Força dos Números: Derby de Alvalade

    NACIONALIDADES

    50 Jogadores de Nacionalidades diferentes

    Jimenez "estreou" o México no derby de Alvalade Fonte: Carlos Rodrigues/GettyImages
    Jimenez “estreou” o México no derby de Alvalade
    Fonte: Carlos Rodrigues/GettyImages

    Quase todo o mundo esteve no Derby de Alvalade. Quase. No que toca a jogadores, foram nada mais nada menos que 50 os países representados, sobretudo europeus (portugueses, sobretudo, obviamente) e sul-americanos (brasileiros, sobretudo). Há dois anos, Tanaka (Japão) estreou a Ásia, e no ano passado, Bryan Ruiz (Costa Rica) e Raúl Jimenez (México)  estrearam a América do Norte.

     

    16 Duelos entre treinadores portugueses

    Rui Vitória venceu o último duelo entre treinadores portugueses no derby de Alvalade Fonte: rr.pt
    Rui Vitória venceu o último duelo entre treinadores portugueses no derby de Alvalade
    Fonte: rr.pt

    Apenas 16 dos 60 derbys conheceram duelos entre treinadores lusos. O primeiro, por força da tendência na aposta em técnicos estrangeiros, só aconteceu na época 1970/71, com Fernando Caiado ao leme do Sporting e Fernando Carbita do lado do Benfica.

    Hoje em dia, vive-se a fase mais “nacional” na batalha dos bancos – nos últimos 7 derbys, 6 foram disputados entre técnicos portugueses com um denonimador comum – Jorge Jesus, que representou o Benfica por 5 ocasiões e o Sporting na última.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.