A prova dos 9. Na jornada 19. No dia 29. No confronto 39. Em busca do… 39 | Estrela da Amadora x Benfica

    Benfica
    Primeira Liga, 19.ª jornada: segunda-feira, 29 de janeiro de 2024, 18h45.

    A ANTEVISÃO: ÁGUIAS PROCURAM VOLTAR A REBOLAR NA VISITA À REBOLEIRA

    A ressaca da Taça da Liga para os encarnados é na Reboleira, terreno onde o Benfica tem vencido de forma apertada, mas, não obstante, vencido. A eliminação na final-four ante o Estoril Praia tem de ser ultrapassada rapidamente para o bem do futuro a breve prazo das águias e Rui Costa deve sabê-lo, ele que decidiu uma partida no Estádio José Gomes, em 1993, com um golo aos 77 minutos que deu o triunfo por 0-1 ao Benfica de Toni, que viria a ser campeão nessa temporada 93/94.

    O historial, não é surpresa, é favorável – e bastante – aos visitantes, mas creio ser seguro enunciar que ninguém espera uma partida fácil, para nenhuma das equipas. Igualmente seguro, creio, será enunciar que se espera uma grande partida de futebol, num dos mais míticos redutos do imaginário futebolístico português.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Estrela da Amadora tem sido presa fácil para as águias, que venceram 30 dos 38 confrontos diretos (79%), contra apenas dois triunfos estrelistas e seis empates. Os dois triunfos do conjunto Amadorense, no entanto, foram em casa, por 2-0, em 1998, e por 3-0, em 2000, há 19 jogos atrás.
    2. Nos 38 jogos entre estes dois conjuntos, apenas por 15 vezes houve golos de ambas as equipas.
    3. Os encarnados têm mais visitas à Amadora com três ou mais golos marcados (cinco jogos) do que visitas em que não marcaram (quatro).
    4. Apesar dos confrontos entre estrelistas e águias na Reboleira tenderem mais para os encarnados, o equilíbrio costuma imperar e só por quatro vezes, em 20 partidas, uma equipa triunfou por dois ou mais golos (duas vezes o Estrela, duas vezes o Benfica).
    5. Nas 20 receções ao Benfica, o Estrela da Amadora fez 11 golos, mas apenas quatro foram nas segundas partes. Pelo contrário, o Benfica demora a encontrar as redes na Reboleira: em apenas quatro jogos, num total de sete golos, as águias marcaram na primeira parte.
    6. O Benfica não perde, em tempo regulamentar, há 14 partidas, desde a visita à Reale Arena. O Estrela da Amadora perdeu metade dos seus últimos dez encontros, vencendo apenas um e tendo empatado os restantes quatro.
    7. O Estrela da Amadora é uma das cinco equipas do campeonato com 18 golos marcados (média de um golo/jogo), o pior registo da Primeira Liga. Além disso, só o Vizela tem menos golos (três) nos primeiros tempos do que os estrelistas (quatro).
    8. O Estrela da Amadora é a segunda equipa do campeonato com mais golos sofridos de canto (cinco, apenas menos que os sete concedidos pelo Estoril Praia).
    9. Benfica (38) e Estrela da Amadora (40) são duas das quatro equipas menos amareladas da Primeira Liga, mas encarnados são a segunda equipa que mais “saca” amarelos aos adversários (61, atrás dos 69 do FC Porto).
    10. Hélder Malheiro, da AF Lisboa, é o árbitro da partida. Vai ter Hugo Coimbra e Gonçalo Freire como assistentes e Gonçalo Neves no papel de quarto árbitro. Já na Cidade do Futebol, estará Luís Ferreira (VAR) e o assistente (AVAR) Nuno Manso.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Rodrigo Pinho já deu bons sinais ao serviço do SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Rodrigo Pinho – O avançado brasileiro chega cotado à Reboleira e tem qualidade suficiente para ser a Estrela do Estrela, mas terá a exigente tarefa de substituir Ronald Pereira, contratado pelo Swansea. Ainda assim, Rodrigo Pinho traz nos pés futebol de sobra, sobretudo no momento de finalizar, e traz às costas um currículo que dá garantias de saber aguentar a pressão de ser a figura de proa do ataque estrelista. Numa partida da exigência da receção ao campeão nacional, recairão sobre ele as expetativas da equipa da Amadora.

    Rafa Silva Taça da Liga
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Rafa Silva À semelhança de Grimaldo, Rafa parece querer fazer dos últimos meses da sua passagem pelo Benfica os melhores. Está, numa equipa que, em finais de janeiro, ainda parece estar a encontrar-se, uns furos acima dos outros – exceção feita a Trubin e a João Neves (e, ocasionalmente, Di María). Os momentos de perigo e de explosão no jogo encarnado passam por ele e é com ele que as águias conseguem os seus principais rasgos de bom futebol. Frente a uma equipa que se perspetiva fechada, Rafa terá de se apresentar ao seu melhor nível para ajudar a equipa que representa, provavelmente, até ao final de junho.

    XI´s PROVÁVEIS

    Estrela da Amadora: Brígido; Omurwa, Pedro Mendes, Mansur, Jean Felipe, João Reis; Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Léo Jabá, Kikas; Rodrigo Pinho.

    Treinador: Sérgio Vieira

    «Vamos ter um Estrela da Amadora a olhar para si próprio, na etapa em que estamos neste momento, e olhar para o nosso adversário como forma de explorar as suas fragilidades. Temos, além do aspeto físico, também o rigor tático».

    SL Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Carreras; João Neves, Florentino, Di Maria, Rafa, João Mário; Arthur Cabral.

    Treinador: Roger Schmidt

    «O Estrela da Amadora é uma equipa muito física, muito bem organizada, com boa técnica e é o nosso próximo desafio. Depois do jogo de quarta-feira, queremos reagir bem e fazer um bom jogo, tal como fizemos também na quarta-feira, mas, desta vez, queremos ganhar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Estrela da Amadora 1-2 SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.