Covid-19 no SL Benfica | Será desta uma nova aposta na formação?

- Advertisement -

O surto de Covid-19 que tem afligido a equipa masculina de futebol sénior do Sport Lisboa e Benfica tem provocado uma razia imensa nas escolhas de Jorge Jesus. O timoneiro dos encarnados já afirmou perentoriamente que “vai à luta” com os jogadores que tem – entende-se que se refere aos elementos remanescentes do plantel principal.

Jesus tem dado, então, a entender, que só tem uma quantidade reduzida de homens ao seu dispor. Não é verdade. Ou, pelo menos, não deveria ser essa a forma de ver as coisas. Se para aí estivesse virado – como deveria estar -, Jorge Jesus perceberia que tem muita qualidade futebolística e humana de que se socorrer na equipa B do clube.

João Ferreira tem tido minutos e Gonçalo Ramos e Tiago Araújo têm visto o seu nome várias vezes nos convocados. No entanto, a aposta – há muito por cumprir – na formação não deveria ficar por aqui e o atual surto de Covid-19 poderia e deveria ser o gatilho para uma efetiva aposta nos vários jovens que já demonstram capacidade e maturidade suficientes para serem escolhas de Jorge Jesus.

Paulo Bernardo tem “clamado” a cada exibição no SL Benfica B por uma oportunidade na equipa A
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Filipe Cruz, Rafa Rodrigues, Kalaica, Morato, Ronaldo Camará, Henrique Pereira e, à cabeça, Paulo Bernardo poderiam perfeitamente ser aposta neste momento em que o clube procura suprir as lacunas no plantel causadas pela pandemia. Em condições normais, talvez ainda não se justificasse uma aposta imediata em alguns destes jovens; todavia, as circunstâncias atuais não são, de todo, normais.

Como tal, começa a ser irrisória a falta de coragem para assumir na prática a tão teoricamente badalada “aposta na formação”. As raras subidas de jovens à equipa A têm redundado em pouco mais que nada. Tem-se travado o desenvolvimento de vários jovens, promovendo-as ao plantel principal e dando-lhes cinco minutos “aqui e ali”.

É urgente uma verdadeiramente materializada aposta na formação. Se não for agora, quando?

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva associado ao Tottenham: londrinos têm alvo preferencial

O Tottenham está em busca de um novo treinador, com Marco Silva a ser apontado ao comando do emblema londrino.

Lucas França reage ao alegado episódio de racismo: «Quando essas ‘críticas’ envolvem a cor da pele ou o cabelo, deixam de ser críticas e...

Lucas França anunciou ter sido alvo de um episódio de racismo durante o jogo entre o Sporting de Espinho e o Benfica.

Académica de Coimbra: ex-FC Porto cada vez mais importante nos estudantes

Leandro Silva está a assumir-se cada vez mais como uma peça importante na Académica de Coimbra, emblema da Liga 3.

Youssef Chermiti pede humilde a Portugal para o confronto frente à Escócia e atira: «Temos vindo a mostrar a nossa qualidade»

Youssef Chermiti falou na Cidade do Futebol, em conferência de imprensa de antevisão do jogo de Portugal frente à Escócia, no Estádio António Coimbra da Mota.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé reage às críticas no Real Madrid e lembra Cristiano Ronaldo: «Todos já foram criticados»

Kylian Mbappé falou sobre a sua estadia no Real Madrid. O avançado francês falou das críticas de que já foi alvo e perspetivou a eliminatória frente ao Bayern Munique.

Pedro Martins vai perder ex-Real Madrid e jogador conta com interessados

Joselu prepara-se para deixar de ser jogador do Al Gharafa, emblema orientado por Pedro Martins. O espanhol vai ficar livre no mercado.

Sub-21: onde ver grátis o Portugal x Escócia?

Portugal e Escócia vão enfrentar-se no dia 31 de março, a partir das 19h30, no Estádio António Coimbra da Mota.