«Eusébio – A História de uma Lenda»

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

«Eusébio – A História de uma Lenda» é o filme que conta, na primeira pessoa, a história daquele que foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre, Eusébio da Silva Ferreira.

Desde os seus primeiros toques na bola, no bairro da Mafalala, em Moçambique, passando pelos seus maiores dias de glória, o documentário realizado por Filipe Ascensão é enriquecido por testemunhos de amigos e colegas de profissão, que fazem algumas revelações e relembram momentos vividos com o ‘Pantera Negra’.

Uma das confidências é feita por Hilário, ex-jogador do Sporting e amigo de Eusébio desde os tempos em que viviam em Moçambique. Hilário desvenda que, antes de ser mundialmente conhecido como ‘Pantera Negra’, no bairro da Mafalala Eusébio era o ‘magagaga’, que significa trepador.

Já aí Eusébio se destacava pela sua destreza e velocidade, e sonhava seguir as pisadas do seu ídolo de sempre, Alfredo Di Stéfano. O antigo jogador do Real Madrid chegaria mesmo a considerar o ‘King’ “o melhor jogador de todos os tempos”.

Nessa altura, Eusébio começava a agitar o futebol português, tendo-se Benfica e Sporting envolvido numa disputa pela contratação do jovem moçambicano. Eusébio conta como o clube das ‘águias’ lutou por ele e ofereceu mais dinheiro à sua mãe.

O “menino de ouro”, como foi apelidado por Béla Guttmann, voava, então, para Lisboa. Mas a adaptação não foi fácil. O frio português e as saudades de casa faziam Eusébio querer voltar para África; só que o sonho de ser jogador sobrepôs-se às dificuldades por que passou ao início.

O apoio do colega e amigo Mário Coluna foi essencial nessa caminhada. Logo no seu jogo de estreia pelo Benfica fez um hat-trick e fazia antever as (muitas) alegrias que iria dar aos adeptos.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pizzi termina a carreira: eis os títulos conquistados pelo internacional português

Pizzi colocou um ponto final na carreira de futebolista. Internacional português despediu-se no Estoril Praia x Benfica.

Sporting goleia Torreense no jogo 1 dos quartos de final da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Torreense por 5-0, no primeiro encontro referente aos quartos de final da Primeira Liga de Futsal.

Pepê responde aos críticos: «Disseram que o FC Porto não joga nada? É estranho»

Campeão pelo FC Porto, Pepê elogiou a união da equipa e garantiu que o balneário sempre ignorou as críticas e provocações externas.

Benfica é o primeiro clube invicto em Portugal a terminar abaixo do 2º lugar na tabela

O Benfica terminou a edição 2025/26 da Primeira Liga de forma invicta, mas em terceiro lugar. Esta é a primeira vez em que tal acontece.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Alves sobre a Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino: «O Benfica parte como favorito porque tem maior historial»

Gonçalo Alves fez a antevisão da final da Taça de Portugal de Futebol Feminino ao Bola na Rede. O treinador assumiu o favoritismo do Benfica para vencer o encontro.

Lágrimas na hora da despedida e confirmação do mini-objetivo | Sporting 3-0 Gil Vicente

O Sporting venceu o Gil Vicente por 3-0, numa partida marcada por várias despedidas em Alvalade. Morita foi o grande protagonista.

O renascimento do Dragão: da cicatriz de Amesterdão ao regresso da mística

O FC Porto voltou a ser campeão num tempo em que muitos tentavam perceber se o clube do Dragão conseguiria recuperar a estabilidade