FK Dynamo Kyiv x SL Benfica | Mais do que uma eliminatória

    Benfica

    Liga dos Campeões, 1.ª mão do play-off: quarta-feira, 20h, 17 de agosto de 2022

    ANTEVISÃO: DUELO DE NÃO-CAMPEÕES EM BUSCA DOS MILHÕES… E DE MUITO MAIS

    FK Dynamo Kyiv e SL Benfica defrontam-se esta quarta-feira pela sétima vez – a primeira em regime de eliminação.

    O prémio é o mais apetecível: a entrada na fase de grupos da liga mais milionária do mundo (excluindo por motivos de inexistência a Superliga Europeia). O jogo, por execráveis motivos, não terá lugar na Ucrânia, mas sim na cidade de Lodz, na Polónia. Motivos que fazem com que esteja muito mais em jogo do que apenas o futebol e o dinheiro.

    As águias partem com o favoritismo que a história e o histórico (como veremos) lhes conferem, mas as quedas de Fenerbache e Sturm Graz aos pés deste FK Dynamo Kyiv deve agudizar as cautelas que certamente subsistem no grupo de trabalho benfiquista em relação a esta eliminatória.

    Para quem está de fora, será um duplo confronto bastante agradável, com jogos abertos e divididos e com qualidade individual e coletiva em ambos os lados.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Nos seis confrontos diretos, o SL Benfica saiu vitorioso de quatro, tendo perdido apenas um e empatado outro (a zero).
    2. O FK Dynamo Kyiv venceu o primeiro confronto direto (1-0), em casa, em 1991. Nos cinco jogos seguintes, não venceu nenhum e não apontou qualquer golo.
    3. Em casa ucraniana (que, no caso, será emprestada), o registo equilibra-se: uma vitória para cada lado e um empate, em três partidas.
    4. Nos confrontos diretos, o SL Benfica tem um registo de dez golos marcados e apenas um concedido.
    5. A divisão dos golos encarnados nos jogos com os de Kyiv pelas partes não podia ser mais salomónica: cinco golos obtidos nas primeiras partes, cinco nas segundas.
    6. Esta temporada, o FK Dynamo Kyiv tem um registo de três vitórias(duas no prolongamento) e um empate (a zero), com cinco golos apontados e dois sofridos.
    7. As águias têm quatro vitórias em quatro jogos oficiais, com 12 golos apontados e apenas dois concedidos.
    8. Nesta época, apenas um dos cinco golos ucranianos foram apontados nas primeiras partes.
    9. Quatro jogadores do FK Dynamo Kyiv já se estrearam a marcar – apenas Karavaev marcou dois golos.
    10. Gonçalo Ramos, com quatro golos e duas assistências, participou diretamente em mais golos em quatro jogos do que os obtidos pelo FK Dynamo Kyiv no mesmo número de partidas.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Tsygankov (FK Dynamo Kyiv)  o extremo ucraniano é peça fundamental no xadrez quase exclusivamente ucraniano de Lucescu. A qualidade que transporta nos pés – em particular no canhoto – aporta muito rigor e capacidade de definição à sua equipa.

    Além da qualidade com que joga e faz jogar, tem golo, tendo sido dele o golo já no prolongamento da segunda mão da eliminatória anterior que determinou a passagem do clube da capital ucraniana em detrimento do Sturm Graz.

     

    FK Dynamo. pistoleiro SL Benfica
    Gonçalo Ramos é o mais recente exemplo de um jogador da formação encarnada a dar cartas na equipa principal
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Gonçalo Ramos (SL Benfica) – Ramos que dão frutos sem terem que dar folhas são de crucial importância em momentos em que o tempo escasseia e não dá para aguardar por todo o processo de frutificação.

    O avançado olhanense tem-no conseguido ser e tem sido por isso inevitável a sua presença no onze titular, pese embora não sejam escassos os rumores que dão conta da sua possível saída. Caso jogue nesta partida, será um dos principais focos da atenção ucraniana.

     

    XI´S PROVÁVEIS

    FK Dynamo Kyiv: Bushchan; Kedziora, Zabarnyi, Syrota, Dubinchak, Andriyevskyi, Buyalskyy, Shepelev, Shaparenko, Tsygankov, Biesedin.

    Treinador: Mircea Lucescu

    “Contra o Benfica não podemos jogar ao ataque. Eles têm jogadores rápidos e habilidosos, sabem driblar e criar espaços. Individualmente são muito, muito bons. No início do jogo não se sabe quem vai ganhar e por isso o futebol é bonito. Eles têm favoritismo e superioridade técnica, mas nós temos o coração”.

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández, João Mário, Rafa, David Neres; Ramos.

    Treinador: Roger Schmidt

    “Espero uma equipa muito motivada, que vai tentar tudo para ficar na Liga dos Campeões, como nós. O FK Dynamo Kyiv é uma equipa muito boa.

    Ganharam nos campos do Sturm Graz e Fenerbahçe, o que mostra que a equipa tem qualidade, mentalidade e também uma boa condição física. Não estão a jogar a Liga. Não sei qual será a abordagem tática, terão de substituir dois jogadores, é parte do futebol, vão encontrar soluções.

    O comportamento tático é muito flexível, às vezes são muito ofensivos, às vezes muito defensivos. Espero um jogo aberto e um bom adversário”.

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: FK DYNAMO KYIV 1-2 SL BENFICA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.