Olá Southampton, sou o David | SL Benfica

    Benfica

    O QUE PODERIA TER SIDO O SOUTHAMPTON vs BENFICA

    Um entusiasmante choque de crânios futebolísticos como Roger Schmidt e Russel Martin, que mesmo com as evidentes diferenças de talento à disposição, teriam argumentos táticos suficiente para conseguirem divertir-nos durante noventa minutos, não passou de relaxante passeata à beira-mar, a passo lento.

    Com o Benfica sempre por cima, naturalmente, a tentar pressionar como dantes, e o Southampton a tentar replicar o que fazia o Swansea 2022-23.

    Roger entrou a todo gás, com um onze muito próximo daquele que se prevê como principal na temporada que aí vem; Chiquinho acolheu Kokcu na parelha intermediária, Aursnes manteve o papel de omnipresente a partir da esquerda, onde tão bem jogou a época passada, e Neres fez um jogão de costas voltadas para a ala direita.

    Rafa, a ostentar braçadeira de capitão do Benfica a ver se o ajuda na decisão capital em relação ao seu futuro, e Petar Musa, que naturalmente surgiu como referência ofensiva dada a falta de Gonçalo Ramos, tentaram discernir os caminhos do golo.

    Foi na defesa que se proporcionaram as maiores novidades, ainda que sem grande efeito prático nem promessas de futuros risonhos. João Victor desempenhou o papel de lateral direito uma vez ou outra no Brasileirão, em França foi Kombouaré a ver na sua velocidade um argumento para o arrumar na ala – mas o ex-Corinthians não acrescenta muito mais enquanto homem aberto, e daí que a possibilidade de ser alternativa a Bah não seja, neste momento, muito… atraente.

    Fez os primeiros quarenta e cinco minutos, precisamente na parte em que Russel Martin fez alinhar a juventude (quatro titulares com menos de dezoito anos: Amo-Ameyaw, Tyler Dibling, Kami Doyle e Meghoma) e deu tempo aos mais necessitados por uma vaga no plantel – daí que não tenha sido possível aferir qualidades defensivas ao brasileiro, e do que se poderia ver, a desenvoltura no último terço, o brilho de Neres ofuscou qualquer pormenor (se é que os houve).

    Lucas Veríssimo e Morato fizeram parelha, sem grandes incidentes a registar como é apanágio quer dum quer doutro – jogando juntos, protegeram o conterrâneo que encarrilava pela direita e permitiam a reedição da dupla central que conquistou a Youth League ao serviço do Benfica, António com Tomás Araújo, na segunda metade.

    Ristic actuou pela esquerda, foi certinho como sempre mostrou nos míseros minutos que lhe deram em 2022-23 e marcou um golo, não tão bom como aquele no Estoril, mas outro a mostrar a potente canhota. Que pode não ser tão adocicada quanto a de Grimaldo, preferindo a força ao jeito – mas não há ainda nenhum indício no jogo do sérvio que não justifique uma real oportunidade para a titularidade, pensada já precipitadamente para Jurásek (que viu da bancada, ao lado de Otamendi e Di Maria).

    Samuel Soares assumiu as redes, controlou que nem polícia disciplinado a sua área de jurisdição e ofereceu já algo mais que Odysseas – grande à vontade com a bola nos pés. Talvez por aí tenha merecido jogar a totalidade do tempo, sendo o único que disso se pode vangloriar.

    Os dois golos do Benfica vieram na primeira parte, o primeiro de Neres, que é de quem se deverá falar quando mais tarde se recordar este jogo como o primeiro passo duma caminhada triunfal até Wembley (e dia 1 de Junho, faltam exactamente 325 dias) – transgride cada vez mais as regras do extremo criativo que deriva para zona interior e atira em jeito, apesar de o ter feito por três vezes e das três vezes ter levado imenso perigo à baliza dos ingleses.

    Neres parece continuar o ascendente caminho rumo à total confiança no seu próprio talento e identificação das suas lacunas futebolísticas, e por isso está muito próximo de completar a evolução para fantasista total, decisivo em qualquer situação. É, ou mostra ser, atleta cada vez mais inconformado com o tédio dos estratagemas táticos e parte muitas vezes à procura do desconhecido, sentando adversários com malabarismos enquanto convida para a brincadeira quem ele vê ter estofo para o acompanhar. Hoje foi Chiquinho, foi o novo melhor amigo Kokcu, foi Aursnes que veio algumas vezes lá da outra banda só para ter o privilégio de se associar, e foi Rafa.

