📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estrelas da Formação: Gonçalo Loureiro

- Advertisement -

“Mente sã em corpo são”. Esta expressão seria forte o suficiente para caracterizar Gonçalo Loureiro e entendê-lo como jovem desportista. Gonçalo é natural de Guimarães e foi precisamente no Vitória SC que se iniciou no futebol. Chegou ao Sport Lisboa e Benfica para a equipa de Iniciados e foi a partir daí que tem vindo a trilhar um caminho de excelência, seja dentro ou fora de campo.

Em Setembro de 2018 (e pela segunda vez desde que está no Seixal), foi considerado o melhor aluno do Caixa Futebol Campus no que toca ao escalão de Juniores e referente à temporada 2017/2018. Pessoalmente, considero Gonçalo um jogador especial tendo em conta a sua preocupação em manter um equilíbrio constante entre a sua evolução como jogador e a formação pessoal. Devido a esta distinção, conseguimos perceber muito bem como se comporta dentro de campo. Mas passemos a conhecer um pouco melhor o defesa-central de 19 anos como jogador.

Gonçalo Loureiro é um defesa-central bem constituido fisicamente. Mede 1,86m e apresenta uma robustez física bastante interessante que lhe confere uma grande vantagem nos duelos físicos com os seus adversários. É rápido e ágil e tem um excelente poder de impulsão que o ajuda nas jogadas aéreas. Trata-se também de um jogador bastante consistente no que toca à sua forma física, não apresentando grandes quebras ao longo da temporada.

Com 19 anos feitos recentemente, Gonçalo Loureiro já apresenta uma maturidade competitiva bastante invulgar
Fonte: SL Benfica

Gonçalo tem vindo a melhorar no que ao capítulo técnico diz respeito, principalmente na relação com a bola. Apesar de não ser sublime tem registado uma evolução francamente positiva neste aspecto, muito por fruto dos defesas-centrais da Formação do SL Benfica serem obrigados, cada vez mais, a assumir o jogo com bola nos pés e a participar activamente na construção de jogo da equipa. Gonçalo não é alheio a essa função e é cada vez mais normal vê-lo a sair com a bola controlada desde a defesa. A sua capacidade de passe tem também melhorado e são vários os momentos em que o vemos a executar passes de longo alcance com uma boa percentagem de acerto. Ainda assim, em termos técnicos, é precisamente no desarme (potenciado pela sua óptima orientação dos apoios em situação defensiva) e no cabeceamento que o jovem defesa-central se destaca.

Um detalhe que penso ser bastante importante de destacar é a maturidade com que Gonçalo Loureiro se apresenta em campo. A componente mental deste jogador é muito forte e essa maturidade competitiva fá-lo ter muito boas noções dos seus limites, conferindo-lhe uma alta fiabilidade no eixo central da defesa. Por outro lado, a forma como lê o jogo defensivo, o seu poder de antecipação, a agressividade no ataque à bola, a capacidade de posicionamento, a concentração e a determinação nas acções fazem dele um defesa-central com tudo para singrar na equipa principal do SL Benfica e mesmo na Selecção Nacional.

Apesar de anteriormente já ter destacado Pedro Álvaro como o defesa-central que mais rapidamente poderia chegar ao plantel principal (aqui), sou da opinião que Gonçalo Loureiro está no mesmo patamar do seu companheiro de sector. É certo que este ainda nem sequer se estreou pela Equipa B, mas a sua qualidade não poderá simplesmente passar despercebida. Prevejo até que, dentro de duas ou três temporadas, ambos possam vir a reeditar a dupla da Formação, à imagem do que aconteceu com Rúben Dias e Ferro.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.