spot_imgspot_img

    Em busca da oitava | CF Estrela Amadora x SL Benfica

    Benfica

    Taça da Liga, 1.ª Jornada: Domingo, 19h00, 20 de Novembro de 2022

    A ANTEVISÃO: ENCARNADOS VIAJAM ATÉ LEIRIA PARA O ARRANQUE DE UMA COMPETIÇÃO ONDE QUEREM VOLTAR A SER FELIZES

    Aposta agora até 50€ através deste link no CF Estrela Amadora x SL Benfica sem risco!

    Se este podia ser um jogo da Primeira Liga portuguesa? Podia, mas não vai ser. Mas basta recuar até ao século passado, para se perceber que o embate de mais logo puxa para trás um filme em que o CF Estrela Amadora era um dos “atores” principais da elite do futebol português.

    Fazendo aqui um parênteses, a minha perceção do desporto rei começou no início da década de 90, tinha eu oito anos. E foi precisamente em 1990 que o clube tricolor conquistou a sua primeira e única Taça de Portugal da sua história. Tenho ainda guardado na memória algumas lembranças desse dia, e por isso é com muita nostalgia que escrevo este artigo.

    Mas falemos do encontro de hoje, que vai ser disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O “velhinho” Estádio José Gomes, na Reboleira, está numa fase de reforma estrutural e processo de licenciamento, e não vai poder receber a primeira jornada da Taça da Liga.

    O SL Benfica vai encarar esta competição com muita seriedade, para poder voltar a erguer o troféu que já venceu por sete ocasiões, sendo que o último foi em 2016. Esta época a edição da Taça da Liga coincide com o arranque do Mundial no Catar, que se vai realizar pela primeira vez fora do verão, e algumas equipas vão ter os seus jogadores ao serviço das seleções durante um mês. Roger Schmidt já mostrou o seu desagrado em relação a isso, afirmando que a Taça da Liga devia parar enquanto decorresse o campeonato do mundo.

    CF Estrela x SL Benfica
    O último confronto entre ambas as equipas aconteceu há duas épocas, para a Taça de Portugal
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Avesso a rotatividades, o técnico alemão vai colocar o seu melhor onze em campo, de acordo com o que tem à disposição neste momento, e a sua maior dor de cabeça para a partida de hoje reside no meio campo. João Mário e Enzo Fernández estão no Catar a representar Portugal e Argentina respetivamente, Fredrik Aursnes continua lesionado, e Paulo Bernardo está ao serviço da seleção sub-21. Restam Florentino, Chiquinho e Julian Draxler, sendo que este último deverá começar o encontro no banco. Face a todas estas contrariedades, Martim Neto, jovem médio que tem estado a jogar pela equipa B, poderá ser uma das surpresas no lote de convocados.

    No centro da defesa, onde abunda qualidade, a dupla de centrais poderá ser composta por Lucas Veríssimo e Morato, colmatando as ausências de Otamendi e António Silva, também eles a representar os seus países no Mundial. O ataque é outro dos setores em que não se vai notar muita diferença qualitativa. Rafa e David Neres, habituais titulares, irão, à partida, ser duas setas apontadas à baliza amadorense. E na posição mais avançada, Petar Musa ou Henrique Araújo, um deles, será o substituto de Gonçalo Ramos como o matador de serviço das águias.

    Do ponto de vista tático, não se vislumbra qualquer alteração e Roger Schmidt deverá continuar com o mesmo modelo de jogo. Embora o adversário de mais logo à noite seja de um patamar inferior, o treinador encarnado não quer facilitismos e já está avisado do que aconteceu, por exemplo, na Taça de Portugal frente ao Caldas SC, em que a formação da Luz só conseguiu garantir a passagem à eliminatória seguinte através do desempate por grandes penalidades.

    Do lado do CF Estrela Amadora, o técnico Sérgio Vieira prometeu defrontar os encarnados como se fosse uma final, pois sabe que não tem nada a perder, numa competição onde muita gente acha que foi feita para os três grandes vencerem. Os tricolores ambicionam causar uma surpresa e levar os três pontos para a Reboleira, mas mais que isso, poderem gabar-se de ser a primeira equipa a derrotar o SL Benfica esta época, feito que nem alguns dos melhores clubes europeus conseguiram.

