«Eusébio – A História de uma Lenda»

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

«Eusébio – A História de uma Lenda» é o filme que conta, na primeira pessoa, a história daquele que foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre, Eusébio da Silva Ferreira.

Desde os seus primeiros toques na bola, no bairro da Mafalala, em Moçambique, passando pelos seus maiores dias de glória, o documentário realizado por Filipe Ascensão é enriquecido por testemunhos de amigos e colegas de profissão, que fazem algumas revelações e relembram momentos vividos com o ‘Pantera Negra’.

Uma das confidências é feita por Hilário, ex-jogador do Sporting e amigo de Eusébio desde os tempos em que viviam em Moçambique. Hilário desvenda que, antes de ser mundialmente conhecido como ‘Pantera Negra’, no bairro da Mafalala Eusébio era o ‘magagaga’, que significa trepador.

Já aí Eusébio se destacava pela sua destreza e velocidade, e sonhava seguir as pisadas do seu ídolo de sempre, Alfredo Di Stéfano. O antigo jogador do Real Madrid chegaria mesmo a considerar o ‘King’ “o melhor jogador de todos os tempos”.

Nessa altura, Eusébio começava a agitar o futebol português, tendo-se Benfica e Sporting envolvido numa disputa pela contratação do jovem moçambicano. Eusébio conta como o clube das ‘águias’ lutou por ele e ofereceu mais dinheiro à sua mãe.

O “menino de ouro”, como foi apelidado por Béla Guttmann, voava, então, para Lisboa. Mas a adaptação não foi fácil. O frio português e as saudades de casa faziam Eusébio querer voltar para África; só que o sonho de ser jogador sobrepôs-se às dificuldades por que passou ao início.

O apoio do colega e amigo Mário Coluna foi essencial nessa caminhada. Logo no seu jogo de estreia pelo Benfica fez um hat-trick e fazia antever as (muitas) alegrias que iria dar aos adeptos.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Friburgo x Braga: o que dizem os jornais alemães sobre a partida histórica?

O Friburgo enfrenta o Braga a partir das 20 horas e a imprensa alemã está atenta ao que pode acontecer na partida da Europa League.

Eis as exigências de Rodrigo Zalazar ao Benfica para se transferir para a Luz

Rodrigo Zalazar é alvo do Benfica para este mercado de verão. Uruguaio exige melhoria salarial clara face ao que aufere no Braga.

Petro de Luanda conquista o pentacampeonato no Girabola

O Petro de Luanda é novamente campeão do Girabola. A equipa de Luanda venceu o pentacampeonato e confirmou o seu domínio na competição.

Rui Costa confia na continuidade de José Mourinho no Benfica apesar dos rumores do interesse do Real Madrid

Rui Costa continua a confiar na continuidade de José Mourinho no Benfica. Apesar do interesse do Real Madrid, presidente encarnado espera que Special One fique na Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Silva dá os parabéns ao PSG após apuramento para a final da Champions League: «Sorte na final»

Thiago Silva fez questão de deixar uma mensagem para o PSG. O defesa internacional brasileiro do FC Porto desejou sorte à sua antiga equipa.

Konrad Laimer critica João Pinheiro pelo lance onde esteve envolvido com Nuno Mendes e lamenta: «Fomos um pouco descuidados e menos precisos do que...

Konrad Laimer analisou a eliminação do Bayern Munique da Champions League. Internacional austríaco também falou na arbitragem.

Manchester City vence o primeiro título da Premier League Feminina em dez anos e quebra hegemonia do Chelsea

O Manchester City é o novo campeão da Premier League Feminina. A equipa dos cityzens quebrou uma sequência de seis títulos consecutivos do Chelsea.