E agora, Ljubomir?

- Advertisement -

Ljubomir Fejsa estará próximo de regressar aos relvados após ter sido substituido ao intervalo no encontro disputado em Guimarães a contar para a Taça de Portugal, no passado dia 15 de Janeiro. Faz já um mês desde que o sérvio ficou afastado devido a (mais) uma limitação física, que o impediu de dar o seu contributo nesta nova vida do Sport Lisboa e Benfica com Bruno Lage à frente da equipa.

Falando por mim, posso dizer que sou um admirador confesso de Fejsa. Desde que Nemanja Matic saiu para Inglaterra que ele tem sido dono e senhor da posição (salvo quando está lesionado, o que até acontece com alguma regularidade), portanto é quase impossível não haver algum tipo de empatia com o número 5. Juntando o facto de já cá estar há umas boas temporadas com a satisfação notória que vemos em Fejsa por representar o SL Benfica, facilmente o poderemos considerar um jogador actualmente influente no balneário.

Como referi, Fejsa é um jogador muito propenso a lesões. Desde que chegou que assim o vem mostrando, fazendo com que muitas vezes os próprios adeptos “rezassem” antes de jogos importantes para que o médio-defensivo não tivesse alguma indisponibilidade física no jogo anterior ou durante a semana de antevisão. De facto, trata-se mesmo de um jogador de “cristal” que pode quebrar a qualquer momento e que, por isso, inspira a alguns cuidados na sua utilização. Ora, mais uma vez Fejsa lesionou-se e já fez um mês sem que Bruno Lage pudesse contar com os seus serviços. Isto levou a que o actual treinador do SL Benfica lançasse Samaris (que até estava na porta de partida) e, mais recentemente, o jovem Florentino Luís.

Poderá ser cada vez mais difícil para Fejsa voltar a ser uma opção regular no 11 inicial de Bruno Lage
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas e quando recuperar? Olhando para o papel dos médios no modelo de Bruno Lage, será que podemos afirmar que Fejsa se conseguirá fixar e continuar a ter a influência que tinha anteriormente? Uma coisa é certa: na leitura defensiva, na questão do posicionamento e na identificação das zonas de pressão no momento de transição defensiva não existe melhor no SL Benfica do que o sérvio. No momento defensivo nem Samaris, nem Florentino, superam o camisola 5. Aliás, entre o português e o grego é claramente o primeiro que mais se aproxima de Fejsa no que toca à qualidade no momento defensivo. E quase de certeza que até atingirá o seu nível, mas nesta altura ainda não.

O ponto fulcral que quero abordar é que o papel dos médios no modelo de Lage vai muito para lá da situação defensiva. Neste claro duplo-pivô trazido pelo treinador setubalense é certo que um médio é mais dado ao equilíbrio e o outro à construção, no entanto, ambos têm de ser bastante competentes com bola. Aqui, parece-me que Fejsa é, dos três jogadores já referidos que podem ocupar a vaga de médio posicional e de equilibrio, aquele que mais fica a perder na capacidade de passe de risco e entre linhas, no momento de retirar a equipa das zonas de pressão e quando se inicia o processo de transição ofensiva após a recuperação.

Tal como aconteceu com Samaris, também Fejsa poderá aperfeiçoar o seu rendimento quando inserido num colectivo forte e de qualidade. Ainda assim, encontro-me meio céptico acerca da forma como se poderá enquadrar neste momento da equipa. O SL Benfica precisa de qualidade na sua primeira fase de construção e viu-se uma diferença abismal de qualidade nessa fase do jogo quando Florentino e Gabriel actuaram juntos na Turquia. Para mim, o jovem português está mais do que preparado para render Fejsa e fixar-se neste meio-campo a dois. Resta saber se Lage pensará o mesmo.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola deixa aviso sobre Rodri e garante: «Será o melhor novamente»

Rodri tem estado com um rendimento oscilante esta temporada. Pep Guardiola falou do momento do médio do Manchester City.

Futuro de José Mourinho sem espaço no balneário do Benfica

A imprensa internacional ecoou nas últimas horas a possibilidade de José Mourinho rumar à seleção. Notícia sem espaço no balneário do Benfica.

Estoril Praia: Ian Cathro é o Treinador do Mês da Liga Portugal

Ian Cathro, treinador do Estoril Praia, venceu o prémio de Treinador do Mês da Liga Portugal, referente a janeiro.

FC Porto tem 7 baixas de peso para a viagem à Madeira e para o jogo contra o CD Nacional

O FC Porto atravessa uma fase de menos profundidade no plantel devido às ausências. São sete baixas para o duelo contra o CD Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Carvajal está em final de contrato com o Real Madrid e tem 3 interessados em Itália

O AC Milan, Juventus e Inter Milão são os interessados em Dani Carvajal. Lateral espanhol está em final de contrato com o Real Madrid.

FC Porto em risco de ter apenas 2 laterais disponíveis para o jogo contra o CD Nacional

O FC Porto vai ter baixas de peso contra o CD Nacional. Zaidu Sanusi e Alberto Costa são os únicos laterais de raiz disponíveis.

Barcelona confirma baixa no setor ofensivo para o jogo contra o Atlético Madrid

Marcus Rashford vai falhar o Atlético Madrid x Barcelona, jogo da primeira mão das meias finais da Taça do Rei, devido a questão física.