Estrelas da Formação: Francisco Ferreira (“Ferro”)

No Caixa Futebol Campus, tem vindo a despontar mais um bom valor da Formação do Sport Lisboa e Benfica. Desta vez, falamos de Francisco Ferreira (conhecido por “Ferro”, no mundo do Futebol), jovem defesa-central de 21 anos.

O nome que destacamos não é surpresa para ninguém. Na actual temporada, foi um dos jogadores mais importantes da equipa B do SL Benfica, uma vez que, com a subida de Rúben Dias ao plantel principal do SL Benfica, foi Ferro quem ficou com a responsabilidade de carregar a braçadeira de capitão e de se tornar no novo patrão da defesa da equipa secundária. Adicionalmente, mereceu também a confiança de Rui Jorge para assumir a titularidade na Selecção Nacional de Sub-21. Terá sido, portanto, uma época em ascensão para o jovem natural de Oliveira de Azeméis.

Estamos perante um defesa-central com óptima capacidade técnica, com uma visão de jogo bastante acima de média para a posição que ocupa (o que lhe permite iniciar o processo de construção de jogo com bastante qualidade) e um forte jogo aéreo. Em termos posicionais, Ferro encontra-se a um nível já bastante razoável, o que lhe permite estar sempre no encalço dos adversários, de forma a utilizar a sua boa capacidade de desarme. Para além das capacidades técnicas, há que reconhecer em Ferro uma capacidade de liderança nata. A meu ver, tem ainda algo a melhorar ao nível da concentração e da tomada de decisão, mas está já no bom caminho para fazer parte do plantel principal.

Ferro tem sabido aproveitar a oportunidade para se evidenciar como patrão da defesa da equipa comandada por Hélder Cristóvão
Fonte: SL Benfica

Segundo consta, a qualidade do actual capitão dos “bês” não tem passado despercebida lá fora. A evolução de Ferro fez com que o Liverpool FC avançasse para a sua contratação na passada janela de transferências, avanço esse recusado de imediato pela Direcção do SL Benfica, uma vez que vê no jovem uma aposta para o futuro imediato.

Na próxima temporada, poderá beneficiar de uma possível venda de Lisandro López (o argentino está emprestado ao FC Inter de Milão e poderá ver a sua cláusula ser activada) e assim ocupar a vaga deixada em aberto. Além do mais, consta que Rui Vitória pretende contar com Ferro durante a pré-temporada.

Ainda há um longo caminho para percorrer” – dizia Ferro, ao Bola na Rede, em 2013. Hoje, o que é certo é que o camisola 97 tem já treinado de forma bastante assídua com o plantel principal, tendo, ao que parece, Luisão como o seu grande mentor. As características de Ferro são diferentes das do brasileiro, no entanto, o “Girafa” poderá ter aqui um importante contributo no lançamento deste jovem. Terá de continuar a trabalhar e o percurso ainda não terminou, mas que está na direcção correcta, isso está.

Passamos, agora, a bola a Rui Vitória.

Foto de Capa: SL Benfica

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique teve de pagar ao Bayer Leverkusen um valor extra para contar com Jonathan Tah no Mundial de Clubes

O Bayern Munique pagou 800 mil euros ao Bayer Leverkusen para contar com Jonathan Tah no Mundial de Clubes. O defesa alemão só acabava contrato no final do mês.

Pelo fim definitivo do vieirismo | Benfica

Seja Noronha Lopes, Diogo Manteigas ou até Cristóvão Carvalho, o importante é que se verifique o fim definitivo do Vieirismo no Benfica.

Já há data para as eleições do Benfica

Já está definida a data das próximas eleições do Benfica. Os encarnados vão a votos no dia 25 de outubro de 2025.

Fenerbahçe de José Mourinho oferece cerca de 15 milhões de euros anuais a estrela do Bayern Munique

O Fenerbahçe ofereceu quase 15 milhões de euros anuais para garantir a contratação sonantes de Leroy Sané, que está em final de contrato com o Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Colômbia empata com Peru e Venezuela ganha ímpeto na qualificação da América do Sul para o Mundial 2026

Colômbia e Peru empataram a zero, na 15.ª jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026. Já a Venezuela ganhou 2-0 à Bolívia.

Rui Costa anuncia data em que vai revelar se se recandidata às eleições do Benfica

Rui Costa ainda não anunciou a sua recandidatura à liderança do Benfica. O antigo médio vai abordar o tema após o Mundial de Clubes 2025.

Presidente do Estrela da Amadora apresenta modelo inovador para a Supertaça de Portugal

O presidente do Estrela da Amadora acredita que a Supertaça de Portugal deveria mudar de formato em breve.