Estrelas da Formação: João Filipe (“Jota”)

- Advertisement -

Do Caixa Futebol Campus têm saído jogadores do mais variado calibre: potentes, cerebrais, maestros, tecnicistas, seguros defensivamente, virtuosos… No caso de João Filipe (ou “Jota”, como é mais conhecido), podemos dizer que este se situa na categoria dos jogadores virtuosos, tal é o entusiasmo que provoca a quem o está a ver jogar.

Nascido em 1999, Jota é um verdadeiro exemplo para qualquer menino que sonha um dia vir a vestir a camisola do Sport Lisboa e Benfica e actuar nos grandes palcos. A envergar o manto sagrado desde os seus sete anos de idade, Jota tem crescido no Seixal, subindo a pulso e apresentando sempre uma humildade e qualidade que o caracterizam.

Porém, nem tudo foram rosas no percurso do jovem extremo: em 2015, começou um calvário de lesões que só tiveram fim no início do ano de 2017. Apesar de se ter sagrado Campeão Europeu de Sub-17, Jota esteve bastante tempo dessa temporada lesionado, tendo feito somente 17 jogos em 2015/2016, agravando a lesão na final frente à espanha. Iria acabar por ser operado a uma pubalgia em agosto e dar início a uma longa recuperação que só terminaria em janeiro de 2017.

Muito se temeu pela evolução deste jovem talento, ele que já nessa altura vinha fazendo as maravilhas dos adeptos que assistiam aos jogos da formação, perfumando as suas exibições com uma classe, técnica e inteligência ao nível dos melhores. Após a lesão, Jota retomou o seu caminho e voltou a encarrilar rumo a uma carreira esperançosa e de topo.

Jota é um extremo desconcertante, rápido, tecnicista e com uma leitura de jogo bastante acima da média
Fonte: SL Benfica

Nestas últimas duas temporadas, Jota tem feito a maior parte dos jogos na equipa B, patamar onde pode enfrentar jogadores mais experientes e ganhar outras noções do jogo. A sua evolução tem sido francamente positiva e, quer no SL Benfica, quer na Seleção, o jovem extremo é um jogador bastante influente. Esta influência levou João Tralhão a selecioná-lo, na temporada passada, para “descer” aos Juniores e ajudar este escalão; primeiro, na competição da UEFA Youth League e, depois, na campanha que levaria os Sub-19 do SL Benfica a sagrarem-se Campeões Nacionais.

Jota possui características bastante interessantes e tem, forçosamente, de ser um dos jovens da Equipa B considerados para dar o salto para a equipa principal, visto que seria uma adição bastante interessante ao nosso ataque. Trata-se de um extremo desconcertante, rápido, tecnicista e com uma leitura de jogo bastante acima da média. O facto de ser ambidextro faz com que seja efetivo e crie desequilíbrios muito facilmente em qualquer uma das alas.

Com este campeonato europeu de Sub-19 realizado, em que repartiu a liderança de melhor marcador com Francisco Trincão e se sagrou o melhor jogador do torneio, Jota poderá ter dado um passo muito importante rumo a um futuro brilhante. Segundo algumas notícias que têm vindo a ser veiculadas pela comunicação social, as portas da equipa principal parecem estar abertas para este jovem talento. Com a mesma naturalidade com que pega na bola e facilmente a aproxima da baliza, Jota irá, certamente, fintar os obstáculos e marcar este golo.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.