Época Alta: o impacto do Clássico, a Champions e a ida a Braga

- Advertisement -

Em altura de férias, foi a vez do SL Benfica ir a banhos: começou pela ausência de estágio e acabou no banho tático de Sérgio Conceição, o primeiro peremptóriamente entregue a Bruno Lage desde que assumiu o comando da equipa. Se as derrotas em Alvalade e Frankfurt foram consensuais, o atropelamento na Luz mostrou a total passividade da equipa quando confrontada com uma oposição ao seu nível e com outros argumentos físicos, que anulou com facilidade os anões endiabrados da turma da Luz. Grimaldo, Rafa e Pizzi foram uma sombra de si mesmos e ainda estão guardados no bolso de alguém.

Tornou-se já uma tendência: com equipas do mesmo nível, os encarnados vêm-se mergulhados numa apatia quase total, num tédio que se alastra desde os titulares ao banco de suplentes. As últimas campanhas da Champions assim o ditam, o historial com o FC Porto tem-se desnivelado desde os anos 90 (só na nova Luz, são quatro vitórias, seis empates e sete derrotas…) e a única excepção, que confirma a regra, é a eliminatória com a Juventus FC, em 2013-2014. O Benfica desta década, de nível superior ao das décadas transactas, mantém ainda assim muitos dos seus traumas, insistindo-se em alimentar complexos de inferioridade envelhecidos e de razões já esquecidas, roçando o limiar do dogmático.

A derrota causou natural apreensão na Luz e gerou ainda mais dúvidas quanto à competência da equipa na piscina dos grandes. Se este Benfica chega para consumo interno, serão as exigências da Champions demasiado pesadas para um grupo a quem só falta afirmar em contexto internacional? Dependerá muito do sorteio. Com a eliminação do Porto e a consequente colocação no pote 2, a tarefa poderá ser facilitada. Em condições normais, o pote 3 perspectivava dificuldades avultadas, com grande probabilidade de dois “tubarões” no grupo.

A primeira derrota a toda a linha do Benfica de Lage mostrou uma velha realidade, que se pensava já ultrapassada. Se a perda dos três pontos em nada ofusca a excelente evolução da equipa até agora, com resultados de acordo, a verdade é que se esperava bem mais e é essa a principal implicação deste desaire: a gestão de expectativas. Era já expectável um Benfica muito mais adulto, com outras soluções contra equipas do mesmo nível e que a identidade implementada fosse discernível em todos os momentos. Será esse o desafio da equipa daqui para a frente: confirmar à massa adepta que o 0-2 e as circunstâncias em que aconteceu (dois remates, zero à baliza!!!) foi apenas um acidente de percurso.

Caberá a Vieira a correcção dos erros de construção de um plantel ainda desequilibrado
Fonte: SL Benfica

Bruno Lage tem agora a palavra e há muita curiosidade para ver como prepara a equipa para o próximo Domingo. O jogo em Braga é a melhor oportunidade que o setubalense poderá ter para demonstrar outra face e confirmar ao público que aprende com os erros, corrigindo-os prontamente, num processo necessário à construção de um grande Benfica. Uma vitória contundente no Minho irá ajudar a recompor índices de confiança e confirmar o estofo da equipa, recheada de juventude e que tem muito a aprender com este tipo de momentos.

O que o jogo do passado fim-de-semana também poderia transparecer uma necessidade de ir ao mercado para colmatar certas debilidades: Chiquinho, para piorar todo o cenário, lesionou-se com gravidade e não joga até Janeiro. Um segundo-avançado torna-se agora prioritário, visto a inoperância entre a parelha da frente; Nuno Tavares é um craque e a sua utilização à direita não poderá ser encarada a tempo inteiro – André Almeida precisa de um substituto à sua altura, ficando Nuno a lutar por um lugar com Grimaldo.

Quanto à baliza, Lage, a 19 de Julho, admitiu publicamente que outra opção seria benéfica para a evolução de Odysseas, afirmando que quer «…tirar o conforto aos jogadores e criar um plantel competitivo. Ninguém pode pensar que existem lugares garantidos no onze titular, não podem estar seguros. Têm que se deitar a pensar que existe um colega que está trabalhar tanto como eles para ficar com o lugar. Nesse sentido estamos atentos e se sentirmos que há jogadores por aí que podem trazer qualidades e ajudar a que o colega do lado seja competitivo, esse jogador vai estar no nosso radar e pode entrar a qualquer momento do clube». A 28 de Agosto e a cinco dias do fecho do mercado, continua tudo igual. O eclipse da equipa perante o rival directo deveria fazer soar os alarmes na direcção do clube, que com 200 milhões de euros em caixa tem capacidade negocial suficiente para suprimir todas as lacunas, assim queira Luis Filipe Vieira.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Substituto de Rafael Leão no AC Milan já está em Milão para realizar exames médicos e reforçar equipa de Ruben Amorim

Omari Hutchinson vai ser reforço do AC Milan. Avançado chega por empréstimo e já está na cidade para realizar exames médicos.

Transferência de Daniel Bragança para o Torino em risco e Sporting tem 2 problemas para resolver até fim do mercado

O Torino também está interessado em Rolando Mandragora. Caso chegue o médio italiano, Daniel Bragança será descartado pelos italianos.

Al Sharjah de José Morais de regresso às vitórias na Liga dos Emirados Árabes Unidos

José Morais regressou às vitórias e subiu na classificação da Liga dos Emirados Árabes Unidos. O Al Sharjah derrotou o Hatta Club por 3-0.

FC Porto espera pela chegada de mais um reforço a Portugal nas próximas horas

Souza é esperado ainda nesta segunda-feira em Portugal. Lateral esquerdo vai reforçar o setor defensivo do FC Porto por empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Souffian El Karouani já em Portugal: «Queria uma oportunidade para voltar à Europa e o Benfica é um dos maiores clubes da Europa»

Souffian El Karouani já está em Portugal. Lateral aterrou em Lisboa já no fim da noite e prepara-se para reforçar o Benfica.

Pafos de Ricardo Sá Pinto começa campeonato a vencer

O Pafos de Ricardo Sá Pinto entrou no campeonato cipriota a vencer. Os comandados do técnico português venceram o Karmiotissa por 3-0.

Athletic Club fecha resultado em dois minutos e derrota Celta Vigo na La Liga

O Athletic Club venceu o Celta Vigo por 2-0 e somou a sua primeira vitória na La Liga. Os galegos caíram para perto dos lugares de despromoção.