📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Detenção de Luís Filipe Vieira | O SL Benfica não é isto

- Advertisement -

Luís Filipe Vieira foi hoje detido pelas autoridades. O presidente do SL Benfica encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide, e pode ser ouvido ainda hoje no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). As buscas foram realizadas pela Autoridade Tributária (AT) e pelo DCIAP.

Em causa estão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada, e branqueamento de capitais.

A operação também visa o empresário e seu amigo José António dos Santos, conhecido como o ‘rei dos frangos’ e o maior acionista privado da Benfica SAD, com cerca de 12% do capital, que também já foi detido.

Esta investigação teve origem no processo Monte Branco, uma rede suíça de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que operava em Portugal, e foi desmantelada em 2011, avança o “Nascer do Sol”. No âmbito do mesmo processo, foram também feitas buscas a Nuno Gaioso Ribeiro, responsável pela reestruturação da dívida da empresa Promovalor, de Luís Filipe Vieira, e ex-vice presidente e administrador da SAD do clube encarnado.

O alegado esquema serviria para benefício dos dois e em prejuízo do SL Benfica: na compra de ações da SAD encarnada, por parte do clube, que dariam uma mais valia de 11 milhões de euros ao empresário e amigo de Vieira, maior acionista privado, com 16,33 por cento do capital.

O negócio, no ano passado, acabou por ser travado pela CMVM, ao concluir que a OPA do clube sobre a SAD ia ser feita com fundos da própria SAD, numa operação no valor de 32 milhões de euros.

As buscas foram realizadas hoje ao Estádio da Luz, à sede do Novo Banco e a empresas ligadas ao empresário José António dos Santos, numa operação que está a ser levado a cabo por mais de uma centena de agentes da PSP e da Inspeção Tributária.

Luís Filipe Vieira é um nome cada vez mais fraturante no SL Benfica
Luís Filipe Vieira foi hoje detido
Fonte: SL Benfica

O “Nascer do Sol” revelou que o presidente do SL Benfica é também suspeito do crime de abuso de confiança, referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro.

De lembrar que o SL Benfica lançou esta semana uma nova emissão obrigacionista com o objetivo de angariar 35 milhões de euros.

A grandiosa instituição que é o Sport Lisboa e Benfica não pode estar mais associada a este nome. Luís Filipe Vieira é sinónimo de suspeita e de corrupção, valores que jamais são coincidentes com o desta instituição. O seu tempo chegou ao fim. Espero que os 62% de outubro se tenham apercebido disso também.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.