E Pluribus Unum, Ucrânia! | SL Benfica

 

E Pluribus Unum, a divisa do Glorioso

“Valores mais altos se levantam e o valor mais alto que se levanta em termos futebolísticos chama-se SL Benfica”. Esta célebre frase proferida por Mário Wilson está sempre presente na memória dos benfiquistas e a verdade é que, no passado domingo, passou a fazer ainda mais sentido.

No encontro frente ao Vitória SC viveu-se um dos melhores e mais emocionantes momentos no Estádio da Luz. Aliás, pode ter sido um momento arrebatador vivido na “catedral”, mas também se pode dizer que foi um acontecimento marcante para o futebol português. Um acontecimento que só prova a grandeza do SL Benfica.

Em plena guerra europeia, entre a Rússia e a Ucrânia, têm-se vivido períodos de enorme dor e aflição, que não são indiferentes a ninguém. Roman Yaremchuk, jogador dos encarnados desde julho do ano passado, é natural de Lviv, uma cidade situada no oeste da Ucrânia, e é o único ucraniano a jogar na Primeira Liga.

Com todo este panorama de guerrilha, a cabeça e o coração de Yaremchuk estão divididos entre a profissão e o que está a acontecer no seu país. Apesar disso, o ponta de lança não quis deixar de treinar nem de jogar. Talvez o melhor seja manter a cabeça ocupada, ainda que possa ser algo quase impossível.

E Pluribus Unum
Yaremchuk mostrou a sua emoção e agradecimento para com o gesto dos adeptos
Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

No entanto, importa referir, antes de mais, que o clube encarnado se disponibilizou prontamente a ajudar o ucraniano caso ele necessitasse.

Para além deste gesto, surgiu outro ainda maior. Um gesto que correu e que ainda corre o mundo. Em pleno estádio, no início do encontro em que os minhotos sairiam derrotados por 3-0, foram inúmeros os cartazes de apoio à Ucrânia e a Yaremchuk envergados pelos adeptos, mas o melhor estava para chegar.

Decorria o minuto 61, quando Darwin foi substituído por Yaremchuk, sendo esta uma das substituições mais emocionantes do futebol português. Assim que o uruguaio colocou o pé fora das quatro linhas, eis que Vertonghen, capitão dos encarnados no início dessa partida, corre até à linha para entregar a braçadeira ao ucraniano.

Seguiu-se um abraço sentido entre os dois e, quando o ponta de lança começa a correr para dentro de campo, depara-se com um estádio, com 40 mil adeptos, todo em pé a ovacioná-lo. Este momento não foi indiferente a ninguém e muito menos ao jogador que não conseguiu conter as lágrimas. Lágrimas estas que representam todo o povo ucraniano, uma vez que esta homenagem da Luz foi dirigida para a sua terra Natal.

Em momentos como este não há clubismos! Não pode haver. No entanto, tudo isto representou a grandeza de um clube – o SL Benfica. E o mundo que o diga. Sim, as imagens correram o mundo e a imprensa internacional, desde a América do Sul até à Austrália.

Ninguém ficou indiferente a este valor que mais alto se levantou. Mais tarde, o clube publicou um vídeo relativo a Yaremchuk e o jogador veio publicamente agradecer a todos os benfiquistas. A verdade é que não foi o único. Foram muitos os ucranianos que seguiram o agradecimento, inclusive clubes, como o Shakhtar Donetsk.

Este foi apenas mais um exemplo que provou que o futebol não são apenas 11 jogadores que correm atrás de uma bola. O futebol é muito mais e pode ter um impacto enorme noutros fatores. Nesse aspeto, o SL Benfica é um clube muito presente, habituado a grandes gestos, como por exemplo, aqueles que a Fundação Benfica tem.

E como não podia deixar de ser, os adeptos também contribuem para que isso continue a acontecer. Este momento emotivo foi apenas mais uma prova de que os benfiquistas são os melhores adeptos e não só. Foi mais uma prova de que Portugal está com a Ucrânia nesta guerra.

Este gesto do povo português, um povo habituado a grandes lutas, foi uma força extra para outro povo que trava agora uma das maiores batalhas de sempre. E Pluribus Unum, Ucrânia!

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

As 2 grandes novidades do Benfica no treino na véspera do jogo com o Nice para a Champions League

Kerem Akturkoglu está integrado com a equipa na véspera do jogo com o Nice e Tomás Araújo faz treino condicionado. Benfica realiza o último treino.

Jorge “Bicho” Costa: O capitão do “antes quebrar do que torcer”

Quase uma semana depois da sua partida, é tempo de lembrar Jorge Costa. Lembrar o “Bicho” nunca é demais.

Acompanha o treino do Benfica antes do jogo com o Nice de acesso à Champions League EM DIRETO

Assiste ao treino do Benfica na antecâmara do jogo com o Nice. Águias disputam chegada ao playoff da Champions League.

Jack Grealish tem futuro definido e prepara-se para ser emprestado pelo Manchester City a clube da Premier League

Jack Grealish vai ser emprestado pelo Manchester City ao Everton. Extremo inglês quer somar mais minutos em ano de Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham avança com 50 milhões de euros para contratar rival do Manchester City

O Tottenham quer reforçar as opções ofensivas e fechar a contratação de Savinho. Extremo representa o Manchester City.

Sporting divulga imagens do Alvalade 2.0 e apresenta remodelação do estádio

O Sporting deu a conhecer novos detalhes do Estádio de Alvalade. Obras estão próximas de estar concluídas a tempo da segunda jornada.

Eis os onzes prováveis de FC Porto e Vitória SC para a 1ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto defronta o Vitória SC na primeira jornada da Primeira Liga. Jogo foi adiado após o falecimento de Jorge Costa.