Javi García de regresso a casa para pôr ordem nela

- Advertisement -

Achas que vai ter sucesso na Luz?

 

Javi García é o nome mais vezes presente na conversa quando a questão “o Schmidt vai ter algum adjunto que conheça o futebol português?” é colocada.

Têm escasseado nos últimos dias estes colóquios – muito pela existência e insistência de outros relativos ao mercado de transferências -, mas, até prova em contrário, será mesmo o espanhol a assumir a função de adjunto do novo timoneiro das águias, cabendo-lhe incumbências adstritas ao papel de ligação entre um desconhecedor do futebol lusitano e o grupo de trabalho.

O médio espanhol representou os encarnados entre 2009 e 2012 e alinhava agora no Boavista FC, tendo assim um conhecimento do futebol em Portugal algo aprofundado.

Segundo consta, tem curso de treinador e gosto pelas funções de banco, estando disposto a abdicar desde já, aos 35 anos, da carreira de jogador para se iniciar nas lides de timoneiro num clube de que sempre mostrou gostar. Para Javi, perfeito! E para o SL Benfica?

Javi García de regresso a casa para pôr ordem nela
O espanhol jogou estes últimos anos no Boavista FC         Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

É difícil prever. A verdade é que médios espanhóis parecem dar bons treinadores, mas não é algebricamente assim. É uma aposta arriscada: será a primeira experiência do médio numas funções que vai abraçar num momento de “mata ou morre” para as águias.

Vai ter um papel de relevo numa equipa técnica plena de alemães, numa equipa que está obrigada a ganhar, num clube onde a pressão é enorme e a margem de erro – sobretudo atualmente – é praticamente nula.

É, reitero, uma aposta arriscada. Todavia, acredito (talvez ingenuamente) que é um risco calculado e que Javi García não foi o primeiro nome a vir à baila.

Apesar de os anos mais recentes não deixarem perceber a existência de rigor e critério nas decisões da administração benfiquista, acredito que desta feita as coisas tenham sido feitas e decidas com cabeça e que haja critérios bem definidos por trás da escolha do espanhol.

Critérios que eventualmente não são do conhecimento geral. Se for esse o caso e o compromisso de Javi for o que se espera, será apenas uma questão de se dar bem com Roger Schmidt e a restante equipa técnica. Aí, as coisas podem correr muito bem, até pela disciplina que certamente ambos vão incutir.

Caso contrário, as coisas podem correr muito mal e o SL Benfica, aí, dará mais um passo atrás e retardará de novo o seu projeto. Nada a que os benfiquistas não estejam habituados…

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi fechado no River Plate: já é conhecida a duração do contrato

Nicolás Otamendi deixou o Benfica no final da temporada e deverá assinar um contrato válido por 18 meses com o River Plate

Estrela da Amadora escreve comunicado sobre o (ainda) não licenciamento do clube

O Estrela da Amadora ainda não inscreveu a sua equipa principal na Primeira Liga, mas o prazo ainda se encontra aberto por alguns dias.

Sporting: Ricardo Mangas prepara-se para ser tema de mercado

Ricardo Mangas não entra nos planos do Sporting para a próxima temporada, mas ainda não existem propostas pelo jogador.

José Mourinho define primeiro reforço do Real Madrid e não há volta a dar

José Mourinho definiu que Nico Paz vai ser o primeiro reforço do Real Madrid. O emblema merengue conta com uma cláusula de recompra pelo argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional revela que Benfica ainda não foi notificado da saída de José Mourinho para o Real Madrid

O Benfica ainda não foi notificado em relação a uma saída de José Mourinho para o Real Madrid, numa fase em que já se fala em assinatura de contrato.

Yeremay Hernández volta a falar do futuro: «decidi ficar porque o Deportivo é a minha casa. E o dia que me for embora será...

Yeremay Hernández falou sobre o futuro. O extremo espanhol admitiu que está feliz no Deportivo de La Coruña.

Oportunidade de mercado? Futuro de Darwin Núñez está praticamente definido

Darwin Núñez prepara-se para deixar de ser jogador do Al Hilal. O uruguaio vai rescindir contrato com o emblema saudita.