio de 2021

ANTEVISÃO: A LUTA DE UNS NÃO É A LUTA DE OUTROS, MAS AMBOS VÃO A ELAS 

CD Nacional e SL Benfica têm encontro vespertino marcado para a Choupana, estando programado que Rui Costa apite pela primeira vez às 18 horas. Em posições bem diferentes e em lutas distintas, as turmas de Manuel Machado e Jorge Jesus procuram ainda subir na tabela, algo implausível para os pupilos deste último e quase impossível para os homens às ordens do primeiro.

VISITA À MADEIRA ANTES DO DÉRBI ETERNO. CONSEGUIRÁ O SL BENFICA LEVAR A MELHOR SOBRE O AFLITO CD NACIONAL E SONHAR AINDA COM O SEGUNDO LUGAR? APOSTA COM A BET.PT!

“Quase” é suficiente para alimentar a esperança insular da manutenção e os alvinegros vão procurar reverter a história para reverter a situação delicada em que se encontram. O duelo é já histórico, apesar de se tratar apenas do 48º confronto direto, e, por isso, não depende das circunstâncias para ser emotivo e intrigante.

Foi precisamente a intriga que nos fez olhar para algumas das estatísticas alimentadas pela história que existe entre os dois emblemas desde 1939 (com um largo interregno pelo meio).

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As águias venceram 36 dos 47 confrontos diretos (77%) com o CD Nacional. Os alvinegros apenas venceram em quatro ocasiões (9%), sempre em casa.
  2. Os madeirenses não venceram nenhum dos últimos 19 jogos com os encarnados (17 derrotas e dois empates).
  3. Manuel Machado empatou as duas últimas partidas que fez frente a Jorge Jesus.
  4. Com 51 golos concedidos, o CD Nacional tem a defesa mais batida do campeonato.
  5. Os alvinegros somaram 11 derrotas nas últimas 13 jornadas – salvaram um ponto na deslocação a Moreira de Cónegos e amarraram três pontos aos pilares da Choupana frente ao Vitória SC.
  6. O CD Nacional tem mais golos sofridos (25) em casa do que o SL Benfica em todo o campeonato (22).
  7. A turma insular procura a segunda vitória consecutiva na Choupana para a Primeira Liga, algo que ainda não conseguiu esta temporada (venceu, no entanto, duas vezes em sequência em casa, mas para Taça de Portugal e Liga).
  8. As águias vêm de cinco vitórias consecutivas para a Primeira Liga na condição de visitante e não sofreram golos em cinco das seis últimas deslocações (apenas o Portimonense SC, por Beto, penetrou a defensiva encarnada).
  9. Fora de portas, o SL Benfica sofreu mais do que um golo apenas por uma vez: no Bessa, as águias concederam três golos.

10. Seferovic, Waldschmidt e Darwin têm um somatório de 32 golos para a Liga Portuguesa – o CD Nacional tem 28.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Bryan Róchez é principal ameaça para o SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bryan Róchez (CD Nacional) – O avançado hondurenho é o melhor marcador dos madeirenses na Primeira Liga, com seis golos (tendo marcado no jogo da primeira volta), e foi de sua autoria o segundo golo dos alvinegros no empate da jornada transata (2-2, frente ao Moreirense FC). Com 26 anos, está no auge das suas (notáveis) capacidades físicas e vai apontando golos em número superior ao esperado para um jogador de um lanterna-vermelha.

 

Lucas Veríssimo custou 6,5 milhões ao SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Lucas Veríssimo (SL Benfica) – O central brasileiro pegou de estaca e tem-no sido na defesa encarnada. Imperial como uma águia, o ex-Santos FC tem sido um dos esteios do (pouco) melhorado SL Benfica e um dos pilares da maior consistência defensiva das águias. Não será através dele que a turma de Jorge Jesus criará perigo (apesar do bom jogo aéreo), mas será ele um dos maiores inibidores das ofensivas nacionalistas.

 

XI´S PROVÁVEIS

CD Nacional: António Filipe; Rúben Freitas, Lucas Kal, Pedrão, Júlio César, João Vigário; Azouni, Rúben Micael, Éber Bessa; Bryan Róchez, Brayan Riascos.

Treinador: Manuel Machado

“Centrando também nas nossas capacidades e na evolução que a equipa tem vindo a apresentar, bem como na forma como se bateu com FC Porto e Sporting, julgo que deveremos ter uma margem de confiança para ir a jogo à procura dos três pontos. Não há outro motivo que nos mova, que não seja esse”.

 

SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Nuno Tavares; Gabriel, Taarabt; Pedrinho, Darwin, Gonçalo Ramos.

Treinador: Jorge Jesus

“Apesar de faltarem três jornadas e uma final da Taça de Portugal, a responsabilidade dos jogadores e do treinador do Benfica é sempre a mesma: ganhar! Não há outra forma de pensar. Sabemos que vamos jogar com um adversário que ainda sonha ficar na 1.ª Divisão, e nós ainda podemos sonhar em chegar ao segundo lugar”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: CD Nacional 1-1 SL Benfica

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot fala sobre o regresso de Mohamed Salah ao Liverpool: «Estará disponível na próxima semana»

Arne Slot confirmou que continua a contar com Mohamed Salah. O treinador do Liverpool garantiu que o avançado vai estar disponível já na próxima semana.

Danilo de regresso a Turim: «Juventus foi o clube mais importante da minha carreira e da minha vida»

Danilo deu entrevista aos meios de comunicação oficiais da Juventus. Defesa brasileiro regressou recentemente a Turim.

Paulo Fonseca faz balanço da época no Lyon e elogia Afonso Moreira: «Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa»

Paulo Fonseca fez um balanço da temporada ao serviço do Lyon. O técnico português deixou também elogios para Afonso Moreira.

Eis o Jogador e o Treinador do Mês da Premier League

Dominic Calvert-Lewin (Leeds United) e Unai Emery (Aston Villa) venceram os respetivos prémios do mês na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso ao campeonato: Eis os onzes prováveis do Rio Ave x Benfica

O Benfica vai jogar contra o Rio Ave para a jornada 18 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das equipas.

Que mais irá acontecer a esta águia? | Rio Ave x Benfica

Dizem que janeiro é o mês do ano que custa mais a passar, pois parece interminável. Mas para o Benfica podia mesmo terminar já.

Chiquinho recorda saída do Benfica e fala de João Neves: «Era inacreditável»

Chiquinho falou sobre a sua saída do Benfica. O médio português de 30 anos lembrou também João Neves, que foi seu colega no clube encarnado.