CS Marítimo 2-1 SL Benfica: Traídos na enxurrada (de poucas ideias)

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Costuma dizer-se que o futebol é um desporto de inverno. Que só aqueles que aguentam os campos pesados é que poderão almejar o título. Não se pode dizer que o Benfica tenha colocado em real perigo o seu grande objectivo – a liderança, no máximo, será menos confortável -; porém, a falta de ideias da equipa a partir do momento do 2.º golo maritimista foi por demais evidente. E a enxurrada, não sendo explicação para tudo, ainda dificultou mais a vida.

Não é habitual no campeonato português, mas a verdade é que a forma como o Marítimo entrou frente a um grande (Benfica) causou um “rombo” táctico e mental na partida. Os maritimistas, sempre com elevados níveis de agressividade – com um ou outro exagero, diga-se -, aproveitaram da melhor forma a entrada macia e passiva do Benfica. Essa entrada materializou-se num golo e em mais três ocasiões claras para a equipa de Daniel Ramos. Nesta fase o Benfica não parecia ter antídoto.

Aos poucos, e sem nunca evidenciar uma superioridade avassaladora, o Benfica ia reagindo e empurrando o Marítimo para o seu meio-campo – os madeirenses foram também perdendo o gás… Nélson Semedo, a meias com Gonçalo Guedes, empatou o jogo.

Quando se pensava que se ia assistir a um aumento de intensidade e, sobretudo, a uma melhoria exibicional significativa, assistiu-se a … Uma moderada melhoria. Mesmo com uma ligeira melhoria colectiva, a exibição benfiquista nunca passou do q.b.. Pizzi ia tentando remar contra a maré, mas a dinâmica não era a melhor.

Eis que chegam minutos decisivos. A chuva, aos poucos, começa a tomar conta da partida, fazendo afastar a (pouca) criatividade benfiquista. Rafa obrigou Gottardi à defesa da noite e, pouco depois, o Marítimo aproveitou da melhor forma a passividade defensiva do Benfica. Até ao fim, a enxurrada trouxe poucas ideias e muito anti-jogo. Queimar tempo é diferente de desrespeitar as bases do jogo, tal como o conhecemos. O futebol está a mudar. Tal como o tempo mudou (um pouco) este jogo.

 

Foto de capa: CS Marítimo

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.