Darwin e Luca podem (e devem) dar mais às águias

    O SL Benfica reforçou-se bastante no último verão, seja na equipa técnica ou no plantel. Desde a baliza até aos avançados, entraram vários jogadores e a fatura foi elevada: mais de 100 milhões de euros. Se os milhões e milhões gastos pelas “águias” são sinónimo de bons resultados? Nem de perto nem de longe. O Benfica precisava de “homens de ataque” e encontrou dois jovens que custaram, em conjunto, perto de 40 milhões de euros: Luca Waldschimdt (15 milhões) e Darwin Núñez (24 milhões).

    Pedidos expressos de Jorge Jesus, os dois têm tido uma boa prestação face ao desempenho conjunto da equipa, mas aquém quando comparados os valores com outros jogadores da Primeira Liga. Pedro Gonçalves, do Sporting CP, que custou seis milhões e meio (50% do passe) tem mais três golos do que os dois jogadores anteriores juntos. Outros exemplos ainda mais flagrantes são Rodrigo Pinho e Thiago Santana. Os jogadores de Marítimo e Santa Clara, respetivamente, contam com sete golos no campeonato, apenas menos um do que o total dos dois avançados do Benfica.

    Luca Waldschmidt

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Mas, em termos individuais, qual é o seu desempenho? O ex-Friburgo começou com o pé direito na Luz: cinco golos nos primeiros dez jogos. O problema veio nos últimos 11 jogos, em que o alemão marcou apenas um golo e somou centenas de minutos.

    É pouco e é um “espelho” daquilo que são as exibições dos “encarnados”. Um jogador que custou 15 milhões de euros e que, segundo o Transfermarkt, está avaliado em mais um milhão, tem de produzir mais, especialmente com os jogadores que o rodeiam.

    Se o problema é apenas do jogador? Provavelmente não. No geral, toda a equipa joga pouco e fica o sentimento do que podia dar mais. Ainda que Waldschmidt seja notável ao nível da finta curta e do índice de trabalho durante o jogo, a finalização e o passe são aspetos que o alemão tem de melhorar.

    Darwin Núñez

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O reforço mais caro da história do Benfica chegou da segunda divisão espanhola depois de um modesto terceiro lugar na lista de melhores marcadores nessa divisão. Darwin Núñez, uma grande esperança do futebol uruguaio e sul-americano, é forte fisicamente, trabalha arduamente e, acima de tudo, nunca desiste de um lance. É a principal característica já demonstrada em jogos dos “encarnados”.

    Tal como já foi referido, os adeptos viram a chegada deste “menino” com grande expectativa e, nos primeiros dez jogos, Darwin correspondeu: cinco golos e seis assistências. De facto, estes números impressionaram qualquer um não só pela idade do atleta como pelo facto de vir de uma divisão secundária e de uma realidade completamente diferente.

    Contudo, à semelhança de toda a equipa, Darwin baixou o seu rendimento “numérico”. Quer isto dizer que o uruguaio reduziu o número de golos/assistências, apesar de nunca ter deixado de vir atrás buscar jogo, pedir a bola “no espaço” ou lutar por cada lance como se fosse o último.

    Posto isto, é com grande certeza que afirmo que os dois jogadores podem (e devem) dar mais ao Benfica. Se o esforço, entrega e determinação estão num nível elevado, os golos e assistências estão bem em baixo.

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Renato Gouveia Dias
    Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.

    FC Porto fecha renovação de Rodrigo Mora com cláusula de rescisão de 70 milhões de euros

    O FC Porto já acertou todos os detalhes para a renovação de contrato de Rodrigo Mora. Terá uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.

    Hidemasa Morita regressa aos treinos no Sporting

    O Sporting voltou a treinar esta quarta-feira. Hidemasa Morita, de regresso após lesão, foi a grande novidade nas opções de Rui Borges.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Diogo Costa falhou o treino do FC Porto e está a contas com lesão muscular

    Diogo Costa juntou-se ao lote de indisponíveis às ordens de Martín Anselmi. Guarda-redes falhou o treino dos dragões desta manhã.

    À atenção de Ruben Amorim: Tottenham de olho em Marcus Rashford

    O Tottenham está interessado numa possível contratação de Marcus Rashford ao Manchester United. Inglês em empréstimo.

    Cesc Fàbregas esteve reunido com clube da Bundesliga: Definido o seu futuro

    Cesc Fàbregas vai continuar no comando técnico do Como 1907 para a próxima temporada. Espanhol esteve associado ao Leipzig.

    Manchester City quer fechar Diogo Costa por 40 milhões de euros: Eis as novidades

    O Manchester City quer contratar Diogo Costa ao FC Porto. Guarda-redes do FC Porto tem cláusula de rescisão de 75 milhões de euros.

    Mais castigos no FC Porto após festa: Otávio com treinos bidiários, Samu e Namaso sob processo

    A festa de aniversário de Otávio continua a ter repercussões no FC Porto. Samu e Danny Namaso também foram visados.

    Álvaro Djaló (ex-Braga) pretendido por outro clube em Espanha

    O Alavés está interessado numa possível contratação de Álvaro Djaló. Ex-Braga representa atualmente o Athletic Club.

    Thomas Muller rejeita clube da Serie A

    A Fiorentina está interessada numa possível contratação de Thomas Muller. Médio alemão vai deixar o Bayern Munique no verão.

    Defesa da Premier League aceita rumar ao Atlético Madrid

    O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Cristian Romero ao Tottenham. Defesa argentino já terá dado luz verde.

    Rashford não fecha portas a um regresso ao Manchester United de Ruben Amorim

    Marcus Rashford está emprestado pelo Manchester United ao Aston Villa até ao final da temporada. Inglês não fecha portas a regresso.

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.