CS Marítimo 2-1 SL Benfica: Traídos na enxurrada (de poucas ideias)

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Costuma dizer-se que o futebol é um desporto de inverno. Que só aqueles que aguentam os campos pesados é que poderão almejar o título. Não se pode dizer que o Benfica tenha colocado em real perigo o seu grande objectivo – a liderança, no máximo, será menos confortável -; porém, a falta de ideias da equipa a partir do momento do 2.º golo maritimista foi por demais evidente. E a enxurrada, não sendo explicação para tudo, ainda dificultou mais a vida.

Não é habitual no campeonato português, mas a verdade é que a forma como o Marítimo entrou frente a um grande (Benfica) causou um “rombo” táctico e mental na partida. Os maritimistas, sempre com elevados níveis de agressividade – com um ou outro exagero, diga-se -, aproveitaram da melhor forma a entrada macia e passiva do Benfica. Essa entrada materializou-se num golo e em mais três ocasiões claras para a equipa de Daniel Ramos. Nesta fase o Benfica não parecia ter antídoto.

Aos poucos, e sem nunca evidenciar uma superioridade avassaladora, o Benfica ia reagindo e empurrando o Marítimo para o seu meio-campo – os madeirenses foram também perdendo o gás… Nélson Semedo, a meias com Gonçalo Guedes, empatou o jogo.

Quando se pensava que se ia assistir a um aumento de intensidade e, sobretudo, a uma melhoria exibicional significativa, assistiu-se a … Uma moderada melhoria. Mesmo com uma ligeira melhoria colectiva, a exibição benfiquista nunca passou do q.b.. Pizzi ia tentando remar contra a maré, mas a dinâmica não era a melhor.

Eis que chegam minutos decisivos. A chuva, aos poucos, começa a tomar conta da partida, fazendo afastar a (pouca) criatividade benfiquista. Rafa obrigou Gottardi à defesa da noite e, pouco depois, o Marítimo aproveitou da melhor forma a passividade defensiva do Benfica. Até ao fim, a enxurrada trouxe poucas ideias e muito anti-jogo. Queimar tempo é diferente de desrespeitar as bases do jogo, tal como o conhecemos. O futebol está a mudar. Tal como o tempo mudou (um pouco) este jogo.

 

Foto de capa: CS Marítimo

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dirigente do Watford não confirma saída de Nestory Irankunda e já elogia Sporting : «é um clube de futebol enorme que joga na Europa

Luke Dowling, diretor geral do Watford, falou de Nestory Irankunda. Embora não tenha confirmado a saída, o dirigente elogiou o Sporting.

Imprensa nacional revela motivo pelo qual Luis Suárez abandonou treino do Sporting mais cedo

Luis Suárez tem estado no olho do furacão. Abandono de treino pelo Sporting não causará, ainda assim, problemas e tem explicação.

Barcelona já conta com João Cancelo e já há data prevista para o regresso do português à Catalunha

João Cancelo está próximo de reforçar o Barcelona. O internacional português é esperado na Catalunha já na próxima semana.

Vangelis Pavlidis não perdoa e coloca o Benfica a golear o Hearts

O Benfica e o Hearts estão a enfrentar-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro que se realiza no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Capitão Tomás Araújo salta mais alto e Benfica está a ganhar 2-0 ao Hearts

O Benfica e o Hearts estão a enfrentar-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro que se realiza no Estádio da Luz.

Rafa Silva finaliza jogada de luxo do Benfica e águias já vencem o Hearts

O Benfica e o Hearts estão a enfrentar-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro que se realiza no Estádio da Luz.

Imprensa nacional garante que FC Porto rejeitou hipótese de contratar Joselu e continua na busca por avançado

Joselu não vai reforçar o FC Porto. Imprensa nacional garante que os dragões rejeitaram esta hipótese e seguem no mercado.