David Luiz, o filho pródigo a casa torna? | SL Benfica

Nuno Gomes, Rui Costa, Luisão, Jonas. Podia referir muitos outros nomes que representam o que é ser benfiquista de alma e coração mas, hoje, vou focar-me num em específico – David Luiz.

O defesa central chegou ao SL Benfica a meio da época de 2006/07, por empréstimo do EC Vitória. Estreou-se ao serviço da equipa encarnada no jogo da primeira mão dos oitavos de final da UEFA Europa League, frente ao PSG. Apesar de não ter sido dos seus melhores jogos, a realidade é que nos jogos seguintes provou ser uma peça chave para a defesa das águias, tendo mesmo convencido os dirigentes do clube a contratá-lo – assinou por cinco temporadas.

A época de 2007/08 tinha tudo para correr bem, mas o defesa brasileiro viveu um dos maiores pesadelos que um jogador de futebol pode viver: lesionou-se e participou em apenas 13 jogos (949 minutos). Na época seguinte, vestiu o manto sagrado 27 vezes e marcou três golos.

O panorama começava a melhorar e em 2009/10, David Luiz teve uma prestação praticamente exímia ao serviço do SL Benfica. Em 51 jogos, o central assumiu o comando da defesa 49 vezes, ajudando a equipa a conquistar o 32º campeonato nacional, com 24 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, sagrando-se, também, o melhor jogador da temporada. A partir desse momento, começou a despertar a atenção de clubes como o Real Madrid CF, Manchester United FC e Manchester City FC, mas a saída só se confirmou em 2011, com destino a Londres. O defesa central assinou pelo Chelsea FC, mas continuou a ser um apaixonado pela equipa encarnada.

David Luiz deu os primeiros passos no futebol europeu ao serviço do SL Benfica
David Luiz deu os primeiros passos no futebol europeu ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

No 107º aniversário do clube português, David Luiz escreveu uma carta emotiva, onde descreveu o amor que tinha pelo clube: “O Benfica entra no nosso coração e nunca mais sai. Por isso levei, levo e levarei sempre o Benfica no coração. O Benfica é paixão, garra, cumplicidade, amizade, companheirismo, respeito, lealdade, conquista… Enfim, Benfica é parte da minha vida e nenhuma palavra consegue expressar a real grandeza deste clube. (…) Não era, aprendi a ser e sou um eterno benfiquista. Obrigado a todos do fundo do meu coração!”.

Nos anos seguintes, o percurso do jogador alternou entre o Chelsea FC e o PSG. Em agosto de 2019, assinou contrato com o Arsenal FC, realizou 43 jogos e marcou dois golos. Na presente época vestiu a camisola dos Gunners 30 vezes, marcou dois golos e ainda defrontou e eliminou a equipa do coração, nos 16-avos-de-final da UEFA Europa League – “Se eliminar o Benfica dói? Dói sempre”.

Há uns dias atrás, David Luiz anunciou que está de saída do Arsenal FC. O contrato de ligação ao clube termina no próximo mês e não vai ser renovado. Depois de se ter despedido dos colegas de equipa e de ter confessado que não vai terminar já a carreira, o jogador de 34 anos ainda não tem o futuro definido. Neste momento, estão duas hipóteses em cima da mesa: regressar ao Brasil ou ao SL Benfica.

A verdade é que o brasileiro sempre disse que queria voltar a jogar em Portugal e o regresso pode estar prestes a acontecer. Jorge Jesus já conhece as características do jogador, uma vez que foi seu treinador em 2009/10, falta agora saber se consegue ter lugar no plantel da próxima época. A concorrência é forte: Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen e até mesmo Morato, mas a ligação que David Luiz tem com o clube e com a a liga também deve ser tida em conta.

A aposta recorrente de Jorge Jesus num sistema de jogo com três centrais pode ser favorável ou não para a vinda do jogador. O treinador pode sempre optar pela rotatividade dos jogadores, mas esta gestão tem de ser muito bem feita, já para não falar que é sempre complicado prescindir de algum deles. Otamendi tem sido um autêntico patrão da defesa encarnada, Lucas Veríssimo chegou e deu imensa confiança à equipa, Vertonghen é um verdadeiro muro e tem uma leitura de jogo como poucos e Morato, apesar de ter feito poucos jogos ao serviço do clube, tem surpreendido os adeptos, uma vez que tem tido desempenhos fantásticos.

Tendo em conta este cenário é complicado conseguir agarrar o lugar na equipa. David Luiz quer voltar à Luz, os adeptos querem que ele volte, porque é sempre bom ter alguém que ame o clube como ele, falta agora saber se o destino do eterno apaixonado pelo SL Benfica passa ou não por Portugal.

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

Atalanta recebe oferta de 40 milhões de euros por Mateo Retegui

O futuro de Mateo Retegui está em cima da mesa. O Al Qadisiyah fez uma oferta de 40 milhões de euros pelo avançado da Atalanta.

Newcastle não desiste e avança com 63 milhões por estrela do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo

O Newcastle continua a tentar a contratação de Anthony Elanga. Os magpies fizeram nova proposta ao Nottingham Forest.

Portugal sofre mais dois golos e está a perder com a Espanha por 4-0 ao intervalo

Portugal está a perder com a Espanha por 4-0 na primeira-parte da primeira jornada do Euro 2025. A equipa das quinas sofreu dois golos perto do intervalo.

Paulo Vítor confirmado como reforço do Vitória SC

O Vitória SC confirmou a contratação de Paulo Vítor. O defesa-central brasileiro foi emprestado pelo Akron Togliatti, da Rússia.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal revela condicionantes para o sorteio da Primeira Liga

A Liga Portugal já revelou as condicionantes para o sorteio da Primeira Liga. O evento decorre já nesta sexta-feira, dia 4 de julho.

Morreu Peter Rufai aos 61 anos e Farense já reagiu: «Descanse em paz, Príncipe de Nigéria»

Peter Rufai morreu esta quinta-feira aos 61 anos. Antigo guarda-redes nigeriano vítima de doença prolongada.

Portugal com início para esquecer e sofre 2 golos em menos de 7 minutos

Portugal está a perder com a Espanha por 1-0 na primeira jornada do Euro 2025. Esther González marcou o primeiro golo do jogo.