Festa à portuguesa em Cinfães

- Advertisement -

A Taça está de volta, altura para fazer esquecer os fantasmas que restam da edição do ano passado e encarar a competição deste ano como mais uma oportunidade para conquistar o troféu, já repetido por 24 vezes no Museu Cosme Damião.

E por norma, para esquecermos coisas más, temos que encontrar alguns pontos positivos. E a verdade é que se olharmos à nossa volta, para a época do Benfica, os motivos de felicidade são poucos. No entanto, talvez encontre um.

Correm rumores de que o 11 que este Benfica moribundo vai apresentar em Cinfães pode conter entre 5 a 6 portugueses. Sim, o plantel do Benfica tem 6 portugueses e é provável que em regime de poupança pós-selecções e pré-Champions, o nosso Jota aposte nos “tugas” do plantel.

Na linha da frente estão Steven Vitória, Sílvio, Paulo Lopes, Rúben Amorim e André Almeida. Nos meus sonhos gostava de ver desde já, nem que fosse no banco de suplentes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo e Bernardo Silva. Mas se bem conheço o nosso mister, se tivermos os 6 supracitados já será uma vitória.

De qualquer forma, porque é que considero isto um ponto positivo e quase uma vitória no nosso amado clube? Bom, eu sei que o nosso presidente disse há pouco tempo que o futuro do Benfica são portugueses, para poucos dias depois revelar que afinal não será bem assim e a minha sincera opinião é que é muito difícil ter jogadores portugueses de qualidade inquestionável muito tempo nas nossas equipas. Aliás, neste momento, basta olhar para a nossa selecção para ser difícil encontrar jogadores de qualidade inquestionável, ponto final.

O jovem Ivan Cavaleiro / Fonte: aspapoilasdobiscaia.blogspot.com
O jovem Ivan Cavaleiro
Fonte: aspapoilasdobiscaia.blogspot.com

Mas recordando o meu último artigo, antevejo nos próximos anos uma crise financeira grave no SLB e o exemplo que nos é dado do outro lado da segunda circular faz-me pensar que até nem nos estamos a preparar muito mal. Senão vejamos: na equipa de sub-21 temos neste momento 3 jogadores: Ivan, André Gomes e Bernardo Silva. Se recuarmos à selecção de sub-19, cinco encarnados: Alexandre Alfaiate, Rebocho, João Nunes, Raphael Guzzo (já jogou pela B, com muita qualidade) e Nuno Santos e se cavarmos ainda mais, até aos sub-17 vemos o domínio absoluto do Benfica com 10 jogadores nas convocatórias habituais: Ruben Dias, Pedro Rodrigues, Yuri Ribeiro, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, Buta, (estes 8 titulares no último encontro) Fábio Duarte e Hugo Santos. De reparar aqui que nem referi nomes que não entraram nas últimas convocatórias, casos de Mika, Bruno Varela, Sancidino Silva (espero que não esteja a caminho do norte do país), Fabio Cardoso ou Hélder Costa, jogadores de elevadíssima qualidade.

Ora, o trabalho está a ser feito e, quanto a mim, não envergonha. O que espero é que a partir daqui não vejamos partir jogadores à mesma velocidade com que têm entrado, perdendo grandes valores – como o nosso rival tem feito ao longo dos anos. Por isso, Jorge Jesus, deixo-te aqui aquele que deveria ser o nosso 11 no próximo Sábado em Cinfães:
Paulo Lopes, Sílvio, Steven Vitória, Fábio Cardoso, João Cancelo, André Almeida, Raphael Guzzo, Bernardo Silva, Sancidino Silva, Hélder Costa e Ivan Cavaleiro.

Agora vou só ali acordar e já volto.

Subscreve!

Artigos Populares

Clément Lenglet prestes a assinar pelo Benfica: Eis todos os detalhes da transferência

Clément Lenglet chega ao Benfica por empréstimo do Atlético Madrid, com uma cláusula de compra obrigatória. Colchoneros retêm percentagem de futura venda.

Benfica ‘abre os cordões à bolsa’ para blindar António Silva: Nova proposta com aumento substancial de salário

Segundo Nicolo Schira, o Benfica apresentou uma nova proposta de renovação até 2031 a António Silva, procurando afastar o interesse do estrangeiro.

Oficial: Real Madrid anuncia acordo e Nico Paz continua no Como 1907

O Real Madrid confirmou a continuidade do médio Nico Paz no Como 1907. O clube espanhol mantém uma opção de recompra.

Ruben Amorim e Cesc Fábregas na luta por jovem promessa da Serie B italiana

Ruben Amorim quer o médio Mattia Liberali no AC Milan. O técnico português tem a concorrência do Como 1907.

PUB

Mais Artigos Populares

Espanyol perto de garantir jovem que esteve emprestado ao Braga

O Espanyol quer receber Gabriel Moscardo por empréstimo. O jovem médio representou o Braga na última temporada.

Gabriel Martinelli e o golo da vitória brasileira: «Não tenho palavras para descrever a alegria que está no meu coração»

Gabriel Martinelli analisou a reviravolta do Brasil nos minutos finais frente ao Japão. Canarinhos avançam para os oitavos de final do Mundial 2026.

Carlo Ancelotti reage à vitória e revela: «Se não empatássemos, Neymar entrava aos 60/65 minutos»

Carlo Ancelotti analisou a reviravolta do Brasil nos minutos finais frente ao Japão. Canarinhos avançam para os oitavos de final do Mundial 2026.