    O árbitro do encontro será Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. CF Estrela Amadora e SL Benfica já se defrontaram por 36 vezes em todas as competições. 28 vitórias para os encarnados e duas para os amadorenes.
    2. Só por uma vez os dois conjuntos se defrontaram na Taça da Liga. Foi em 2007, com os encarnados a vencerem os tricolores nas grandes penalidades.
    3. A maior vitória caseira do CF Estrela Amadora frente às águias foi de 3-0 e ocorreu na época 1999/2000.
    4. O maior triunfo do SL Benfica no Estádio José Gomes foi conseguido há duas temporadas, com um resultado de 0-4.
    5. Nos confrontos entre ambas as equipas, já foram marcados 88 golos. 20 para o CF Estrela Amadora e 68 para o SL Benfica.
    6. O SL Benfica é o clube com mais Taças da Liga conquistadas, num total de sete.
    7. A formação orientada por Roger Schmidt está invencível em todas as competições há 25 partidas.
    8. Nos últimos 14 encontros, o CF Estrela Amadora tem apenas uma derrota.
    9. As águias levam 11 jogos consecutivos a marcar.
    10. A média de golos por jogo desta temporada da equipa amadorense é de 1,07.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Silva (CF Estrela Amadora) – Esteve três anos na China antes de regressar esta temporada a Portugal para assinar pelo CF Estrela Amadora. O avançado de 32 anos está na fase descendente da sua carreira, mas tem ainda muito para dar na Liga 2. Já atuou, por exemplo, no principal escalão do futebol português ao serviço de vários emblemas, e tem experiência mais que suficiente para não se deixar amedrontar pelo poderio do conjunto comandado por Roger Schmidt. João Silva é o típico número nove que atua mais fixo na área adversária e conta com um grande sentido de oportunidade, além de ser bom cabeceador e forte fisicamente. Ao serviço da equipa tricolor, já soma quatro golos em nove partidas.

    SL Benfica 4-1 FC Midtjylland David Neres
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    David Neres (SL Benfica) – O extremo direito brasileiro é uma peça fundamental das águias e uma verdadeira dor de cabeça para os defesas contrários, já que tem mostrado muita qualidade técnica, assumindo-se como um desequilibrador nato no lado direito do ataque encarnado. É rápido e muito forte no um para um com os seus dribles curtos, mas possui também um bom remate de meia distância com o pé esquerdo, o que lhe já valeu alguns golos bem bonitos dessa forma. David Neres não só marca, como também dá a marcar, e esta temporada apresenta números bastante interessantes, com sete golos e oito assistências em 20 jogos.

     

    XI´S PROVÁVEIS

    CF Estrela Amadora: Bruno Rígido; Jean Filipe, Gaspar, Feratovic e João Reis; Rui Correia e Guzmán; Latyr Fall, Gustavo Henrique e Ronald Pereira; João Silva

    Treinador: Sérgio Vieira

    «Vamos sentir dificuldades fruto da maturidade do nosso adversário. Termos um adversário da Primeira Liga, com a qualidade que tem, será um jogo que nos vai colocar em teste. Sendo um adversário com a força do Benfica será sempre importante. De forma realista não podemos dizer que vencer a prova é um objetivo para nós. Será também uma forma de dar sequência e minutos de jogo a alguns jogadores. Ficar durante o Campeonato do Mundo sem competir não seria bom. A Taça da Liga vem ajudar-nos. Vamos disputar cada jogo como se fosse o último, como se fosse uma final».

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Lucas Veríssimo, Morato e Grimaldo; Florentino e Chiquinho; Diogo Gonçalves, Rafa e David Neres; Musa

    Treinador: Roger Schmidt

    «Claro que é um pouco especial jogar numa nova competição durante um grande torneio como é o Mundial, visto que muitos jogadores não estão lá. Mas a decisão está tomada, aceitámos e vamos dar o nosso melhor nesta competição. Sabemos que estamos num grupo e enfrentamos clubes da segunda liga, mas são muito bons e já começamos a saber como são estas equipas. Não iremos subestimá-las. Preparámo-nos muito bem e também vemos isto como algo positivo, pois outros jogadores podem jogar e conseguir minutos de jogo. Estamos ansiosos pelo dia de amanhã».

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: CF Estrela Amadora 0-3 SL Benfica
    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.
    Bola na Rede