CS Marítimo 2-1 SL Benfica: Traídos na enxurrada (de poucas ideias)

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Costuma dizer-se que o futebol é um desporto de inverno. Que só aqueles que aguentam os campos pesados é que poderão almejar o título. Não se pode dizer que o Benfica tenha colocado em real perigo o seu grande objectivo – a liderança, no máximo, será menos confortável -; porém, a falta de ideias da equipa a partir do momento do 2.º golo maritimista foi por demais evidente. E a enxurrada, não sendo explicação para tudo, ainda dificultou mais a vida.

Não é habitual no campeonato português, mas a verdade é que a forma como o Marítimo entrou frente a um grande (Benfica) causou um “rombo” táctico e mental na partida. Os maritimistas, sempre com elevados níveis de agressividade – com um ou outro exagero, diga-se -, aproveitaram da melhor forma a entrada macia e passiva do Benfica. Essa entrada materializou-se num golo e em mais três ocasiões claras para a equipa de Daniel Ramos. Nesta fase o Benfica não parecia ter antídoto.

Aos poucos, e sem nunca evidenciar uma superioridade avassaladora, o Benfica ia reagindo e empurrando o Marítimo para o seu meio-campo – os madeirenses foram também perdendo o gás… Nélson Semedo, a meias com Gonçalo Guedes, empatou o jogo.

Quando se pensava que se ia assistir a um aumento de intensidade e, sobretudo, a uma melhoria exibicional significativa, assistiu-se a … Uma moderada melhoria. Mesmo com uma ligeira melhoria colectiva, a exibição benfiquista nunca passou do q.b.. Pizzi ia tentando remar contra a maré, mas a dinâmica não era a melhor.

Eis que chegam minutos decisivos. A chuva, aos poucos, começa a tomar conta da partida, fazendo afastar a (pouca) criatividade benfiquista. Rafa obrigou Gottardi à defesa da noite e, pouco depois, o Marítimo aproveitou da melhor forma a passividade defensiva do Benfica. Até ao fim, a enxurrada trouxe poucas ideias e muito anti-jogo. Queimar tempo é diferente de desrespeitar as bases do jogo, tal como o conhecemos. O futebol está a mudar. Tal como o tempo mudou (um pouco) este jogo.

 

Foto de capa: CS Marítimo

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira ‘protege-se’ de Ruben Amorim: Palmeiras coloca 180 milhões de euros de cláusula em jogador

O Palmeiras decidiu colocar uma cláusula de rescisão de 180 milhões de euros no novo contrato de José Manuel López.

Alanyaspor de João Pereira sobe ao 7.º lugar: eis os resultados da Liga turca

Alanyaspor de João Pereira venceu por 1-0 Rizespor. Kacper Kozlowski brilha na vitória do Gaziantep sobre o Goztepe.

Al Hilal sofre a primeira derrota para o campeonato

Al Hilal perdeu 2-0 em casa contra o Neom SC. Rúben Neves foi titular mas não conseguiu evitar a derrota.

Elche de Martín Anselmi cai aos 90′ contra a Real Sociedad

O Elche perdeu contra a Real Sociedad por três bolas a duas durante esta segunda-feira, num encontro a contar para a quarta jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.

Matheus Nunes e o duelo com o FC Porto: «Gostam de pôr o adversário lá atrás e controlar o jogo»

Matheus Nunes marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.