Estrelas da formação é a nova rubrica dos textos da Bola na Rede e esta semana fiquei eu encarregue de falar um pouco de um dos atletas da formação do SL Benfica. O jogador em questão é um dos destaques da equipa B do Benfica, mas tem também atuado nas camadas mais jovens do Seixal, trata-se de Gedson Fernandes, o camisola 83 dos encarnados.

Gedson tem apenas 19 anos de idade e os últimos anos de formação no clube da Luz, contudo, há também registos seus no Frielas de Loures, Lisboa. No Benfica assinou o seu primeiro contrato em 2009 na altura para representar a equipa sub-11. A sua estreia na equipa B estava guardada para Fevereiro do ano passado quando enfrentou o Aves. Nesse ano, cumpriu nove partidas na equipa B. Este ano, fixou-se na equipa B, mas ajudou também os juniores nas partidas da competição Youth League. Este ano o seu trabalho focou-se mais em mostrar a Rui Vitória a sua qualidade. Cumpriu mais de vinte partidas e marcou dois golos.

Gedson é mais uma pérola das camadas jovens encarnadas
Fonte: SL Benfica

Além números, Gedson trata-se de um jogar de explosão, de transporte de bola das zonas recuadas do meio campo para áreas mais ofensivas. Pode jogar na zona do centro do meio-campo mas também descaído para a ala direita. Uma zona não estranha ao jovem jogador, mas as suas características de médio puro levam-no a ter tendência a levar a bola para zonas interiores. Dentro da posição de 8, podemos vê-lo mais como um 10 do que como um 6 pois defensivamente o próprio deixa ainda muito a pecar.

Este “ponto negativo” acontece porque o triângulo do meio-campo benfiquista tem Chrien, um médio já com características defensivas. Gedson é rápido, tanto num lance como na reação ao mesmo, procura a velocidade imediata. Na hora de assistir, “ainda” tem dias: muitas vezes procura assistir aos colegas, mas também gosta de mostrar trabalho individual.

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Comentários

Artigo anteriorFalsos ídolos podem destruir
Próximo artigoCF “Os Belenenses” 0-0 CD Tondela: Empate gelado, tabela congelada
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.