Darwin Núñez | Um motor (quase) afinado na locomotiva encarnada

- Advertisement -

Darwin Núñez chegou ao SL Benfica no último mercado de transferências como a contratação mais cara de sempre a ser realizada por um clube português – foram 24 milhões de euros -, apesar de grande parte dos benfiquistas nunca ter sequer ouvido falar do nome do jovem ponta de lança uruguaio.


Seguiu-se um breve período de adaptação às dinâmicas de Jorge Jesus e, aos 65 minutos da partida frente ao PAOK, o jovem é lançado às feras, com o peso de ter nos ombros a esperança de milhares de benfiquistas que acreditavam ser ainda possível o acesso à Liga dos Campeões.

Tal não aconteceu, sendo que esses 40 milhões da fase de grupos, que agora não entrariam nos cofres da Luz, significavam que o Benfica, devido aos mais de 96,5 milhões de euros investidos no mercado, teria de vender alguns dos seus principais ativos de modo a equilibrar as contas. Apenas vendeu Rúben Dias, por 68 milhões de euros, sendo que para o seu lugar contratou Nicolás Otamendi, por 15 milhões.

De qualquer das formas, esqueçamos o descalabro europeu – que não é o tema deste artigo – e voltemos ao que realmente importa discutir: Darwin Núñez. Um jovem de 21 anos, natural de Artigas, que, no espaço de um ano, afirma-se no plantel principal do CA Peñarol, é contratado pelos espanhóis do Almería por sete milhões e meio de euros, onde joga meia época, sendo que, no mercado de transferências seguinte, e em plena pandemia, é contratado pelo Benfica por uns impressionantes 24 milhões de euros.

No total, foram 20 golos e quatro assistências no espaço de um ano – quatro golos e uma assistência pelo CA Peñarol, 16 golos e três assistências pelo UD Almería -, levando, ironicamente, a que o uruguaio tenha custado aos cofres encarnados cerca de um milhão de euros por cada participação em golo.

No entanto, e apesar de ainda não ter marcado pelas “águias”, é visível que Darwin é sinónimo de golo. O uruguaio soma já quatro assistências em três jogos na Primeira Liga, tendo o mesmo já ameaçado, também, as redes adversárias por diversas ocasiões.

Móvel, combativo, pressionante e com um bom entendimento técnico-tático do jogo, o uruguaio encaixa que nem uma luva no modelo de Jorge Jesus, daí já se ter afirmado como a primeira opção para o lugar.

Apesar de ainda não se ter estreado na lista de marcadores das “águias”, Darwin acrescenta muito ao jogo dos encarnados, merecendo, por parte dos adeptos, algum tempo e paciência.

Não é um avançado vistoso e chegou por um preço bastante inflacionado, mas penso que não há duvidas de que Darwin é sinónimo de raça, crer e ambição.

Darwin é também sinónimo de Benfica e de certeza que ainda dará muitas alegrias aos benfiquistas e, porventura, também um grande encaixe financeiro no futuro.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Ajax e FC Porto às turras e sem acordo para transferência de 2 jogadores em sentidos contrários

Youri Baas para o Dragão, Borja Sainz para Amesterdão. FC Porto e Ajax negociaram jogadores, mas não houve fumo branco.

Liverpool paga 35 milhões de euros e garante reforço… que só chega em 2027

Lucca Brughmans está a caminho do Liverpool. O guarda-redes chega do Genk, mas só se juntará ao clube inglês em 2027.

Imprensa espanhola rendida ao Real Madrid de José Mourinho: «Um recital»

O Real Madrid goleou o Málaga no Bernabéu. Imprensa espanhola com elogios aos merengues e a José Mourinho.

Estoril Praia em risco de ficar sem a maior estrela nos últimos dias do mercado

A Lazio está de olho na contratação de Yanis Begraoui. Avançado encarado como substituto de Boulaye Dia, que é negociado pelo Rennes.

PUB

Mais Artigos Populares

UFC Fight Night: Menos um “Nurmagomedov”

O UFC Fight Night de Xangai viu uma grande surpresa, com o knockout brutal sofrido por Umar Nurmagomedov, discípulo da “Team Khabib”.

Luís Castro enche de elogios o próximo reforço do FC Porto: «Muito talentoso»

Luís Castro traçou o perfil de Gabriel Mec. Extremo brasileiro vai reforçar o FC Porto e já foi autorizado a viajar para Portugal.

Contrastes na Luz | Benfica x Estoril Praia

O Benfica recebe o Estoril Praia, esta segunda-feira, no Estádio da Luz, num jogo que fecha a 4.ª jornada da Primeira Liga Portuguesa