Última horaAtenção, Ruben Amorim: Avançado do AC Milan a um passo de renovar até 2031
Publicidade

Duas caras, um SL Benfica: quando a motivação fica na fronteira

Rosdet Nascimento · 2 min

Duas caras
Foto: Carlos Silva/ Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Para ti, qual é o motivo para que haja uma equipa com duas caras diferentes?

Perdidas ambas as Taças, a de Portugal e a da Liga, e vendo fechada a hipótese matemática de lutar pelo título português, o SL Benfica tem apenas a Liga dos Campeões para tentar salvar a época.

Mas como é possível que a mesma equipa que apresenta um futebol inseguro e fraco internamente, vá à Europa fazer exibições consistentes?

Para quem viu o SL Benfica jogar os jogos do campeonato português e depois viu a forma como a mesma equipa se apresentou contra Bayern, Barcelona, Ajax e Liverpool, fica claro uma verdade, os jogadores elevam e muito, a componente da motivação quando jogam na liga milionária.

Ora, se eu gosto de ver um SL Benfica europeu forte, e assinava por baixo para ver o SL Benfica todos os anos nos quartos-de-final da prova mais importante do mundo a nível de clubes, também partilho da opinião de muitos adeptos do clube da Luz de que não deveria ser só a participação na liga europeia a motivar os jogadores, mas sim o facto de poder vestir esta gloriosa camisola.

Rafa, Weigl e Grimaldo que me desculpem, mas a jogar pelo maior clube português, jogos contra o Braga, Vizela, Boavista e Estoril têm de motivar tanto quanto os jogos contra o Spartak, PSV ou Dynamo.

E até dou de barato que a motivação suba a níveis exponenciais quando o adversário se chama Barcelona, Bayern ou Liverpool. Porque são equipas de uma dimensão superior, e se o mesmo se passa internamente contra FC Porto ou Sporting, é normal também esperar o mesmo fora de portas.

Agora, se é normal o aumento do nível da motivação quando se joga na Liga dos Campões – e, por conseguinte, da qualidade do futebol apresentado – já não é normal que essa mesma motivação baixe a níveis tristes, quando o adversário joga na pedreira ou no António Coimbra da Mota. E o problema nem passa tanto pelo ataque. Mas sim, pela defesa.

A equipa da Luz tem o segundo melhor ataque do campeonato, atrás, apenas por um golo, do quase campeão FC Porto. Mas no que toca a golos sofridos, o SL Benfica encaixou uns preocupantes 28 golos, dando uma média de um golo sofrido por jogo. E quando falta ainda jogar contra Sporting e Porto, são já mais 11 golos sofridos que o rival da segunda circular e nove que os rivais do norte.

Deus SL Benfica Darwin
Darwin é o destaque da temporada das águias, tendo já 28 golos marcados em todas as competições
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Não é preciso muito esforço para se perceber a razão de tão mau desempenho dentro de portas. O plantel – à exceção de alguns jogadores, como Vlachodimos e Darwin – não tem vontade de demonstrar as suas capacidades e de se esforçar mais pelo clube que representam.

E em relação a esta questão, só se pode apontar um culpado, o treinador. Seja Schmidt ou não, o SL Benfica precisa urgentemente de um novo timoneiro que traga uma mentalidade lutadora para o maior clube português.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Rosdet Nascimento

Redação Bola na Rede · ver artigos