    David Neres e Vitor Carvalho no Benfica x Gil Vicente.
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Todos eles, excelentíssimos executantes e tecnicistas de grande nível e todos eles também completamente cientes do que os distancia daquele artista. A esta hora estarão certamente em acesa partida de xadrez mental na procura duma resposta para a qual só Schmidt conseguirá dar – há coragem para fazer coexistir Neres e Di Maria? Como a mais óbvia resposta é sim, então quem de nós sai do onze do Benfica?

    Sim, jogaram mais Bah, António e Tomás, Rafael Rodrigues, João Mário, Tino, João Neves, Scheljderup, Gouveia – que foi segundo avançado e mostrou boas indicações – e um sonolento Tengstedt, mas é Neres quem merece todo o destaque, mostrando sobretudo o absurdo que foram as suas ausências de jogos capitais de 2022-23.

    Não decorou ainda minuciosamente o mapa do campo como Fredrik, não tem a calma parental de João Mário na esquematização dos processos colectivos, não leva constantes multas de velocidade como Rafa nem fuzila como Gonçalo Ramos, mas David Neres reúne todas essas qualidades em doses mais modestas para suportar sobrenatural veia criativa, que tudo inventa sem grande necessidade de raciocinios chatos – tudo na sua criação artística é caoticamente ordenado para a caça ao sorriso, principal propósito do joga bonito.  E por isso a Supertaça continuará sem grande cartaz…

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona bate Real Madrid no prolongamento e conquista Taça do Rei

    O Barcelona venceu este sábado o Real Madrid por 3-2 e conquistou assim a final da Taça do Rei. Jules Koundé fez o golo do triunfo no prolongamento.

    Ruben Amorim garante que não se arrepende de ter assumido o Manchester United e atira: «Não gosto de me defender – e não me...

    Ruben Amorim fez a conferência de imprensa de antevisão do jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico falou das dificuldades no cargo.

    Antigo candidato às eleições do FC Porto deixa duras críticas: «É isto que os adeptos e sócios querem?»

    Nuno Lobo recorreu às redes sociais para deixar várias críticas à equipa do FC Porto. O antigo candidato às eleições dos dragões escreveu após o desaire frente ao Estrela da Amadora.

    Luís Silva e a vitória do Estrela Amadora sobre o FC Porto: «Desde o minuto inicial estivemos por cima»

    O Estrela Amadora venceu o FC Porto por 2-0 na jornada 31 da Primeira Liga. José Faria falou no final do encontro.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Varzim e Belenenses empatam e a luta pela subida na Liga 3 continua ao rubro

    O Belenenses e o Varzim empataram a zero na jornada 11 da Liga 3. O líder, Lusitânia Lourosa, também cedeu empate nesta ronda.

    Kikas eleito homem do jogo no Estrela Amadora x FC Porto: «Precisávamos desta vitória há muito tempo»

    O Estrela Amadora venceu o FC Porto por 2-0 na jornada 31 da Primeira Liga. Kikas e Alan Ruiz falaram no final do encontro.

    Iván Marcano após derrota: «Vamos tentar na próxima temporada que o FC Porto seja o FC Porto que todos conhecemos»

    O FC Porto perdeu este sábado com o Estrela Amadora por 2-0 na jornada 31 da Primeira Liga. Iván Marcano deu a sua opinião.

    FC Porto tem uma baixa confirmada para a receção ao Moreirense

    O FC Porto perdeu frente ao Estrela da Amadora e ficou também com a confirmação de que Alan Varela não vai jogar no próximo jogo, devido a castigo.

    Al Nassr goleia Yokohama Marinos com golo de Cristiano Ronaldo e está nas meias-finais da Champions League Asiática

    O Al Nassr está qualificado para as meias-finais da Champions League Asiática. A equipa saudita bateu os Yokohama Marinos por 4-1.

    FC Porto perde com Estrela Amadora e não agarra o 3.º lugar da Primeira Liga

    O FC Porto perdeu este sábado com o Estrela Amadora por 2-0 na jornada 31 da Primeira Liga. Dragões não ultrapassam Braga.

    Lyon de Paulo Fonseca goleia Rennes: Eis os resultados do dia da Ligue 1

    O Lyon venceu este sábado o Rennes por 4-1 na jornada 31 da Ligue 1. Fica com os resultados do dia do campeonato francês.

    FC Porto a perder com o Estrela Amadora na Primeira Liga com golo de Kikas

    O Estrela Amadora está a vencer o FC Porto por 1-0 na jornada 31 da Primeira Liga. Kikas marcou o primeiro golo da partida.

    Alan Ruiz marcou o 2-0 do Estrela da Amadora frente ao FC Porto

    Alan Ruiz fez o segundo golo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O golo dos tricolores foi apontado aos 62 minutos.

    Newcastle pode avançar por internacional francês

    O Newcastle está interessado numa possível contratação de Mattéo Guendouzi à Lazio. Médio francês já jogou na Premier League.