Então e tu, Krovinovic?

- Advertisement -

Bruno Lage trouxe consigo diversas mudanças à equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica. Uma alteração tática para melhor, novas apostas em jogadores jovens da formação, um novo 11 titular. Muitos jogadores que simplesmente não rendiam com Rui Vitória no comando estão agora a jogar melhor que nunca, como é o caso de Gabriel, Samaris e Rafa Silva, por exemplo. Mas por outro lado também houve jogadores que se destacavam no Benfica de Rui Vitória, e até perderam a titularidade ou uma aposta mais consistente.

Um desses casos é Filip Krovinovic. Sim, ele vem de uma lesão grave, e claro que não ia passar para o 11 titular automaticamente, mas o passado jogo contra o Dínamo de Zagreb deu para tirar algumas dúvidas sobre o lugar que ele terá na equipa encarnada num futuro mais próximo.

Com várias mudanças no 11, Bruno Lage apostou em colocar Krovinovic a jogar na posição que Rafa tem ocupado nos últimos jogos. A jogar na extremidade esquerda e a cortar para o interior do meio campo ofensivo e triangular com Grimaldo e o centro campista. Mas este não foi, de facto, a melhor opção para o croata. Simplesmente não teve nem tão pouco o mesmo rendimento que Rafa tem a jogar nessa posição, nem libertou todo o potencial da sua qualidade. Aos 35 minutos o ponta de lança suíço, Haris Seferovic, sai lesionado e entra Cervi para a ala esquerda. Passámos a jogar sem um ponta de lança por natureza, e Krovinovic passou para o lado de João Félix numa frente de ataque que carecia de um finalizador de primeira. Entretanto o Dínamo de Zagreb marca um golo de penalidade, e nunca mais se viu um lance verdadeiramente perigoso para baliza nenhuma.

Filip Krovinovic foi aposta no 11 titular depois de uma paragem por lesão prolongada
Fonte: SL Benfica

O Benfica ficou sem eficácia no ataque, e o sistema de Bruno Lage estava sem efeito. E o croata? Na minha opinião, andou completamente perdido em campo na totalidade do jogo. Na segunda parte entrou Rafa e mais tarde Zivkovic, para as saídas de Florentino Luís e Gedson Fernandes, que ocupavam o meio campo mais recuado. Bruno Lage lançava todos os jogadores para o ataque, e Krovinovic passou a jogar no meio campo, ainda sem qualquer resultado performativo positivo.

Com tudo isto, é possível afirmar que o lugar em que Filip Krovinovic iria encontrar um melhor rendimento era numa posição 10, ao ocupar o lugar entre o meio campo e os avançados, e ser ele a origem dos ataques perigosos. Com a escolha posicional de Rui Vitória esse lugar existia, até quando ainda jogavam com dois pontas de lança, mas no sistema tático de Lage isto é impossível. O Benfica joga com dois centros campistas, dois extremos que apoiam o meio campo, e dois avançados versáteis sendo um deles João Félix. Não existe um 10 por natureza, não há um centro campista ofensivo, apenas dois que recuperam bolas e apoiam a frente de ataque.

É por isto que Krovinovic terá de se adaptar ao sistema novo para encontrar lugar no 11 inicial, porque qualidade para jogar no Benfica ele tem, só falta uma opção que desperte todo esse potencial.

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Braz antevê a final do Euro Futsal 2026: «Já estamos no topo da montanha, agora é colocar lá a bandeira de Portugal»

Jorge Braz realizou a antevisão do encontro entre Portugal e Espanha, jogo que marca a final do Euro Futsal 2026.

Richard Ríos revela ter saudades do Estádio da Luz

Richard Ríos encontra-se a recuperar de uma lesão no ombro esquerdo, mas assumiu que tem vontade de voltar a jogar pelo Benfica.

Para Francesco Farioli ter em conta? João Costa continua a ser talismã no FC Porto B

João Costa regressou à equipa B do FC Porto, que venceu durante esta sexta-feira o Académico de Viseu por três bolas a uma.

Matheus Reis tem data de saída do Sporting marcada

Matheus Reis vai deixar o Sporting nos próximos dias. O lateral brasileiro prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver a final do Super Bowl entre os Seattle Seahawks e os New England Patriots?

Joga-se este domingo a final do Super Bowl, um dos principais eventos desportivos do ano. Jogo entre os Seattle Seahawks e os New England Patriots.

Onde ver o novo Clássico da Premier League entre o Liverpool e o Manchester City?

É um jogo cada vez mais especial em Inglaterra e vai haver uma reedição. Liverpool e Manchester City defrontam-se na Premier League.

Al Nassr de Jorge Jesus não contou com Cristiano Ronaldo e venceu o Al Ittihad de Sérgio Conceição

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Ittihad por duas bolas a zero durante esta sexta-feira, num encontro da 21.ª jornada da Liga Saudita.