Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Na derradeira eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, os vice-campeões portugueses, SL Benfica, enfrentam os vice-campeões gregos e atuais vencedores da taça, PAOK de Salónica. Um adversário que promete vender muito cara uma possível passagem ao representante português. Importa então ficar a conhecer este oponente, num jogo de interesse para a nação benfiquista, mas também para o futebol português, após as perdas de Rio Ave FC e SC Braga nas pré-eliminatórias da Liga Europa.
Percurso
A nível de percurso, os Dikefalos Aetos (águia de duas cabeças), que ainda não iniciaram a sua campanha no campeonato nacional, já afastaram dois adversários de peso: FC Basel e FK Spartak Moscovo.
Para além de, na teoria, acabarem por afastar dois adversários que à partida eram favoritos, conseguiram fazê-lo em grande estilo, com duas vitórias caseiras e com duas boas exibições fora (0-3 na casa do FC Basel e 0-0 em Moscovo).
Em casa, pautam por assumir o jogo. Chutam bastante à baliza e são muito objetivos, empurrados por uma massa adepta ferrenha, que exige golos e espetáculo da sua equipa. Sobretudo contra o FC Basel, na sua casa (vitória por 2-1), fizeram quase 20 remates e, depois em St. Jakob Park, a jogar sobretudo em transições rápidas, conseguiram uns impressionantes três golos sem resposta.
Contra o FK Spartak Moscovo, em casa (vitória de 3-2), voltaram a jogar bastante ofensivamente (por vezes pagam caro por isso defensivamente), dando espetáculo e emoção ao jogo. Na Rússia, fizeram uma exibição de grande nível, tirando a bola aos russos e conseguindo ter bastante iniciativa de jogo, passando assim a eliminatória com nota artística (na primeira mão) e com classe e maturidade (na segunda).
Modelo, Sistema e Onze-tipo
A liderar esta equipa está Razvan Lucescu, antigo selecionador romeno de 49 anos, que orienta o PAOK desde agosto de 2017. O antigo guarda-redes, privilegia um jogo normalmente apelidado de bonito, assente em ter bola e sempre em progressão, sendo que, a partir do último terço, têm autorização para a meia distância. Nos quatro jogos oficiais realizados, o PAOK alinhou em 4x2x3x1.

Fonte: Paok FC
Na baliza, emerge um gigante de 1.97m: Alexandros Paschalakis. Guarda-redes que foi fortemente apontado como reforço da baliza do Sporting CP. Devido à elevada estatura, não é uma guarda-redes propriamente fantástico, que pode fazer aquelas defesas de golo garantido, no entanto, enche bem a baliza e destaca-se, sobretudo pela agressividade, tanto a sair aos pés, como pelo ar.
Na linha defensiva, existem algumas dúvidas sobre quem pode jogar. Indiscutíveis têm sido Léo Matos, como defesa direito, e Fernando Varela, como central. Dois jogadores muito experientes e importantes para equipa, com destaque evidente para Varela. Agora com 30 anos, o ex-central de GD Estoril-Praia, CD Trofense, CD Feirense, Steaua de Bucareste ou FC Vaslui, é um dos intocáveis, pautando-se pela sua regularidade e poderio físico. Já Léo Matos, é um lateral muito ofensivo e que costuma fazer golos, apresentando números interessantes ao longo das épocas.
A fazer par com Varela, estará Evgen Kacheridi (internacional ucraniano) ou José Ángel Crespo (já com experiência de Serie A, La Liga e Premier League). Se o ucraniano dá mais garantias de eficácia a defender, Crespo dá outra qualidade a sair a jogar desde a defesa, característica muito importante para Lucescu.
Na esquerda deverá jogar o nosso campeão Europeu, Vieirinha (se bem que, pode jogar Kacheridi com Varela no centro da defesa e Crespo na esquerda). O internacional português, joga a defesa esquerdo, de pé trocado, agressivo e rápido a defender, a atacar procura muito jogo interior e várias combinações em progressão.
No meio campo, têm jogado sempre os mesmos três: José Alberto Cañas; Maurício e Dimitris Pelkas. Cañas joga um pouco mais recuado, com Maurício a aparecer mais entrelinhas, mas muitas vezes a baixar para duplo pivot para assumir na saída de bola. Já Pelkas, antigo jogador do Vitória FC, é uma das estrelas da equipa. Recheado de técnica e criatividade, o número 10 oferece uma panóplia de opções tremenda à equipa, destacando-se pelas muitas assistências e golos. É importante destacar, que foi anunciado nas últimas horas o experientíssimo médio defensivo, Pontus Wernbloom, como reforço.
No ataque, a ponta de lança, jogará o internacional sérvio Aleksandar Prijovic. Um verdadeiro nove, de 1,91m de altura, está constantemente dentro da área para finalizar. Ágil, forte e matador, Prijovic faturou por 27 vezes a época passada, carimbando bilhete para o Mundial na Rússia, e já marcou por três ocasiões nestas pré-eliminatórias. Nos corredores, deverão estar Dimitris Limnios, novo menino bonito de Salónica, rápido e desconcertante, e Omar El Kaddouri, jogador muito experiente e de grande técnica, que ganhou o lugar a Amr Warda e Léo Jabá.
Será, sem dúvida, um grande teste para a equipa de Rui Vitória. Dois verdadeiros testes, mesmo à Champions, que voltarão a testar a capacidade da equipa encarnada. Pelas amostras dadas, a equipa do PAOK de Salónica promete ser um adversário bem mais duro que o Fenerbahçe SK.
Foto de Capa: Paok FC










