Força dos Números: Derby de Alvalade

- Advertisement -

JOGADORES

golos

83 jogadores diferentes marcaram no Derby de Alvalade

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=XwCvHY7sLdo”]

O primeiro a brindar Alvalade com um golo foi Hugo Sarmento, à passagem dos 16 minutos do Sporting – Benfica de 1956/57, o último foi Mitroglou, aos 20′ do derby do ano passado. Dois golos que, curiosamente, fizeram o resultado final das respectivas partidas (1-0 e 0-1).

Nesta longa lista, cabem nomes ilustres como os de Liedson, Óscar Cardozo, Eusébio ou Manuel Fernandes e outros menos conhecidos como o do inglês Tony Sealy (sporting) ou de Tueba (Benfica), do Zaire, autores dos golos do 1-1 de 1987/88.

 

auto-golos

Beto fez dois auto-golos pelo Sporting CP Fonte: Associated Press
Beto fez dois auto-golos pelo Sporting CP
Fonte: Associated Press

Dois guarda-redes do Benfica e um jogador do Sporting foram infelizes em Alvalade. Costa Pereira e José Henrique foram os infelizes contemplados do lado dos encarnados, enquanto que Beto foi o azarado do lado leonino. O caso do central português tem mesmo contornos dramáticos, pois ambos os auto-golos foram marcados num só jogo e decidiram o duelo a favor dos encarnados, em 1998/99.

Este é um capítulo delicado, já que no derby de 2012/13, há a dúvida sobre se o último golo de Cardozo na vitória do Benfica sobre o Sporting deve ser atribuida ao encarnado ou a Insua (o cabeceamento do ponta-de-lança não levava a direção da baliza, ainda que fosse feito muito perto do lateral-esquerdo do Sporting). Neste caso, preferimos premiar o mérito em detrimento do infortúnio, com o auxílio da Liga, que atribuiu, oficialmente, o golo ao paraguaio.

 

jogadores marcaram 2 ou mais golos num jogo

Liedson bisou duas vezes no derby de Alvalade Fonte: Pinterest
Liedson bisou duas vezes no derby de Alvalade
Fonte: Pinterest

O primeiro foi Figueiredo. O avançado do Sporting bisou no 3-1 de 1963/64 e voltaria a repetir a dose em 1967/68. Seguir-se-ia Nené, do Benfica, que bisou por duas vezes, uma em 1973/74 (3-5) e a outra em 1975/76 (0-3); Jordão, pelo Sporting (o único que também marcou no derby de Alvalade ao serviço das duas equipas), fez o primeiro hat-trick da história do derby de Alvalade, em 1982, um feito que Manuel Fernandes,  viria a pulverizar com um póquer num jogo onde Mário Jorge também bisou – o famoso 7-1 (1986/87), que mais tarde viria a ser “vingado” pelo 3-6 do Benfica (1993/94) , onde pontificava um miúdo que se estreou no derby de Alvalade com um hat-trick, de nome João Vieira Pinto, que quase fez esquecer o bis de Isaías nessa partida.

Façanha que só se voltaria a repetir no novo milénio. Liedson viria a bisar por duas vezes (2-1 em 2004/05 e 3-2 em 2008/09) antes do Hat-Trick de Óscar Cardozo (1-3) em 2012/2013.

 

7 Recorde de golos totais de um jogador

Manuel Fernandes é um dos melhores marcadores do derby de Alvalade Fonte: Pinterest
Manuel Fernandes é um dos melhores marcadores do derby de Alvalade
Fonte: Pinterest

O topo é dividido por 5 jogadores, dois do Benfica, dois do Sporting e um que passou por ambos os clubes.  Os leões Figueiredo e Manuel Fernandes são o mais antigo e mais recente a atingir tal número. Pelo meio, Eusébio e Nené, completam a lista. Falta um – Rui Jordão. Pelo Sporting, o internacional português fez 6 golos, pelo Benfica marcou 1.

A melhor média de golos pertence a Figueiredo, com 1 golo por jogo (7 jogos, 7 golos).

 

11 jogadores marcaram de grande penalidade

Jordão marcou pelos dois clubes Fonte: SJPF
Jordão marcou pelos dois clubes
Fonte: SJPF

Jordão, com quatro, lidera a lista, à frente de Eusébio, com três, sendo que o Pantera Negra foi o primeiro a marcar da marca dos 11 metros num Derby de Alvalade.

A completar a lista estão, do lado do Sporting: Van Wolfswinkel, Yazalde Balakov, Jardel e Dé, todos com 1 golo de penalti; e, também com um golo, mas do lado do Benfica, estão: Nené, João Alves, Reyes e Óscar Cardozo.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.