Franco Cervi: Quem espera sempre alcança

- Advertisement -

Franco Emanuel Cervi chegou ao Benfica no verão de 2016, proveniente do CA Rosário Central, por uma verba a rondar os 5,70 milhões de euros.

A vida do internacional albiceleste ao longo destes quatro anos de águia ao peito tem sido uma autêntica montanha russa, repleta de altos e baixos, sendo que a única constante tem sido a atitude irrepreensível que demonstra sempre que entra em campo.

Primeiros passos

A época de estreia de Cervi no futebol europeu não podia ter corrido melhor: dono e senhor da ala esquerda das “águias”, o argentino conquistou a Supertaça, sagrou-se campeão nacional, venceu a Taça de Portugal e foi um dos protagonistas da campanha europeia dos encarnados, que terminou nos oitavos de final da UEFA Champions League, aos pés do Borussia Dortmund.

O argentino foi um dos principais obreiros do 36º campeonato do clube da Luz, sendo a parceria que fez com Alejandro Grimaldo uma das mais temidas no futebol português.

Apagão

No entanto, a época seguinte foi um retrocesso em relação à anterior. Apesar de ter começado a temporada com a conquista de mais uma Supertaça, a época viria a tornar-se numa autêntica desilusão, com os encarnados a somarem zero pontos na fase de grupos da Champions League e a perderem o campeonato para os eternos rivais do norte.

Aliado a este insucesso coletivo, Cervi foi perdendo influência no plano de jogo das “águias”. Apesar de ter obtido bons números individuais – apontou quatro golos e somou dez assistências -, as exibições não enchiam as exigências das bancadas da Luz, sendo que a época seguinte não se adivinhava fácil para o argentino.

De facto, a época 2018/19 confirmou o que já há algum tempo se adivinhava: Rafa Silva assumia a titularidade da ala esquerda encarnada, sendo que Cervi passava agora um período de maior dificuldade em afirmar-se como opção válida para o ataque. Porém, as coisas iriam mudar.

Cervi apontou o primeiro golo da noite frente ao FC Zenit, dando o mote para uma noite de gala dos encarnados
Fonte: SL Benfica

Novo fôlego

24 de outubro de 2019, o dia em que Franco Cervi ganhou um novo fôlego. Jogava-se o SL Benfica – Olympique Lyonnais, jogo da terceira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, quando Rafa Silva sofreu uma desinserção do tendão médio adutor à esquerda, lesão que afasta o português dos relvados até 2020.

Contudo, o azar de uns é a sorte de outros, e Cervi parece estar a atestar a vericidade desta velha máxima. O argentino tem aproveitado ao máximo a ausência de Rafa, protagonizando boas exibições – e até alguns golos – nas últimas partidas.

Cervi não tem a mesma capacidade técnica que Rafa, nem a mesma qualidade de passe, de decisão e, porventura, de finalização. Não obstante, compensa essas lacunas com uma capacidade de entrega e de sacrifício em prol do coletivo absolutamente notáveis. A sua entrada no onze veio estabilizar a equipa em termos defensivos, com o argentino a compensar as lacunas que são reconhecidas a Grimaldo nesse momento do jogo.

Apesar de não ser um jogador adorado por todos no universo encarnado, Franco Cervi tem justificado a aposta de Bruno Lage e, neste momento, voltou a ser um dos indiscutíveis na manobra das “águias”.

Foto de capa: SL Benfica

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra depois do Arouca somar 3ª derrota contra grandes nos descontos: «Frustrante mais uma vez»

Vasco Seabra analisou o desfecho do Arouca x Benfica. Duelo referente à 26.ª jornada da Primeira Liga.

Diogo Monteiro e a derrota do Arouca contra o Benfica: «Não sentimos nenhuma dificuldade»

Diogo Monteiro analisou o desfecho do Arouca x Benfica. Duelo referente à 26.ª jornada da Primeira Liga.

Frederico Varandas vence eleções e é eleito presidente do Sporting pelo 3º mandato consecutivo

Frederico Varandas foi reeleito como presidente do Sporting. Atual presidente parte para terceiro mandato nos leões.

Eis os 5 destaques do Arouca x Benfica

Benfica venceu o Arouca por 2-1 na 26.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro disputado no Estádio Municipal de Arouca.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Belenenses 3-2 Varzim na Liga 3

Na vitória por 3-2 entre Belenenses e Varzim, em jogo referente à sexta jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga 3 houve vários destaques.

Belenenses bate Varzim em jogo de loucos: eis os resultados do dia na Liga 3

O Belenenses venceu o Varzim por 3-2 na Liga 3. Vitória da equipa da casa surgiu com golo marcado nos descontos.

Hearts escorrega frente ao Kilmarnock e vê Celtic a aproximar-se na luta pelo titulo: eis os resultados do dia da Liga Escocesa

Kilmarnock venceu o Heats por 1-0. A equipa de Cláudio Braga soma a terceira derrota nos ultimos seis jogos e vê o Celtic a aproximar-se cada vez mais na luta pelo titulo.